Frei Antônio Silvio, O. Carm.

Desde o início, os Carmelitas, e já vão mais de 800 anos, colocaram-se de uma forma surpreendente sob a proteção de Nossa Senhora. Não vamos esgotar o assunto em tão curto espaço. Vamos apenas recordar alguns fatos ilustrativos da devoção mariana vivida pelos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Um quadro

Uma das mais antigas pinturas da Ordem do Carmo retrata Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, e este lhe faz um carinho. Estudiosos contam que esta pintura – chamada “LA BRUNA” – representa a forma mais terna de devoção a Maria: o Carmelita se põe ao colo de Nossa Senhora, como um filho à procura de proteção. Ali, ele sabe que estará protegido e não irá cair. Pois, a mãe o ama e protege! O filho acaricia o rosto da mãe; assim, o Carmelita tem sentimentos de carinho e de ternura para com Maria, querendo viver à imitação do seu Filho bendito.

Uma história

Quando Santa Teresa de Jesus, ainda menina, perdeu sua mãe, ficou bastante aturdida, sem saber como seria sua vida sem sua mãe. Imediatamente, a menina Teresa correu a uma ermida de Nossa Senhora e pediu-lhe em fervorosa oração que a Virgem, dali por diante, substituísse sua mãe, e a tomasse sob sua proteção. Anos mais tarde, já mulher madura e freira Carmelita, empenhada na fundação de mosteiros reformados, Santa Teresa de Jesus testemunhou que foi atendida em sua prece adolescente e que jamais lhe faltaram o apoio e a proteção de tão bondosa mãe.

Um livro

Frei Miguel de Santo Agostinho, Carmelita do Século 18, escreveu um pequeno livro: “Tratado de Vida Marieforme”. Pequeno em páginas, porém grande em espiritualidade: o Carmelita deve imitar as virtudes e a vida de Nossa Senhora como um caminho de vida cristã, pois viver uma existência como a de Maria é caminhar com passos certos rumo ao céu. Maria é caminho.

A lição

Viver uma devoção carmelitana a Nossa Senhora é viver no exemplo e na imitação da Virgem do Carmo. É também viver como o Filho de Maria, Jesus Cristo, e ter os seus sentimentos para com sua Mãe e seu irmãos, os outros filhos de Maria nascidos ao pé da Cruz, que é a Igreja.