Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo.

Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 11 de agosto-2017.

             Aprovado para fazer os votos perpétuos, o candidato ou candidata, livre e conscientemente, promete a Deus Castidade, Pobreza e Obediência por toda a vida segundo o seu estado de vida e, desta maneira, torna-se membro definitivo da Venerável Ordem Terceira do Carmo com todos os seus direitos e deveres.

            Os irmãos e irmãs com os votos perpétuos, procurarão entender bem como se deve viver a Contemplação, o Profetismo, a Fraternidade e a Missão na família, na profissão ou apostolado.

            Pelos votos perpétuos, o irmão (a) assume livremente- REPITO- Livremente, como sua a família carmelita com o seu carisma próprio, para enriquecê-la e embelezá-la com os carismas pessoais e dedicar-se ao serviço de acordo com as necessidades do sodalício e da sua comunidade ou paróquia.

Aqui é valido destacar o carisma assumindo. Digo, não somos franciscanos- Eles têm um carisma próprio inspirado em São Francisco de Assis- Não somos dominicanos - também eles têm uma escola de espiritualidade própria baseada em São Domingos. Nós somos CARMELITAS! Em outras palavras, é impossível ser Carmelita, Franciscano ou Dominicano ao mesmo tempo. Pelos votos perpétuos, escolhemos a inspiração Eliana e Mariana, própria da Ordem do Carmo.     

            Preocupados com o que diz a Regra da Ordem Terceira do Carmo, reconhecem os irmãos e irmãs que quer crescer em comunhão e unidade e superar as distinções e privilégios. Digo, os votos não dão status ou fazem distinções. Ao contrário, eles nos encaminham para a igreja em saída e transforma em homens e mulheres mais humanos, fraternos e comprometem com o anuncio e a vivência da Boa Nova de Jesus Cristo em uma sociedade consumista e, muitas vezes violenta e desumana. Portanto, os votos humanizam o irmão e a irmã a caminho do verdadeiro Monte-Jesus Cristo.    

Por último, é interessante lembrar o que diz o Apóstolo Paulo: "Há diversidade de carismas, porém um só é o Espírito; há diversidade de ministérios, porém um só é o Senhor; há diversidade de atividades, porém um só é o Deus, que opera tudo em todos. E a cada um é concedida uma particular manifestação do Espírito para o bem comum" (1Cor 12,4-7). Seguindo e servindo a Jesus Cristo à imitação da Virgem Maria e do Profeta Elias! Todos, tudo a serviço do Reino!