Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

Convento do Convento do Carmo de Angra dos Reis/RJ. 23 de outubro-2020.

 

As mentiras de cada dia.

Por que você mente meu diário? Ah! Mentira não faz mal, as vezes minto para aparecer bem na fita, minto para salvar-me de situações periclitantes e avassaladoras. Não que eu goste, mas você sabe né... Bem, vivemos no mundo da mentira. Muitas vezes estou triste, mas tenho que mentir com um belo sorriso, fico chateado, mas tenho que fingir que tá tudo bem, quero mandar todos pra àquele lugar “abençoado”, mas minto dizendo que ok, tá tudo às mil maravilhas.

Você sabe né, vivemos no mundo da mentira; mentira conventual, mentira social, mentira política, mentira familiar, mentira profissional, mentira conjugal, mentira sagrada e mentira profana. Mas meu amigo diário, você não tem vergonha em se declarar mentiroso? Vergonha companheiro diário é viver no fingimento às 24 horas. Vergonha é mentir fazendo cara de piedoso, mas na verdade você é um puto sacana, vergonha é se apresentar enquanto exemplo de fidelidade conjugal e profissional, mas na verdade você “pula o muro” sempre que possível para sentir-se vivo e atrativo. Vergonha é ser a cara da ética profissional, mas na verdade, no escondimento da noite você usa de corrupção até com Deus barganhando o sagrado. Sim, tudo isso é vergonhoso pessoa. Não acha? Você sabe né, hoje o que vale são as aparências, aparências religiosas... Tá bom, tá bom! já sei o que você vai falar amigo diário.

Acho que podíamos fazer um pacto, pacto? Isso mesmo estrupício! Que tal assumirmos as nossas mentiras? Sei não viu, acho melhor ficarmos no fingimento e nas aparências, afinal, as pessoas não gostam da verdade, sabia disso? Mas amigo diário o que você fala é inconcebível! Isso não é vida meu amigo. O que é a vida? Diga-me o que é a vida se não um mar de mentiras para salvar uma vocação, uma família e uma vida profissional. Olha lá o que você vai falar, prezo pela verdade em todas as situações do cotidiano. Sei... verdade né!... Quem foi que estava revoltado ontem e, no entanto, transbordava felicidade com esta cara de paisagem? Tá bom, deixa pra lá, mentirinha inocente não faz mal a ninguém. Vamos terminar por aqui. E tenho dito!