Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista/RJ.

Comunidade Capim, Lagoa da Canoa-AL. 14 de janeiro – 2018. Início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade.

... “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com o todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, PACIENTE E CHEIO DE MISERICÓRDIA, inclinando a perdoar o castigo”. Esta passagem da Profecia de Joel (2, 12-13), retrata toda a espiritualidade da celebração de MAIS UMA quarta-feira de cinzas. “Deus é paciente e cheio de misericórdia”. Sem dúvida, todos os anos celebramos a paciência e a misericórdia do nosso bom Deus. Ele, na sua infinita bondade, espera a cada segundo, a cada minuto e a cada hora pela nossa conversão.

Quando falamos em conversão, geralmente ligamos a igreja; rezas, devoções, doutrinas, etc. Mas às vezes estamos na igreja- conventos, seminários, comunidades de vida, grupos, pastorais-seguimos as doutrinas da nossa fé e somos verdadeiros animais. Portanto, na essência da palavra, conversão no sentido quaresmal,  significa amorosidade, bondade, compaixão, tolerância e amor a vida e ao nosso próximo mais próximo. Aqui não falo de amor de livros ou de mandamentos, mas de AMOR ÁGAPE.

Neste período, a CNBB- Conferência Nacional dos do Brasil, MAIS UMA VEZ trás uma campanha da Fraternidade, que aliás, volta a tona mais um tema social. Dessa vez sobre a violência, com tema: Fraternidade e a superação da violência, e o Lema: “ Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Na abertura da CF no dia hoje, o Cardeal Sergio da Rocha, Presidente da CNBB afirmou: “A vida, a dignidade das pessoas, de grupos sociais mais vulneráveis têm sido atingidos frequentemente”. Já o Deputado Alessandro Molon/RJ, coordenador da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios, afirmou que “Nós nos acostumamos com a nossa tragédia. É como se no Brasil, a vida humana valesse muito pouco”. Por sua vez a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse que “Esta campanha ajuda a ver o outro como aliado, como irmão”. Ela afirmou ainda que “Não basta que se faça parte da sociedade humana, mas é preciso atuar por ela para que se crie espaços de fraternidade”.      

Em mensagem enviada a CNBB, o Papa Francisco, afirmou que “Jesus veio para nos dar a vida plena (cf. Jo 10, 10). Na medida em que Ele está no meio de nós, a vida se converte num espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos (cf. Exort. Apost. Evangelii gaudium, 180)... Sejamos protagonistas da superação da violência fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é fruto do desenvolvimento integral de todos, uma paz que nasce de uma nova relação também com todas as criaturas”.

Caros internautas, nesta Quaresma e Campanha da Fraternidade não seja MAIS UMA, MAIS UMA E MAIS UMA! Não, basta de rezas vazias, encontros para marcar outros encontros! Já pensou se nesse período e toda a nossa vida tivéssemos um olhar de paz, um sorriso de paz, uma fala de paz, uma relação familiar de paz, uma vida de paz? Sejamos semeadores da semente de paz. Boa Quaresma para todos nós. Ah! E não podemos esquecer que amanhã o senhor Deus nos chama e voltaremos para o pó “Pois somos pó e para o pó voltaremos.” (Gênesis 3, 19). Portanto, enquanto temos vida sejamos construtores da paz... Hoje e sempre vamos DELETAR A VIOLÊNCIA da nossa vida e da nossa comunidade.