“Admirável sinal” (Admirabile Signum) é o título da Carta Apostólica que o Papa Francisco dedica ao presépio para ressaltar o seu significado e valor.

1- O admirável sinal da manjedoura, tão querido pelo povo cristão, sempre desperta espanto e admiração. Representar o evento do nascimento de Jesus é equivalente a anunciar o mistério da Encarnação do Filho de Deus com simplicidade e alegria. O presépio, de fato, é como um evangelho vivo, que transborda das páginas das Escrituras Sagradas. Enquanto contemplamos a cena do Natal, somos convidados a partir espiritualmente no caminho, atraídos pela humildade daquele que se tornou homem para conhecer todos os homens. E descobrimos que ele nos ama tanto que se junta a nós, para que também possamos nos unir a ele.

Com esta carta, gostaria de apoiar a bela tradição de nossas famílias, que preparam o berço nos dias anteriores ao Natal. Além do costume de montá-lo em locais de trabalho, escolas, hospitais, prisões, praças ... É realmente um exercício de imaginação criativa, que utiliza os materiais mais díspares para criar pequenas obras-primas da beleza. Aprende-se quando criança: quando pai e mãe, juntamente com seus avós, transmitem esse hábito alegre, que encarna uma rica espiritualidade popular. Espero que essa prática nunca falhe; de fato, espero que, onde caiu em desuso, possa ser redescoberto e revitalizado.

 

2- A origem da manjedoura é refletida em primeiro lugar em alguns detalhes evangélicos do nascimento de Jesus em Belém. O evangelista Lucas simplesmente diz que Maria "deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o colocou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles em casa" (2,7). Jesus é colocado em uma manjedoura, que em latim é chamada praesepium , da qual a manjedoura .

Entrando neste mundo, o Filho de Deus encontra um lugar onde os animais vão comer. Feno se torna o primeiro leito para Aquele que se revelará como "o pão que desceu do céu" ( Jo 6:41). Um simbolismo que Santo Agostinho, junto com outros Padres, havia entendido quando escreveu: "Deitado em uma manjedoura, ele se tornou nosso alimento" ( Serm . 189.4). Na realidade, o presépio contém diferentes mistérios da vida de Jesus e os faz sentir-se próximos da nossa vida cotidiana.

Mas chegamos imediatamente à origem do berço como o entendemos. Pensamos em Greccio, no vale de Reatina, onde São Francisco parou provavelmente de Roma, onde em 29 de novembro de 1223 ele recebeu a confirmação de seu governo do papa Honório III. Depois de sua viagem à Terra Santa, aquelas cavernas lembraram-lhe de uma maneira especial a paisagem de Belém. E é possível que o Poverello tenha sido atingido, em Roma, na Basílica de Santa Maria Maggiore, pelos mosaicos com a representação do nascimento de Jesus, bem ao lado do local onde, segundo uma tradição antiga, as mesas da manjedoura foram preservadas.

As fontes franciscanas contam em detalhes o que aconteceu em Greccio. Quinze dias antes do Natal, Francis chamou um homem local, chamado John, e pediu-lhe para ajudá-lo a fazer um pedido: "Gostaria de representar a Criança nascida em Belém e de alguma forma ver com os olhos do corpo as dificuldades em que foi encontrado pela falta de coisas necessárias para um recém-nascido, como ele foi deitado em um berço e deitado no feno entre o boi e o burro ». [1]Assim que ouviu, seu fiel amigo foi imediatamente montar tudo o que precisava no local designado, de acordo com o desejo do santo. Em 25 de dezembro, muitos frades chegaram a Greccio de várias partes e homens e mulheres também chegaram das fazendas da região, trazendo flores e tochas para iluminar a noite sagrada. Quando Francesco chegou, encontrou o berço com o feno, o boi e o burro. As pessoas que notaram mostraram uma alegria indescritível, nunca saboreada antes, na frente da cena do Natal. Então o padre, na manjedoura, celebrou solenemente a Eucaristia, mostrando o elo entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia. Naquela ocasião, em Greccio, não havia figuras: o berço foi criado e vivido por quem estava presente. [2]

É assim que nasce nossa tradição: toda a caverna e cheia de alegria, sem distanciamento entre o evento que se realiza e aqueles que se tornam participantes do mistério.

