Frei Adriano Staring, O. Carm.

"esperança e confiança"

A confiança, como virtude cristã, faz parte da virtude teológica da esperança. É uma "esperança mais resolvida". A esperança sobrenatural tem dois objetivos: a própria felicidade no céu e a ajuda divina da graça. A esperança vem da fé e encoraja, por sua vez, a fé, também provém do amor porque o amor nos ajuda a chegar a Deus como seu fim e supremo bem.

A felicidade eterna está além das nossas forças naturais e, como a graça é uma dádiva que nos faz Deus. Para os cristãos a esperança em Deus é a esperança em Jesus Cristo que mereceu o céu por nossa causa e que nos dá sua graça através da igreja.

A confiança em Deus não exclui a confiança em si mesmo. Deus também criou as nossas forças naturais, os nossos dons e as nossas faculdades. No homem existe sempre o perigo de se atribuir tudo a si próprio, mas isso não acontece com os santos. Durante o período de quietude, houve uma tentativa de excluir o desejo e as ações e interesse pessoal da vida espiritual para, assim, alcançar o nível de "pureza" e amor altruísta. Também podem ser encontradas expressões exasperadas de completa timidez para a natureza humana e suas faculdades em certos autores espirituais ortodoxos do século XVII.

A esperança faz referência ao futuro, e este futuro é, em grande parte, desconhecido. A confiança, porém, traz consigo tanto a magnanimidade como a força do Espírito. As pessoas que estão angustiada com  medo ou são covarde não chegam muito longe no que se refere à vida espiritual, enquanto aqueles que possuem grandes preocupações e magnanimidade se o conseguirem. São pessoas que se arriscam a realizar grandes obras e as realizam ainda através de dificuldades e obstáculos.

Sabem que correm riscos, mas mantêm a confiança e não admitem fracassos que os desencorajar. Têm uma visão ampla, são tenazes e perseverantes mesmo perante situações difíceis que parecem desesperadas. Os fracos e temerosos confiam neles porque sabem que lhes podem proporcionar segurança e confiança.

"A confiança de Tito Brandsma"

Tito Brandsma, pertencia a este tipo de pessoas, um homem de iniciativas e projetos, que fazia o que se propunha mesmo que lhe custasse a vida. Sua confiança, mesmo nas coisas que não tinham nada a ver com a felicidade eterna ou a graça divina, era confiança em Deus, porque tinha certeza de que tudo aquilo que ele era capaz de fazer era um dom de Deus, que nos acredito e Deu-nos a ajuda e as faculdades necessárias.

Quando ofereceram ao Carmelita holandês uma missão na ilha de Java, Tito escreveu ao seu amigo Hubert Driessen: "Audazes fortuna adiuvat" - a fortuna ajuda os audazes - isso é o que diz o provérbio, eu diria desta forma: "Informadores Deus"- Deus ajuda aqueles que têm confiança (carta de 17 de dezembro de 1920) seu irmão Henry diz: Ele tem uma grande confiança em Deus. Em todos os seus projetos ele conta acima de tudo com a ajuda de Deus. Muitas vezes diz: " Deus proverá ". Não via dificuldades, era um grande optimista e muitas vezes dizia " ainda existe um Deus " (sumário do processo página 43, números 75, 78 c e 80 A sua irmã gatske dizia a mesma coisa:

" sempre confiei em Deus. Costumava falar da bondade de Deus. Ele também encorajou outras pessoas a confiarem nele. Muitas vezes dizia: " devemos deixar Deus fazer tudo... Rezem e confiem em Deus. Repetia muitas vezes as palavras de São Paulo: omnia possum in eo qui me confortat. Também dizia! Deus é tão bom! " Faça o melhor que sabe, Deus fará o resto ".

Mesmo diante de projetos ou assuntos complicados ele confiava em Deus e nos pedia que rezemos ". (sumário n. 75,76,77,79,80 Páginas 32-33. O seu colega, aloysius van staaij, disse: " Ele tinha uma grande confiança em Deus. Em todos os seus projetos ele contava, sobretudo com a ajuda de Deus. Não via dificuldades, era um grande optimista e muitas vezes dizia: Ainda há Deus!" e também " Deus cuidará disso " (sumário n. 75, 80 e 78c páginas 75: outro colega de turma, p. Adalbertus Lokkers dizia " o trabalho duro nunca o fazia sentir medo, as dificuldades, simplesmente, não existiam para ele porque confiava em Deus (n 80 página 59). O Padre Bonaventure disse a eln: "a sua confiança em Deus não tinha limites. Esta confiança veio da sua fé que era excepcional.

