Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

Convento do Convento de Angra dos Reis/RJ. Sexta, 6 de novembro-2020.

 

Os filhos das trevas e os filhos da luz 

Bom dia, boa tarde e boa noite meu amigo diário! Vamos conversar um pouquinho sobre os filhos das trevas e os filhos da luz? Como assim, meu velho amigo diário? Bem, o Evangelho de hoje fala daquela história onde o patrão elogiou o administrator desonesto no trato e na esperteza dos negócios. Até Jesus pensa assim? Pronto, tá tudo perdido! Calma, a história do Evangelho de (Lc 16, 1-8) diz que; “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. Explique melhor. Vamos lá!

Você já ouviu falar no velho ditador do Iraque, Saddam Hussein? Óbvio que sim. Pois é, o cara usou de todas as suas energias, força e inteligência - por várias décadas- para manter-se no poder. Com isso, foi o articulador de invasões, destruições e morte em sua região. Já pensou se ele tivesse feito ao contrário? Como assim? Digo, promovido a justiça social, lutado pelos valores éticos e democráticos para o seu povo? Nossa, hoje teríamos um novo Iraque banhado pela paz, democracia e no crescimento econômico.

E o que falar de outro astuto, inteligente e sanguinário ditador que, sem dúvida alguma, manchou a história não apenas do povo alemão, mas de todos os povos da humanidade. Você está falando de Adolf Hitler? Esse mesmo! Dizem que o cara tinha uma boa conversa. Um frade carmelita da Holanda relatou que, quando Hitler discursava pelo rádio, os seus pais desligavam o aparelho para a família não se converter ao Partido Nazista, tal era a força da sua persuasão no falar. É, o ditador era muito inteligente e usou do seu poder para matar milhões! E se ele tivesse usado da sua força política para defender a vida e unir os povos? Nosso companheiro, hoje não estaríamos lamentado o horror dos campos de concentrações onde tantas vidas foram sacrificadas.

Seguinte, já passamos no Iraque e na Alemanha, vamos terminar a nossa conversa conversando um pouco sobre o Stalin? Quem? Estalin, o inteligente, sanguinário e assassino governante que impôs o terror na União Soviética. Dizem que, quem era opositor as suas ideias e planos de poder- seja os opositores ou minorias étnicas- ele exterminava literalmente! E olha que foram em 10 a 20 milhões de pessoas. O que! Isso mesmo, o ditador era terrível! Também para este governante, podemos pensar ao contrário. Como? Digo, porque ele não uniu, salvou e promoveu a liberdade e a dignidade para o seu povo? É cara, de fato Jesus tem razão quando fala que nós, em nossas relações e tratos com as pessoas, somos insuficientes. Digo, parece que temos medo e nos acovardamos na defesa da vida, no anúncio do Evangelho e na vivência cristã comprometida com os menos favorecidos e vulneráveis.

Ah! Vamos terminar o nosso bate papo positivamente? Vamos lá! Então, também na história tivemos homens e mulheres que usaram de todas as suas forças para gerar vida e ser vida na vida dos perseguidos, sofridos, marginalizados e descartáveis da sociedade. Quem por exemplo? Madre Teresa de Calcutá e Mahatma Gandhi, na Índia, Irmã Dulce, na Bahia, Martin Luther King, nos Estados Unidos, Dom Oscar Romero, em El Salvador, e milhares de anônimos por este mundo de meu Deus que não mediram esforços para usar da sua inteligência e força para fazer a diferença no amor a vida. E tenho dito!