Frei Jorge Van Kampen, Carmelita. In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)

Muitas vezes já se procurou saber, o que o povo acredita e o que não. Grande parte do povo crê em Deus, mas muitos não sabem, em que consiste a vida eterna. Isto preocupa. Parece, que a vida eterna não diz muita coisa, embora é uma verdade de Fé: Creio em Deus Todo Poderoso... e ... Creio na ressurreição da carne e na vida eterna. Quem diz Deus, diz: “vida eterna”. Quem diz Deus; diz também “vida para sempre”. Não podemos separar estas duas verdades. A morte não pode ser o fim. A festa de Todos os Santos é também a nossa festa, porque fomos chamados a santificar a vida para sempre.

Liturgia da palavra de Deus. (Ap. 7,2-4 e 9-14;1 Jo. 3,1-3; Mat. 5,1-12).

Uma fé firme em Cristo, morto e ressuscitado , faz-nos continuar contra a perseguição daqueles, que querem destruir a dignidade humana. As leituras nos dão um retrato fiel de Cristo, e mostra o ideal do cristão.

Reflexão.

Há 24 anos, que o papa João Paulo II elevou aos altares o frade carmelita Frei Tito Brandsma, declarando-o “beato”. Foi martir da boa imprensa em defesa da dignidade humana. Segue aqui um trecho do seu diário da prisão no campo de extermínio da Alemanha Nazista: “Embora eu não saiba, como isto vai terminar, sei muito bem, que estou nas mãos de Deus. Ele é meu único refugio, e sinto-me protegido e feliz”. Na cela havia uma estante de papelão com suporte, e também um pedaço de papel de embrulho. “Cobri com isto a estante, fiz pequenos retalhos, fixando três imagens do meu breviário: no meio um Cristo pregado na cruz; de um lado uma estampa de Santa Tereza de Jesus com o lema: “Morrer ou padecer” e do outro São João da Cruz, com o lema: “Sofrer e ser desprezado”. Numa tira de papel escrevia as palavras do santo: “Nada te perturbe, nada te espante; Deus não muda, a paciência tudo alcança; nada falta, a quem teme a Deus: só Deus basta”. Acrescentei ainda um provérbio alemão; “Deus tão próximo e tão distante, mas sempre aqui”. E finalmente aquele, que me é tão familiar: “Aceitar os dias como chegam: os alegres com o coração reconhecido, os adversos com a presença daqueles, que ainda virão, porque o mal é apenas passageiro”.

Resposta à Palavra de Deus.

A fé deve fazer cada cristão alegre, corajoso e jovial, que enfrenta o dia bem disposto, porque sabe, que já está dentro do Reino de Deus. Ser cristão é viver a certeza, de que Deus nos ama e, que amando, nada nos pode acontecer, porque Deus é amor. É esta certeza, que vive naquela certeza, que João expressa de um modo tão límpido; “Já somos filhos de Deus, mas ainda não apareceu, o que vamos ser”. Renovamos a nossa fé e, rezemos, para que sempre mais pertençamos à comunhão dos santos pelo amor de Deus e ao próximo.