No seu interior havia otimismo e tinha muita confiança na bondade e na graça de Deus. Também fazia com que os outros confiarão em Deus e diziam: "Não se preocupem, tudo se resolverá". Mesmo diante de empresas difíceis mostrava a sua confiança em Deus e continuava a trabalhar para que os seus projetos tivessem um feliz desfecho (sumário n. 75, 76, 79, 80 pag 65.

Ele continuou a ser a mesma pessoa quando foi nomeado professor da Universidade de nijmegen: a confiança em Deus enchia o seu ser, nunca se alarmou ou sentiu medo. Estou convencido de que ele possuía a virtude da esperança de uma forma excepcional. Costumava dizer: " não tenham medo tudo se resolverá. Também encorajou os outros a confiarem em Deus. "olhem para o céu, nosso pai está lá cuidando de nós " (Anna Kersten, sumário n 75, 79 página 67). "na verdade tinha grande confiança em Deus ". Sua virtude principal era a confiança em Deus e no poder da oração (o.j.s van rooij, Ordem Carmelita n 76 e 78 c).

O p. Borromeus Tiecke, um estudante do p. Tito disse: " tenho a impressão de que este servidor de Deus confiava em Deus mais do que o normal. Isto era particularmente evidente em muitas das suas atividades, incluindo a sua atividade como professor. Não confiava muito em si, pelo contrário, seguindo o exemplo da grande santa Teresa, depositava a sua confiança apenas em Deus. Animava os outros transmitindo a bondade de Deus. Costumava dizer que Deus tomaria conta de nós se tivéssemos sido fiéis às regras. O servidor de Deus também animava os outros para que depositadas a sua confiança em Deus. Tenho a impressão de que em muitos aspectos da sua vida foi heroica, mesmo antes do seu martírio, especialmente no que se refere à sua confiança em Deus. (sumário 75, 76, 19 extraído das páginas 89,90,95).

O irmão Joseph Pelgrin é da mesma opinião: " acredito que a sua confiança em Deus era plena, e possuía uma absoluta confiança em Deus. Até nos pedia que rezemos para que tivessem confiança em Deus e muitas vezes dizia "tudo se arranja". Ainda nos momentos difíceis confiava que tudo se resolveria com a ajuda Deus (n. 75, 78 c, 79,80).

Os seus colegas da universidade emitiam os mesmos julgamentos: "Ele dizia  para nos depositar a confiança em Deus e dizia: " ainda existe o nosso senhor!" (professor frutten n 79). Este optimismo estava ligado à sua confiança na Divina Providência. Tenho a impressão de que isto não era apenas uma virtude natural. Confiava em Deus mesmo para os seus assuntos universitários e para o seu futuro: "lá seremos todos iguais" (msgr c. Bellon n 75 e 78 c) "

A conhecida professora Cristina Mohrman afirma: " das suas lições se claramente que para ele a esperança cristã era uma realidade que estava presente em todos os momentos e que estava além do cotidiano. Era algo que não tinha complicações, algo simples. Uma frase normal nele era " Como sabeis... num futuro, no céu..." tal otimismo cristão (que por vezes os observadores seculares poderiam parecer uma confiança excessiva ou uma frivolidade), veio da sua contínua união com Deus. Uma expressão habitual nele era: "Nosso Senhor se preocupa disso". Com seu grande otimismo e confiança em Deus costumava carregar de um trabalho excessivo mas isso nunca parecia perturbar sua serenidade e sua tranquilidade (Proc. N, 75, 76, 77, 80, 84)"

Os seus alunos religiosos dão-nos uma visão mais teológica. " as suas mais eminentes virtudes eram a sua infinita confiança em Deus. Tenho a impressão de que tinha uma confiança em Deus sobrenatural, num grau mais alto do que o normal. Ele aspirava a união com Deus. A sua confiança em Deus baseava-se nisto. Estimulava os outros para que tivessem a mesma confiança em Deus (M. Artigos 64° C, 75° e 76°. "era inspirado pela virtude sobrenatural da esperança a um nível mais alto do que o normal, porque acreditava firmemente que seria salvo através do amor de Cristo. Mais de uma vez conto dessa forma: " Lide com amor para Deus e para Cristo e o paraíso virá por si mesmo ". costumava dizer; "O Senhor cuidará disso. Também influenciava os outros para que depositadas a sua confiança em Deus e rezar não apenas orações de petição, mas também orações de resignação. Mais de uma vez nos mostrou a sua confiança em Deus nos momentos de dificuldade. Tinha plena confiança na providência (B Meijer n 75, 76, 78c, 79, 80).

O biógrafo do Padre Tito, h aukes expôs: "a partir de seus escritos e pesquisas você pode deduzir que a esperança era a base de sua espiritualidade. Daqui decorre a sua contínua preocupação com os outros. Através desta atmosfera de confiança em Deus ele entrou na minha alma e na de outras pessoas (sum n 76 pag. 152).

