Apontamentos espirituais do Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Terça-feira, 12 de novembro-2019. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro.

 

Na carta de São Paulos aos Efésios, 4, 25, encontramos a seguinte passagem; “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”. Esta mensagem na Bíblia de Jerusalém tem como título- A Unidade da Igreja!

Sem dúvidas, a falsidade quando predomina na vida religiosa- conventos, seminários, comunidades de vida, paróquias, dioceses, arquidioceses- e em nossa convivência diária- corrói e mata a vida em comum.

Ela é amiga da mentira, prima da inveja, sobrinha da violência, e amiga da maldade. Este mal – infelizmente- perpassa nos corredores conventuais-paroquias e nos gabinetes das diversas estâncias da política e da vida social e profissional.   

Quando a dita cuja se instala em nossa vida- e faz morada- desacelera o nosso crescimento comunitário, a nossa busca por Deus e despedaça a nossa história, transformando-nos assim em interesseiros, mentirosos, arrogantes e consumidores do sagrado enquanto produto e autopromoção.  

Que a nossa fé no Deus de Abrão, de Isaque e de Jacó (Ex: 3. 3-6), seja de fato uma relação comprometida, sem segundas intenções e respeitosa em nossa relação com o nosso próximo. Religião para ligar, entrelaçar e criar relações, e não ao contrário. Que Deus nos livre dos falsos religiosos (as) e “piedosos” devotos da vida diária. E tenho dito!