Resumo da catequese. (Audiência geral, 22.08.2018)

A audiência geral desta manhã teve lugar às 9h30 na Sala Paulo VI, onde o Santo Padre Francisco encontrou grupos de peregrinos e fiéis da Itália e de todo o mundo.

Em seu discurso em italiano, o Papa continuou a sua catequese sobre os Mandamentos, tem focado sua meditação sobre "Respeite o nome do Senhor" (Canções bíblicos: Livro do Êxodo 20,7; João 17,25-26) .

Depois de resumir sua catequese em várias línguas, o Santo Padre dirigiu expressões particulares de saudação aos grupos de fiéis presentes. A Audiência Geral terminou com o canto do Pater Noster e a Bênção Apostólica.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Continuamos a catequese sobre os mandamentos e hoje enfrentamos hoje o mandamento: "Em princípio não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus " ( Êx 20: 7 ). Nós corretamente lemos esta Palavra como o convite para não ofender o nome de Deus e evitar usá-lo de forma inadequada. Esse claro significado nos prepara para aprofundar mais essas palavras preciosas, não para usar o nome de Deus em vão, de forma inadequada.

Vamos ouvi-los melhor. A versão "Você não pronuncia" traduz uma expressão que significa literalmente, em hebraico, como em grego, " você não assumirá isso, você não assumirá isso ".

A expressão «em vão » é mais clara e significa: « vazio, vão ». Refere-se a um envelope vazio, a uma forma desprovida de conteúdo. É a característica da hipocrisia, do formalismo e da mentira, de usar palavras ou usar o nome de Deus, mas vazia, sem verdade.

O nome na Bíblia é a verdade íntima das coisas e especialmente das pessoas. O nome geralmente representa a missão. Por exemplo, Abraão em Gênesis (ver 17.5) e Simão Pedro nos Evangelhos (cf. Jo 1.42) recebem um novo nome para indicar a mudança na direção de sua vida. E conhecer verdadeiramente o nome de Deus leva à transformação da vida: a partir do momento em que Moisés conhece o nome de Deus, sua história muda (cf. Êx 3 : 13-15).

O nome de Deus, nos ritos judaicos, é solenemente proclamado no Dia do Grande Perdão, e as pessoas são perdoadas porque através do nome entra em contato com a própria vida de Deus que é misericordiosa.

Em seguida, " tomar sobre si o nome de Deus " significa tomar sobre nós a sua realidade, entrando em uma relação forte e um relacionamento próximo com Ele. Para nós, cristãos, este mandamento é a chamada para nos lembrar que somos batizados " em nomedo Pai e do Filho e do Espírito Santo ", como se diz cada vez que nos fazemos o sinal da cruz, para viver nossas ações diárias em feltro e real comunhão com Deus, isto é, no seu amor. E sobre isso, para fazer o sinal da cruz, gostaria de reiterar novamente: ensinar as crianças a fazer o sinal da cruz. Você viu como as crianças fazem isso? Se você disser às crianças: "Faça o sinal da cruz", elas fazem algo que elas não sabem o que é. Eles não podem fazer o sinal da cruz! Ensine-os a nomear o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O primeiro ato de fé de uma criança. Tarefa para você, tarefa a fazer: ensinar as crianças a fazer o sinal da cruz.

Alguém pode perguntar: é possível tomar sobre si o nome de Deus hipocritamente, como formalidade, no vácuo? A resposta é infelizmente positiva: sim, é possível. Pode-se viver um falso relacionamento com Deus, Jesus contou-lhe sobre os doutores da lei; eles fizeram coisas, mas não fizeram o que Deus queria. Eles falaram sobre Deus, mas eles não fizeram a vontade de Deus, e o conselho de Jesus é: "Faça o que eles dizem, mas não o que eles fazem". Pode-se viver um relacionamento falso com Deus, como essas pessoas. E esta Palavra do Decálogo é precisamente o convite a um relacionamento com Deus que não é falso, sem hipocrisia, a um relacionamento em que nos entregamos a Ele com tudo o que somos. Afinal, até o dia em que não arriscarmos nossa existência com o Senhor, tocando com nossas mãos que Nele encontramos a vida, só fazemos teorias.

Este é o cristianismo que toca os corações. Por que os santos são tão capazes de tocar os corações? Porque os santos não falam apenas, eles se movem! Nós movemos nossos corações quando um santo fala para nós, nos diz coisas. E eles são capazes, porque nos santos vemos o que o nosso coração deseja profundamente: autenticidade, relacionamentos verdadeiros, radicalismo. E isso também é visto nos "santos vizinhos", que são, por exemplo, os muitos pais que dão aos filhos o exemplo de uma vida coerente, simples, honesta e generosa.

Se você multiplicar os cristãos que tomam sobre si o nome de Deus, sem falsidade - assim praticando a primeira pergunta da Oração do Senhor " santificado seja o teu nome " - o anúncio da Igreja é o mais ouvido e é mais credível. Se a nossa vida real manifesta o nome de Deus, vemos quão bonito o Batismo ea Eucaristia é o grande presente, o que é uma união sublime que existe entre o nosso corpo e do corpo de Cristo: Cristo em nós e nós n'Ele ! United! Isso não é hipocrisia, isso é verdade. Isso não é falar ou rezar como um papagaio, é orar com o coração, amar o Senhor.

Da cruz de Cristo em diante ninguém pode desprezar a si mesmo e pensar mal de sua própria existência. Ninguém nunca! Tudo o que ele fez. Porque o nome de cada um de nós está nos ombros de Cristo . Ele nos traz! Vale a pena tomar sobre nós o nome de Deus porque Ele levou o nosso nome até o fim, até o mal que está em nós; Ele se encarregou de nos perdoar, colocar seu amor em nossos corações. É por isso que Deus proclama neste mandamento: "Leve-me sobre você, pois eu tomei você sobre mim mesmo".

Qualquer um pode invocar o santo nome do Senhor, que é amor fiel e misericordioso, em qualquer situação em que se encontre. Deus nunca dirá "não" a um coração que sinceramente o invoca. E vamos voltar ao dever de casa: ensinar as crianças a fazer o sinal da cruz bem feito. [01249-EN.02] [Texto original: italiano]. Fonte: http://press.vatican.va

*Catequese do Santo Padre em italiano (Tradução do google)