Frei Emanuele Boaga, 0. Carm. In Memoriam

O Escapulário se tornou logo objeto de veneração na Ordem Carmelitana. São Simão Stock, também chamado Simão Anglus, por ser inglês, no assumir a direção geral da Ordem (1256 – 1265) encontrou dividida e em luta. Isso se atribuía à alteração da Regra (1247) e à transmissão da vida eremítica para o sistema das ordens mendicantes (cura de almas e estudo). Murmurava-se até que a “nova” Ordem do Carmo não era mais um caminho segura para o céu, Em sua aflição, Simão recorreu, confiante, à Mãe de Deus que lhe apareceu numa visão (1261?). Tinha nas mãos o hábito dos Carmelitas (o escapulário) e, apontando-o, disse: “Quem morrer com este traje não sofrerá o fogo eterno.”

Simão sentiu-se consolado e animado com esta visão. O escapulário nas mãos de Maria foi para ele o penhor de que sua Ordem se encontrava num caminho seguro para o céu e não na senda da perdição. A promessa da Padroeira da Ordem se aplica, em primeiro lugar, aos seus membros, mas também a cada um dos que usarem a veste do Carmo.

Para o povo cristão, esta promessa de Maria foi, naturalmente, um atrativo para se agregar à Ordem dos Carmelitas. Esta filiação se realiza pela entrega da veste religiosa, isto é, do escapulário. Isto levou ao uso de um escapulário em formato pequeno.

No início dos tempos modernos foram criadas muitas irmandades do escapulário que em fins do século XIV, passaram a celebrar como sua a festa principal da Ordem. A festa do Carmelo deveria ser uma ação de graças por todos benefícios recebidos da Mãe de Deus. Daí seu nome oficial: “Comemoração solene da Bem-aventurada Maria”.

A ideia da realização desta festa proveio da vitória dos Carmelitas numa discussão na Universidade de Cambridge (1347) sobre o direito de usarem a designação de “Irmãos de Nossa Senhora”, 17 de julho foi a data escolhida porque neste dia, em 1274, o Concílio de Lyon não suspendeu a Ordem, mas a confirmou como tal, o que foi considerado como proteção especial de sua Padroeira, Maria.

Para o povo fiel, porém, era muita mais importante a promessa feita por Nossa Senhora ao uso do escapulário. Assim quando a festa máxima dos carmelitas se tornou também a festa do escapulário foi ela, em 1470, antecipada para o dia 16 de julho.