Apontamentos espirituais do Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Quarta-feira, 22 de janeiro-2020.  Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. www.olharjornalistico.com.br

 

Quem disse que religião é lei, tradição, templo, palavra e pecado? Não, não... Ele foi radicalmente contra esta forma de vivência de relação com Deus. Para Ele, o amor ao próximo superava toda lei, toda regra e todo legalismo religioso com seus ritos caducos e ultrapassados.

Quem disse que aprendemos amar a Deus entre as quatros paredes dos bonitos templos e dos velhos livros de espiritualidade? Pra Ele, Quando nos aproximamos do pobre e lascado sem beira nem eira, aí sim, Deus está presente.

Ele não apenas falou dessa espiritualidade dos becos e barracos, mas, com o seu olhar, transmitiu carinho, amor e misericórdia para as prostitutas, cegos, aleijados, famintos e jogados nos caminhos da vida.

Quem disse que a fé e o seguimento a Deus devem estar separados das alegrias e tristezas do povo? Não, não! Ele foi ver de perto a união de um casal e lá, foi tão carinhoso que não deixou faltar o vinho.

Ele estava no meio de um povo espoliado, massacrado e perseguido pelo sistema que, em nome de Deus, sugava os pobres. Ele, somente Ele foi capaz de viver esta religião suave, livre, humana e próxima da sua gente. Seu nome? Ah!... Jesus, apenas Jesus. E tenho dito!