O primeiro biógrafo de São Francisco, Tommaso da Celano, lembra que naquela noite, o dom de uma visão maravilhosa foi acrescentada à cena simples e emocionante: um dos presentes viu o próprio Jesus Bambino deitado na manjedoura. A partir daquele presépio de Natal em 1223, "todos voltaram para sua casa cheios de alegria inefável". [3]

 

3-São Francisco, com a simplicidade desse sinal, realizou uma grande obra de evangelização. Seu ensino penetrou nos corações dos cristãos e permanece até os nossos dias como uma forma genuína de reproduzir a beleza de nossa fé com simplicidade. Por outro lado, o próprio local onde foi feito o primeiro berço expressa e evoca esses sentimentos. Greccio se torna um refúgio para a alma que se esconde na rocha para se deixar envolver em silêncio.

Por que o berço inspira espanto e nos move? Antes de tudo, porque manifesta a ternura de Deus. Ele, o Criador do universo, reduz a nossa pequenez. O dom da vida, que sempre é misterioso para nós sempre, nos fascina ainda mais, pois aquele que nasceu de Maria é a fonte e o suporte de toda vida. Em Jesus, o Pai nos deu um irmão que vem nos procurar quando estamos desorientados e perdemos a direção; um amigo fiel que está sempre perto de nós; Ele nos deu seu Filho, que nos perdoa e nos levanta do pecado.

Compor o berço em nossa casa nos ajuda a reviver a história que foi vivida em Belém. Certamente, os Evangelhos sempre permanecem a fonte que permite conhecer e meditar sobre esse Evento; no entanto, sua representação no berço ajuda a imaginar as cenas, estimula os afetos, nos convida a nos envolver na história da salvação, contemporâneos do evento que é vivo e atual nos mais diversos contextos históricos e culturais.

De um modo particular, desde a origem franciscana, o berço é um convite a "sentir", a "tocar" a pobreza que o Filho de Deus escolheu para si em sua Encarnação. E assim, implicitamente, é um chamado para segui-lo no caminho da humildade, pobreza, despojo, que leva da manjedoura de Belém à cruz. É um chamado para encontrá-lo e servi-lo com misericórdia em seus irmãos e irmãs mais necessitados (ver Mt 25 : 31-46).

 

4- Agora, gosto de revisar os vários sinais do berço para entender o significado que eles carregam dentro deles. Primeiro, representamos o contexto do céu estrelado no escuro e o silêncio da noite. Não é apenas em fidelidade às histórias evangélicas que fazemos dessa maneira, mas também pelo significado que ela tem. Pense em quantas vezes a noite rodeia nossas vidas. Bem, mesmo nesses momentos, Deus não nos deixa em paz, mas se faz presente para responder às perguntas decisivas sobre o significado de nossa existência: quem sou eu? De onde eu venho? Por que eu nasci nessa época? Por que eu amo? Por que estou sofrendo? Por que eu vou morrer? Para responder a essas perguntas, Deus se tornou homem. Sua proximidade traz luz onde há trevas e ilumina aqueles que atravessam as trevas do sofrimento (ver Lc 1,79).

As paisagens que fazem parte do berço também merecem uma palavra e muitas vezes representam as ruínas de casas e edifícios antigos, que em alguns casos substituem a caverna de Belém e se tornam o lar da Sagrada Família. Essas ruínas parecem inspiradas na Legenda Aurea do dominicano Jacopo da Varazze (século XIII), onde lemos uma crença pagã de que o Templo da Paz em Roma entraria em colapso quando uma Virgem dava à luz. Essas ruínas são, acima de tudo, o sinal visível da humanidade caída, de tudo o que está em ruínas, que é corrupto e entristecido. Esse cenário diz que Jesus é a novidade no meio de um mundo antigo e veio para curar e reconstruir, para trazer nossa vida e o mundo de volta ao seu esplendor original.

  1. Quanta emoção deve nos acompanhar quando colocamos montanhas, riachos, ovelhas e pastores no berço! Dessa forma, lembramos, como os profetas anunciaram, que toda a criação participa da celebração da vinda do Messias. Os anjos e o cometa são o sinal de que nós também somos chamados a partir para alcançar a caverna e adorar o Senhor.

