Oração sobre a Campanha da Fraternidade.

(Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.  Rio de Janeiro. 15 de março-2017)

Oração sobre a Campanha da Fraternidade.

(Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. 

Rio de Janeiro. 15 de março-2017)

1- INTRODUÇÃO.

(Acolhida. Motivação carmelitana para a oração a partir da CF/2017 e da Espíritualidade Carmelitana. Ex: A Geografia do Monte Carmelo, poêma a noite escura, de São João da Cruz, etc).

MÚSICA: Levanta Elias. (1º Reis, 19, 1-18)

Letra e múisca: Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Levanta Elias, levanta, é hora de caminhar./ Levanta Elias levanta, é hora de Evangelizar. (bis)

1- No fogo e no furacão, o Senhor aí não está. Na brisa suave Elias, Ele sempre, sempre vai passar. Elias do fogo e da espada, contigo vamos caminhar. Com os olhos de misericórdia, O Senhor vem abençoar.

2-Não basta falar do sagrado, é preciso sempre acreditar. Nas noites escuras da vida, O Senhor vem iluminar. No Monte Carmelo lutastes, O Senhor fostes defender. Agora Elias na dor, Ele vem, vem te Proteger.

3-Na pobre viúva chorando, com fome e seu filho a morrer. O Deus do Profeta Elias, vai logo, logo socorrer. No encontro da brisa suave, buscastes forças pra andar. Ensina-nos ó Santo Elias, na vida peregrinar.

4- Olhando o povo que sofre, sem ter esperança e valor. Mostrai-nos ó Profeta Elias, a nuvenzinha do Senhor. Profetas e Profetisas, souberam Evangelizar. No Monte Carmelo Elias, o Cristo vamos encontrar.

CONHECENDO O BIOMA DO CARMELO

Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores.

Foi neste monte se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Lá,  o Profeta Elias, Pai Espiritual da Ordem do Carmo, provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal.

Nos tempos bíblicos, o Monte Carmelo servia como uma muralha natural entre o Mar Mediterrâneo e a grande planície (o Vale de Jezreel) onde hoje fica Israel, importante para a defesa do território.

Frequentemente, o monte e seus arredores são citados na Bíblia como exemplo de beleza e fertilidade. “Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.” (Isaías 35.2) Até mesmo o sábio Salomão o usou como símbolo quando queria representar algo belo: “A tua cabeça é como o monte Carmelo, a tua cabeleira, como a púrpura...” (Cântico 7.5)

A farta vegetação e a sua posição estratégica à beira-mar, com uma paisagem de tirar o fôlego até os dias de hoje, confirma a comparação dos grandes autores bíblicos.

Hoje, na região, fica o Parque Carmelo, oficialmente área de preservação ambiental, com alguns dos mais belos espécimes vegetais e animais de Israel.

Cinco Séculos depois de Moisés, Elias, homem de Deus, morou no Monte Carmelo na solidão, vestido com uma larga cintura de pele e de uma peliça, como posteriormente João Batista no tempo de Jesus.

Mais tarde, entre 1206 e 1214, (Sec XII e Sec XIII) um grupo de cristãos seguindo o exemplo de Elias buscavam a solidão e a oração na beleza do Monte Carmelo, vivendo em obséquio de Jesus Cristo. Com os passar dos anos, sob a inspiração geográfica da montanha santa, nasce os Carmelitas ou a Ordem do Carmo.

2- Origens da Campanha da Fraternidade

HINO DA CF 2017

01 – Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa de “cultivar o bem guardar a criação.”

Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz (2x)

02 – Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E pra cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom.

03 – Por toda a costa do país espalhas vida; São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: Negros e índios, camponeses: gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual.

04 – Senhor, agora nos conduzes ao deserto e, então nos falas, com carinho, ao coração, pra nos mostrar que somos povos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração.

05 – Se contemplamos essa “mãe” com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção.

06 – Que entre nós cresça uma nova ecologia, onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim.

HISTÓRICO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A história da Campanha da Fraternidade teve origem alguns anos antes do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, quando um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugenio Sales, reunia-se em Natal, cada mês, para rezar e refletir sobre a Igreja e a Pastoral. Daí surgiram várias iniciativas postas em prática, com sucesso. Algumas vieram a ter dimensão nacional. Dentre elas estão o primeiro Regional da CNBB, que abrangia as dioceses da área territorial que ia do Maranhão à Bahia; o primeiro planejamento pastoral, colocando a técnica a serviço do Reino de Deus; a organização sistemática dos trabalhadores em sindicatos rurais, reconhecidos pelo Governo. E, logo a seguir, a primeira Federação dos Trabalhadores Rurais no Rio Grande do Norte; paróquias confiadas a religiosas; as escolas radiofônicas e outras iniciativas, sem esquecer a Campanha da Fraternidade, posteriormente assumida em nível nacional pela CNBB no ano de 1964. A primeira Campanha da Fraternidade ficou restrita à Arquidiocese de Natal, em 1962.