Alguns achavam que Tito confiava demais nos homens e que era demasiado ingênuo para julgar os outros. Costumava ajudar muitas pessoas que não mereciam ser ajudados e, por vezes, se a sua caridade. Tito sabia disso, mas apesar disso não se sentia enganado. O Pai celestial também faz o sol brilhar igualmente para os cruéis e para os bons e que a chuva caia para os justos e para os injustos (Mateus 5:45).

O Pe. Tito estava convencido de que mesmo no interior dos piores homens havia algo de bom. Um dos seus companheiros de prisão, conta: "costumava dizer que os homens das ss estavam ao serviço de himmler e que tinham de cumprir as suas ordens por obrigação. De Himmler dizia que apesar de estar possuído pelos instintos alemães ainda era um ser humano ". (c. De Graaf, sum n. 60 pag, 316) no campo de dachau: "falava com muita naturalidade mesmo com o chefe das celas Becker que pertencia às ss e que muitas vezes lhe insultava e batia. Às vezes eu dizia ao Pe. Tito "Não fales com esses homens". Ele respondia :" por isso não devemos abandonar. Quem sabe se ainda não há nada neles? (Sum 60 a, p 354, R. Tijhuis. O. Carmelita). Quem sabe? Antes da sua execução em 1946, Fritz Becker se reconciliou com Deus (p. Lenz " Cristo em dachau 1956 pag 400

"Confiava em defesa da fé"

Em Maio de 1940, a Holanda foi ocupada pelos alemães e imediatamente foram impostas restrições nas igrejas para favorecer e propagar o nacional socialismo. Em fevereiro de 1941, foram tomadas medidas contra os religiosos e os padres que se tinha com o ensino. O Padre Tito era o presidente da FEDERAÇÃO DOS DIRETORES DAS ESCOLAS CATÓLICAS DO ENSINO PRIMÁRIO, médio e superior e organizou um protesto geral.

"neste momento, sou o defensor da lei destas escolas e, por agora, só estamos a lidar com padres e religiosos, mas quem sabe o que acontecerá amanhã? Se não adptarmos uma posição, seremos esmagados. Em todo o caso, eles têm de saber o que nós consideramos como os nossos direitos. Aconteça o que acontecer, tentaremos manter a calma e aceitar-nos ao inevitável. Deus terá a última palavra. Estaremos seguros nas suas mãos. Ninguém pode resistir ao seu modo de ordenar as coisas (sum p 418 carta 8-3-1941)

Ele disse aos seus colaboradores da secretária das escolas de ensino médio carmelitas: deixem as coisas para Deus, confiem em nosso Deus, tudo voltará ao seu tempo" (p flor haagen, n. 77) devem depositar mais confiança na providência de Deus (p. Rafael Gooijer n 78) "era um homem com uma confiança em Deus ilimitada (Ibid n 75-77).

O seu parceiro na luta para a defesa do ensino católico, Dr. J. De Boer diz: "mesmo de um modo inconsciente, este comportamento a depositar a nossa confiança em Deus. O Pe. Tito sofria de suas iniciativas na imprensa católica e especialmente nas escolas, mas ele acreditava que Deus levaria tudo da melhor maneira.

"O Mártir na prisão e nos campos de concentração"

Isolado, na prisão de Scheveningen (20 de Janeiro-12 de março de 1942), o Pe. Tito refletiu no seu diário os primeiros dias: "embora não sei como vai terminar isso, sei muito bem que estou nas mãos de Deus" quem pode me separar do amor de Deus?" Ele é meu único refúgio e me sinto protegido e Feliz. Ficaria aqui para sempre se Deus quisesse assim. Muito raramente estive tão feliz. (sum pag 500 e 502).

Mas especialmente no duro campo de mersfoort (12 de março de 28 de abril de 1942) podemos apreciar a sua grande confiança quando animava os outros prisioneiros.

"costumava dizer que estávamos todos nas mãos de Deus e tínhamos que confiar nele. Nas suas conversas conosco manifestava a sua esperança na eterna felicidade: celebrando para depositar a nossa confiança em Deus. Ele colocava a sua confiança e a força da sua esperança em Deus, em Jesus e na cruz. Confiava em Deus e no poder da oração. Também foi um incentivo para mim. Entre outras coisas, disse-me que estávamos nas mãos de Deus. Posso declarar que ele deu provas convincentes da sua grande confiança em Deus (Padre Verhulst, sumário n 60 B, 76, 78 c, 79 80 páginas 263-264)"

Outro parceiro:

"Considero que as suas mais eminentes virtudes eram: a bondade, a misericórdia e a sua infinita confiança em Deus. A sua confiança em Deus era muito considerável e veio do seu mais profundo ser. Chamava a atenção para os outros sobre a bondade divina e em mais de uma ocasião me disse: "temos um pai no céu que é bom " nunca falava de fracassos e erros, costumava repetir "deposita sua confiança em Deus e no poder da oração. Estimulava os outros para que depositadas a sua confiança em Deus e a orar. Uma vez agarrou-me pelo ombro e disse: "Não se preocupe, temos um pai no céu que é infinitamente bom. Não penses mais nisso (T. Van mierlo são números 64 c, 75-77-78 C-79 pag 271-271) ".

