Irmão Paulo Daher –OTC-Angra dos Reis

Coordenador da Comissão para Ordem Terceira da Província Carmelitana de Santo Elias

            

           A Família Carmelita Secular é formada pelos Sodalícios da Ordem Terceira do Carmo, pelas Confrarias do Escapulário, pelas Fraternidades, pelos Grupos de Espiritualidade Carmelita filiados à Ordem do Carmo e por todos aqueles que são devotos do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ou seja, que usam o Escapulário por devoção e imposto por um Sacerdote, participando dos benefícios espirituais adquiridos por essa devoção e que o usam de modo coerente com as práticas cristãs.

            Usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é comprometer-se com Jesus, é atender ao mandato de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser”; é cumprir integralmente o compromisso batismal de seguir e servir Jesus na missão de evangelizar e implantar o Reino de amor e paz.

            A Família Carmelitana Secular é composta por todos os fiéis leigos carmelitas que está espalhada por todo mundo e aqui no Brasil é composta notadamente pelos irmãos e irmãs das Ordem Terceira do Carmo, mas temos também algumas Confrarias e Fraternidades. No Brasil temos Sodalícios na Província Pernambucana (nordeste) e na Província Carmelitana de Santo Elias que abrange os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Brasília. Na Província de Santo Elias são 33 os Sodalícios.

            Para pertencer a uma Ordem Terceira do Carmo é necessário que a pessoa seja convidada por um irmão, por uma irmã, por um sacerdote ou ainda demonstre interesse próprio de pertencer ao Sodalício, mas é extremamente importante que o interessado à admissão,  tenha VOCAÇÃO para a vida religiosa, pois apesar se tratar de grupos de leigos, trata-se de uma vida religiosa na Ordem do Carmo.  De nada adianta ter somente vontade e achar bonito e ser devoto de Nossa Senhora; a vocação ao Carmelo é uma chama viva que abrasa o coração para sempre no sentido de ser discípulos e discípulas de Jesus Cristo, vivendo e praticando a espiritualidade carmelita, pois o “Carmelo é, há séculos, uma via privilegiada e segura para o caminho de santidade” (cf Regra  da OTC – Preâmbulo – p. 16).

         Os terceiros carmelitas são chamados a viver no mundo secular (trabalho, família, escola etc) a sua vocação, iluminando o ambiente com a luz de Cristo e espalhando à devoção a Nossa Senhora do Carmo. “Hoje, portanto, os seculares são chamados, na especificidade de sua vocação, a iluminar e a dar justo valor a todas as realidades temporais, de forma que sejam vividas segundo os valores proclamados por Cristo... Espera-se que os leigos carmelitas sejam colaboradores da nova evangelização...” (cf Regra da OTC 10 – pgs 21 e 22). Os Sodalícios possuem uma Regra de Vida, aprovada pelo Prior Geral da Ordem e pela Santa Sé, e são regidos pelos estatutos locais, mas são ligados à Ordem do Carmo e têm como Superior, o Prior Geral Carmelita a quem devem obediência na pessoa do Provincial e do Delegado Provincial. Apesar das Ordens Terceiras estarem inseridas numa Paróquia, elas são diretamente ligadas à Ordem do Carmo que confere a Carta de Provisão para a fundação de um Sodalício e na aprovação do Estatuto.

           O vínculo fundamental do terceiro com o Carmelo é a PROFISSÃO  PERPÉTUA através da emissão dos votos de obediência, pobreza e castidade segundo as obrigações do próprio estado. É desta maneira que ocorre a consagração do terceiro a Deus. A Profissão ocorre depois de um período de formação que tem as seguintes etapas: Postulantado (um ano); Noviciado (um ano), que após o discernimento adequado o noviço emite os votos provisórios por três anos. Após a continuidade da formação ao longo desses três anos, o Conselho da OTC aconselha ou não que o irmão ou a irmã faça sua profissão definitiva ou perpétua. O fato de emitir votos perpétuos não significa que acabou a formação, pois a mesma é permanente para todo o Sodalício. Todos os anos, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Carmo, os membros da OTC, de forma individual ou coletiva, renovam a profissão.

          A vocação carmelita é exercida na Igreja, chamados ao apostolado em várias modalidades que a Paróquia onde a OTC está inserida possui, e desta forma o terceiro deve engajar-se numa atividade eclesial/Pastoral. “Como todo os Carmelitas, o leigo Carmelita é chamado a realizar algum tipo de serviço parte integrante do carisma... para muitos terceiros esta é a contribuição fundamental para a edificação do Reino”  (cf Regra da OTC – 46 – p. 44).

         O terceiro carmelita, assim deve esforçar-se no trabalho eclesial e social, buscando proclamar a mensagem sempre nova do Senhor da vida e da história. Alguns Sodalícios mantém assistência social em creches, distribuição de cestas básicas, escolas etc. Individualmente, também exercem seu papel cristão no mundo secular e eclesial, espalhando o carisma do Carmelo; assim é possível viver a vocação cristã e carmelita.