"Vamos até Belém, vamos ver este evento que o Senhor nos deu a conhecer" ( Lc 2:15): é o que dizem os pastores após o anúncio feito pelos anjos. É um ensinamento muito bonito que nos chega na simplicidade da descrição. Ao contrário de tantas pessoas que pretendem fazer mil outras coisas, os pastores se tornam as primeiras testemunhas do essencial, isto é, da salvação que é dada. Eles são os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o evento da Encarnação. Para Deus que vem nos encontrar no Menino Jesus, os pastores respondem dirigindo-se a ele, para um encontro de amor e admiração agradecida. É precisamente esse encontro entre Deus e seus filhos, graças a Jesus, que dá vida à nossa religião, para constituir sua beleza única, que brilha de um modo particular no berço.

 

6- Em nossos berços, geralmente colocamos muitas estátuas simbólicas. Antes de tudo, os dos mendigos e as pessoas que não conhecem outra abundância além da do coração. Eles também estão próximos do Menino Jesus por si mesmos, sem que ninguém possa despejá-los ou removê-los de um berço tão improvisado que os pobres ao seu redor não se chocam. Os pobres, de fato, são os privilegiados desse mistério e, freqüentemente, os que são mais capazes de reconhecer a presença de Deus em nosso meio.

Os pobres e os simples do berço lembram que Deus se torna homem para aqueles que sentem a necessidade de seu amor e pedem sua proximidade. Jesus, "manso e humilde de coração" ( Mt.11.29), ele nasceu pobre, levou uma vida simples para nos ensinar a entender o essencial e viver disso. Do berço, surge claramente a mensagem de que não podemos nos deixar enganar pela riqueza e por tantas propostas efêmeras de felicidade. O palácio de Herodes fica ao fundo, fechado, surdo ao anúncio da alegria. Nascido no berço, o próprio Deus inicia a única revolução real que dá esperança e dignidade aos deserdados, aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura. Da manjedoura, Jesus proclama, com poder moderado, o chamado para compartilhar com este último como caminho para um mundo mais humano e fraterno, onde ninguém é excluído e marginalizado.

Muitas vezes crianças - mas até adultos! - eles adoram adicionar outras figuras ao berço que parecem não ter conexão com as histórias do evangelho. E, no entanto, essa imaginação pretende expressar que, neste novo mundo inaugurado por Jesus, há espaço para tudo o que é humano e para toda criatura. Do pastor ao ferreiro, do padeiro aos músicos, das mulheres que levam os jarros de água às crianças que brincam ...: tudo isso representa a santidade diária, a alegria de fazer de maneira extraordinária as coisas da vida cotidiana, quando Jesus compartilha com nós sua vida divina.

 

7- Pouco a pouco, o berço nos leva à caverna, onde encontramos as estatuetas de Maria e José. Maria é uma mãe que contempla o filho e mostra para quem vem visitá-lo. Sua estatueta faz pensar no grande mistério que envolveu essa garota quando Deus bateu na porta do seu coração imaculado. No anúncio do anjo que a pediu para ser mãe de Deus, Maria respondeu com total e total obediência. Suas palavras: "Eis a serva do Senhor; faça-se por mim segundo a tua palavra" ( Lc1.38), somos para todos nós o testemunho de como abandonar a fé na vontade de Deus.Com esse "sim" Maria tornou-se mãe do Filho de Deus sem perder, consagrando de fato sua virgindade graças a ele. Vemos nela a Mãe de Deus, que não guarda seu Filho apenas para si mesma, mas pede a todos que obedeçam à sua palavra e a ponham em prática (ver Jo 2 : 5).

Ao lado de Maria, em uma atitude de proteger a criança e sua mãe, está São José. Geralmente é representado com o bastão na mão e, às vezes, mesmo segurando uma lâmpada. São José desempenha um papel muito importante na vida de Jesus e Maria. Ele é o zelador que nunca se cansa de proteger sua família. Quando Deus o adverte da ameaça de Herodes, ele não hesitará em partir e emigrar para o Egito (ver Mateus 2 : 13-15). E uma vez que o perigo tenha passado, ele trará a família de volta a Nazaré, onde será o primeiro educador de uma criança e adolescente Jesus. José carregava em seu coração o grande mistério que envolveu Jesus e Maria, sua noiva, e como homem justo, ele sempre confiou na vontade de Deus e a colocou em prática.

 

8- O coração do berço começa a palpitar quando, no Natal, colocamos a estátua do Menino Jesus. Deus se apresenta assim, em uma criança, para ser acolhido em nossos braços. Em fraqueza e fragilidade, ele esconde seu poder que cria e transforma tudo. Parece impossível, e ainda assim é: em Jesus, Deus era criança e, nessa condição, ele queria revelar a grandeza de seu amor, que se manifesta em um sorriso e em estender as mãos para alguém.

