Apontamentos espirituais do Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Sábado, 8 de fevereiro-2020.  Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. www.olharjornalistico.com.br

 

Eu gosto mesmo é de ler, rezar, cantar, meditar e falar sobre o amor. Mas não me exija para amar os estrupícios da vida que são falsos na minha relação de amizade. Deus me livre! Isso não, jamais!

Eu gosto mesmo é de falar sobre a ética... Eita palavrinha bonita! Ela está na moda. Se leio o jornal, ética, se assisto a tv, ética, se ouço o rádio, ética, se navego nas mídias sociais me deparo com as pessoas cobrando a dita cuja. Ela é importante sem dúvida alguma, mas não exija que eu seja ético com os estrupícios da vida. Eu não. Fala sério!

Eu gosto mesmo é de falar sobre o perdão. Claro, qual o cristão que não gosta de ler, falar, rezar e divulgar esta mensagem tão bonita- O Perdão! Livros e mais livros, homilias e mais homilias, preces e mais preces, tratados e mais tratados espirituais sobre esta Boa Nova de Jesus; “Pai, Perdoai, eles não sabem o que fazem”. (Lc 23: 34 ). Bem... Eu sei que o perdão é necessário em nossa vida, mas não me venha exigir para perdoar aquele estrupício que acabou com a minha vida. Não, não. Fala sério! Eu esquecer toda inveja, maldade e mentiras levantadas contra mim? Jamais vou perdoar!

É meus caros. Falar, falar, e falar... Sempre falamos sobre o amor, a ética e o perdão nas igrejas, nos conventos, nos grupos religiosos, nos retiros, nas reuniões, em família, no trabalho... Enfim, a gente tem até o dom da oratória para convencer o povo, o problema é nos CONVERTER.

Somos grandes hipócritas, sepulcros caiados e mentirosos. Gostamos de falar para os outros, apenas para os outros, menos para nós mesmos. (Mt 23:3 ). Em outras palavras, ou nos convertemos ou o inferno nos espera. E tenho dito!