*Dom Frei Vital Wilderink, O. Carm. In Memoriam.

             Em primeiro lugar quero recomendar a vocês a leitura do primeiro capítulo da carta que Paulo apóstolo escreveu para os cristãos da comunidade de Éfeso. Vocês vão descobrir por que Jesus Cristo não é só centro da mensagem do Evangelho, mas também modelo de todo evangelizador.

            Jesus Cristo é o centro da mensagem que vocês devem transmitir. Quando Pedro e  João foram presos e levados para o tribunal para serem interrogados, Pedro declarou: "Não existe salvação em nenhum outro modo, pois debaixo do céu não existe outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos" (At 4,12). De fato, depois de Jesus não devemos esperar nenhuma outra revelação por parte de Deus: tudo foi revelado nele. A catequese, como atividade privilegiada da evangelização, antes de tudo, deve levar cada pessoa ao encontro com Jesus Cristo.

            Além disto, Jesus é modelo de verdadeira catequese. Ele se fez um de nós, assumiu a humanidade e "fez sua morada entre nós" (Jo, 1, 14). Sem deixar de ser o Filho de Deus, Jesus viveu plenamente como homem, não numa natureza humana abstrata e anônima. Ele era judeu, descendente de Daví. Era praticante e obediente à Lei e às tradições religiosas de seu povo. Tinha o jeito de ser de sua gente. José e Maria foram os educadores de sua pessoa e de sua fé. Foi introduzido na leitura da Bíblia à luz da grande tradição judaica. Usava a linguagem do povo e anunciou a Boa Nova a partir da experiência humana. Não deixou, porém, de criticar e purificar certas tradições culturais confrontando-as com os critérios do Reino de Deus. Por esta pedagogia divina, o Pai revelou-nos seu Evangelho vivo para nos indicar o caminho, a verdade e a vida. Em  Jesus o fazer e o ensinar estavam intimamente unidos. Ele revela a palavra de Deus através de suas atitudes, comportamentos, ações e gestos, principalmente em favor dos excluídos. Ao mesmo tempo suas palavras jogavam uma luz sobre seus gestos e ações. Por causa disto Jesus falava como alguém que tinha autoridade, e não como os doutores da Lei.

            Concluímos que nós catequistas devemos unir o fazer, o viver e o ensinar "fazendo morada" na realidade em que atuamos.

*Dom Frei Vital Wilderink, O Carm- Eremita Carmelita e 1º Bispo de Itaguaí/RJ - foi vítima de um acidente de automóvel quando retornava para o Eremitério, “Fonte de Elias”, no alto do Rio das Pedras, nas montanhas de Lídice, distrito do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu no dia 11 de junho de 2014. O sepultamento foi na cidade de Itaguaí/RJ, no dia 12, na Catedral de São Francisco Xavier, Diocese esta onde ele foi o primeiro Bispo.