O nascimento de uma criança desperta alegria e admiração, porque se põe diante do grande mistério da vida. Vendo os olhos do jovem casal brilhando na frente de seu filho recém-nascido, entendemos os sentimentos de Maria e José que, observando o menino Jesus, perceberam a presença de Deus em suas vidas.

"Porque a vida se manifestou" ( 1 João 1: 2): assim o apóstolo João resume o mistério da Encarnação. O presépio nos faz ver, nos faz tocar neste evento único e extraordinário que mudou o curso da história, e do qual também ordenamos a numeração de anos, antes e depois do nascimento de Cristo.

A maneira de Deus agir quase atordoada, porque parece impossível que Ele renuncie a sua glória para se tornar um homem como nós. Que surpresa ver Deus assumindo nossos próprios comportamentos: ele dorme, toma leite da mãe, chora e brinca como todas as crianças! Como sempre, Deus desconcerta, é imprevisível, continuamente fora de nossos planos. Portanto, o berço, enquanto nos mostra Deus quando entrou no mundo, nos leva a pensar em nossa vida inserida na de Deus; ele nos convida a sermos seus discípulos, se queremos alcançar o sentido último da vida.

 

9- Quando a festa da Epifania se aproxima, as três estátuas dos Reis Magos são colocadas no berço. Olhando para a estrela, aqueles sábios e ricos cavalheiros do Oriente partiram para Belém conhecer Jesus e oferecer-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. Esses dons também têm um significado alegórico: o ouro honra a realeza de Jesus; incenso sua divindade; mirra sua santa humanidade que conhecerá a morte e o enterro.

Observando esta cena no berço, somos chamados a refletir sobre a responsabilidade que todo cristão tem de ser evangelizador. Cada um de nós se torna portador da Bela Nova com aqueles que encontramos, testemunhando a alegria de ter encontrado Jesus e seu amor com ações concretas de misericórdia.

Os Magos ensinam que é possível começar de longe para alcançar Cristo. São homens ricos, estrangeiros sábios, sedentos pelo infinito, que partem para uma longa e perigosa jornada que os leva a Belém (ver Mt 2 : 1-12). Uma grande alegria os invade diante do Rei Criança. Não se deixam escandalizar pela pobreza do meio ambiente; eles não hesitam em ajoelhar-se e adorá-lo. Diante Dele, eles entendem que Deus, como regra com sabedoria soberana, o curso das estrelas, guia assim o curso da história, abaixando os poderosos e exaltando os humildes. E certamente, tendo retornado ao seu país, eles contarão esse surpreendente encontro com o Messias, inaugurando a jornada do Evangelho entre os povos.

 

1- Na frente da manjedoura, a mente segue de bom grado quando era criança e esperava impacientemente tempo para começar a construí-la. Essas lembranças nos levam a sempre tomar consciência do grande presente que nos foi dado pela transmissão de nossa fé; e, ao mesmo tempo, nos fazem sentir o dever e a alegria de participar dos filhos e netos da mesma experiência. Não é importante como o berço é configurado, ele pode sempre ser o mesmo ou ser modificado todos os anos; o que importa é que ele fale com a nossa vida. Em todos os lugares e de qualquer forma, o berço conta o amor de Deus, o Deus que se tornou criança, para nos dizer o quão perto ele está de todo ser humano, qualquer que seja sua condição.

Queridos irmãos e irmãs, o presépio faz parte do doce e exigente processo de transmissão da fé. Desde a infância e depois em todas as épocas da vida, ele nos educa a contemplar Jesus, a sentir o amor de Deus por nós, a sentir e crer que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos os filhos e irmãos, graças a aquele filho filho de Deus e da Virgem Maria. E sentir que a felicidade está nisso. Na escola de São Francisco, abrimos nossos corações a essa graça simples, deixamos maravilhar a oração humilde: nosso "obrigado" a Deus que queria compartilhar tudo conosco para nunca nos deixar em paz.

Dado em Greccio, no Santuário da Natividade, em 1 de dezembro de 2019, sétimo do pontificado.
 

FRANCESCO

 

[1] Tomás de Celano, Vita Prima , 84: Fontes Franciscanas (FF) , n. 468.

[2] Cf. ibid . 85: FF , n. 469.

[3] Ibidem. 86: FF , n. 470.

Fonte: http://w2.vatican.va