O Padre J. Aalders confirma-nos isto: "Ele era o símbolo da confiança em Deus para nós e, valor aos outros detidos. Todos, até aqueles que não eram católicos confiavam nele. Embora estivesse sempre optimista, estava convencido de que não o libertar. Confiava em Deus e no poder da oração. O seu valor e confiança eram plenas ou para dizer melhor não só possuía confiança, mas confiança em Deus. (sum números 76, 78c pag 285 e 289, se nas mãos de Deus. Confiava em Deus e no poder da oração e animava os outros a que (l. Siegmund, sum números 77 e 78c páginas 311-312 os não-católicos, também confirmam isto.

O Coronel a. Fogteloo afirma: "a sua grande força de espírito e a sua alegria revelava que confiava em Deus plenamente (Sum 64 pag 260). Um Doutor Luterano disse: "tinha grande influência no campo de concentração. Dava mostras da sua confiança em Deus em tudo o que fazia (p. H Ronge, sum n 77 e 80 pag 299) um professor não crente: "deixava tudo nas mãos de Deus" (G. Boarst n 75 p 394

Quando voltou para a prisão de Scheveningen (28 de abril-16 de maio de 1942), onde soube que o seu destino era Dachau, Tito Brandsma combateu uma cela com dois jovens protestantes. Um deles testemunhou: "a sua confiança em Deus era imensa. Confiava na cruz de Cristo e na sua graça. Estava convencido de que depois de um curto período de tempo atingiria o paraíso:- esta era a sua esperança - e nos mostrava a felicidade que virá. Se fosse aos desejos de Deus por inteiro e dizia que nada aconteceria se esse não fosse o desejo de Deus. Confiava em Deus e na oração. Aqueles dias foram inesquecíveis para nós, sustentados pela sua confiança em Deus (c de graaf, sum números 75, 77, 77 c, 80 pag 320) ".

Outro companheiro de prisão afirma: " confiava no céu em grande forma. Confiava na oração e até conseguiu que eu rezasse. A sua confiança em Deus era plena. Tudo foi mais difícil para ele do que para mim (h. Van Nievwenhoven Sum. Nos. 76, 78c, 80 pag. 326-327

O próximo passo para Dachau foi a prisão de kleve na Alemanha. Segundo o capelão da prisão, praticava a confiança em Deus em grande medida. Quando todas as tentativas para o tinham falhado não mostrou o mais ligeiro sinal de fracasso, depressão ou desespero, pelo contrário permanecia sereno, alegre e com plena confiança em Deus (sumário n 75 e 77 pag 336).

O companheiro de prisão holandês afirmou: "mostrava uma confiança total em Deus. Costumava falar do céu. Mais de uma vez ouvi-o dizer: "estamos nas mãos de Deus." Estava sempre feliz e de bom humor. Confiava em Deus e no poder da oração. Só me dizer " de groot tens que rezar. (Sum 75-77 78 c).

No Campo de Dachau (19 de junho-26 de julho de 1942): Um Padre Alemão, Heinrich Rupieper, esteve com Tito durante a viagem de kleve a Dachau que durou sete dias e também esteve no mesmo edifício que Tito dez Dias. "Deu-me a impressão de que era uma pessoa especial, submisso aos desejos de Deus e tranquilo. Dizia: "estamos nas mãos do nosso Senhor. Permanecia calmo e resignado. "Não deixe que as coisas te desanimar, Deus proverá e voltará a colocar tudo em seu lugar (Sum 55 e 62, pag 347-348).

A confiança em Deus era palpável e se via em sua felicidade, seu bom humor e sua admirável, paciência e tolerância " (J. R rothkrans sum n 64, p. 390

A última semana que passou no hospital do campo quando estava prestes a morrer, Tito Brandsma manteve a mesma atitude. A enfermeira que mais tarde teria de administrar a injeção letal testemunhou: "veio dar-me o seu Rosário para me fazer rezar. Disse-lhe que não era capaz de rezar pelo que o seu Rosário era inútil para mim. Disse-me que embora eu não soubesse rezar podia pelo menos recitar a segunda parte do Rosário: "Rogai por nós pecadores" eu ri disso. Disse-me que se eu rezava muito não estaria perdida. (fas reservado n 60 B PAG 4).