Frei Pedro Caxito O. Carm. In Memoriam. ( *31/12/1926  +02/09/ 2009 ).

             Estamos em pleno mês de junho, mês do Sagrado Coração de Jesus. É um convite a celebrarmos o amor, as misericórdias do Coração do nosso Deus feito homem, que veio morar entre nós, "não para chamar os justos, mas os pecadores" (Mt 9,13).

            Por vocação batismal "sacerdotes e reis, uma nação consagrada, um povo que Deus adquiriu para proclamarmos as suas obras maravilhosas" (1Pd 2,9), pela mesma vocação batismal devemos ser também "profetas do Altíssimo", gente que, como todo profeta, fala em nome de Deus, comunica o plano de Deus, que é plano de misericórdia e de amor e de salvação para o seu Povo. Ele, que se preocupa com todos os pardais do mundo e com um só fio de cabelo da nossa cabeça, está sempre muito mais preocupado com o bem e a felicidade de todos nós, seus filhos e filhas.

            "Se a transgressão de um só, (Adão), levou a multidão humana à morte, de um modo bem mais elevado se derramou em abundância sobre todos a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo. (...) De um modo muito mais elevado aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão na Vida por meio de um só, Jesus Cristo" (Rm 5,15-17).

            É, portanto, necessário não ter medo e, como Jeremias, sentir o Senhor ao nosso lado como forte Guerreiro. Não ter medo dos homens nem vergonha do Evangelho da Vida, da dignidade, da pureza, da honra, do direito, da justiça e da paz.

            É o próprio Jesus quem declara: "Todo aquele que se declarar em meu favor diante dos homens, eu também me declararei em seu favor diante do meu Pai que está nos céus; mas aquele que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai, que está nos céus", quando vier, cheio de glória, para julgar os vivos e os mortos.