Apontamentos espirituais do Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Quinta-feira, 28 de novembro-2019. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro.

 

Não é verdade que somos arrogantes, insolentes, prepotentes e com “o rei na barriga”, se somos seguidores Daquele amou até as últimas consequências. Pois bem, nas palavras do Apóstolo João, seríamos um grande mentiroso porque, “Ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê”. (1 João 4, 20-21)

Não é verdade que somos falsos. Sim, como pode alguém nos acusar de falsos, se somos cristãos seguidores de alguém tão verdadeiro- Jesus Cristo?

Não é verdade que somos mentirosos. Sim, como pode alguém nos acusar de mentirosos, se seguimos  Aquele que falava a verdade até mesmo diante de Pôncio Pilatos?

Não é verdade que discriminamos. Sim, como pode alguém nos acusar de racistas ou preconceituosos, se somos seguidores de Jesus, Aquele que ouviu a Samaritana, foi fazer uma boquinha na casa de Zaqueu- o comprador de impostos- e, além disso, perdoou a prostituta e Dimas- o Bom Ladrão?

Não é verdade que somos consumistas e só pensamos no lucro e na produtividade, se às 24 horas não paramos de falar Daquele que passou a vida na terra repartindo o pão com os pobres, curando os doentes e acolhendo os esquecidos do seu tempo?

Não é verdade quando nos acusam de homofóbicos, se seguimos aquele que disse; “Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra”! (JO 8, 1-11).

Não é verdade quando nos acusam de religiosos burgueses fechados atrás de muros conventuais e paroquias, se seguimos Aquele que passou a vida curando doentes, anunciando a Boa Nova e levando vida para os esquecidos da sociedade e da religião. (Mt. 4.23; Mc. 1.39; Lc. 4. 44).   

Não é verdade quando nos acusa de religiosos de aparecia e de reza, se somos guiados em nosso caminhar por Aquele que ultrapassou o ritualismo e uma religião farisaica, afinal, “Nem todo aquele que diz: 'SenhorSenhor!' entrará no Reino dos céus...” (Mt 7, 21). E tenho dito!