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE- 2017.

TEMA: Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida.

Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

OLHAR O PASSADO COM OS PÉS NO PRESENTE:  (Gênesis, 2, 4b- 15)

Olhar Bíblico.

(Conversar sobre o texto a partir da realidade local, nacional e internacional. Ex: A Seca no Nordeste e na África, a destruição da natureza através da mineradoras).

DADOS:

1º- Mais de 100 mortos em 48h por causa da seca na Somália. segundo a Unicef, A seca  deixou 185.000 crianças em situação à beira da fome, e nos próximos meses espera-se que este número alcance 270.000 crianças. 

2º-A seca atual que aflige o Nordeste teve início em 2012 e se intensificou desde então. Ela já dura cinco anos e é considerada a mais severa em várias décadas.

3º Seca, corrupção e incompetência predomina na região nordeste a décadas! Quanto maior a seca, mais fácil fica controlar politicamente os sertanejos. O Nordeste vive uma das maiores estiagens da história e castiga 12 milhões de pessoas que vivem no semi-árido brasileiro, enquanto R$ 9 bilhões repassados pelo governo para combatê-la se perdem na ineficiência - e até desvios de dinheiro - do poder público.

4º Os recursos minerais são de extrema importância para o desenvolvimento de um determinado local. Os minerais são utilizados como matéria-prima para diversos segmentos do setor industrial, construção civil, além de serem aproveitados como fontes energéticas. No entanto, a extração dos minerais desencadeia uma série de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida da população. Exemplo concreto foi a destruição completa do povoado de Bento Rodrigues em Mariana/MG e o excesso de mortes por câncer ou cilicose em Jacobina-BA e nas diversas cidades onde as mineradoras estão destruindo o meio ambiente em nome do progresso.

LOUVAR AO BOM DEUS PELA CRIAÇÃO:  Obrigado Senhor

1-Obrigado, Senhor, porque és meu amigo.
Porque sempre comigo Tu estás a falar.
No perfume das flores, na harmonia das cores

E no mar que murmura o Teu nome a rezar.

Escondido tu estás no verde das florestas,
Nas aves em festa, no sol a brilhar.
Na sombra que abriga, na brisa amiga.
Na fonte que corre ligeiro a cantar.

2-Te agradeço ainda porque na alegria,
Ou na dor de cada dia posso Te encontrar.
Quando a dor me consome, murmuro o Teu nome

E mesmo sofrendo, eu posso cantar.

3- OS CARMELITAS E A DEFESA DA NATUREZA: O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Ordem do Carmo.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pode ser considerado uma reserva ecológica ou santuário ecológico, sendo um dos 10 mais importantes no mundo, abrigando espécies raras de plantas da flora brasileira e também de outros países.

Calmo e sereno nos dias de semana, o Jardim Botânico floresce com famílias e música nos fins de semana. É um ótimo local para lazer e contemplar a natureza, abrigando pássaros selvagens como parte do cenário, podendo-se ouvir o canto dos mesmos.

O Jardim Botânico foi fundado por ordem do Príncipe Regente D. João VI, em 1808, com fins de aclimatizar plantas trazidas das Índias Orientais. Uma das primeiras plantas a chegar foi a Palma Mater, uma das três mais antigas palmeiras Imperiais do jardim.

Ao andar pelo Jardim Botânico, um santuário ecológico, tomamos contato com a diversidade da flora brasileira e estrangeira, e com fatos ligados à história do Rio de Janeiro.

O Primeiro Diretor e Pesquisador do Jardim Botânico

Quem visitar o Jardim Botânico, verá o busto de Frei Leandro do Sacramento, Carmelita da Ordem do Carmo. Ele foi o primeiro diretor.

Frei Leandro, O. Carm, era um professor de botânica da antiga Escola Anatômica Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, tendo sido mundialmente conhecido em função de estudos e pesquisas relativos à flora brasileira. Foi membro da Academias de Ciências de Londres e Munique.

Este diretor e pesquisar catalogou as plantas cultivadas no Jardim Botânico e escreveu vários trabalhos sobre as diferentes espécies ali cultivadas.

PRECES E ORAÇÕES.

A NATUREZA PEDE SOCORRO.

1- A nossa Mata Atlântica constitui a floresta mais ameaçada de extinção na atualidade, possuindo cerca de 25.000 espécies vegetais e quase 200.000 espécies vivas entre vegetais e animais. Em relação ao dia mundial da água, vale a pena lembrar que ela faz parte do patrimônio essêncial do planeta constituindo um bem público e um direito vital para os seres humanos e todas as criaturas. 

Apesar de sua abundância na terra somente o 2,493 % é doce, sendo que o atual estoque mundial de água potável é de aproximadamente 12,5 mil km cúbicos. Seria de bom alvitre ainda tomar consciência que a cada 8 segundos, morre uma criança vitimada de uma doença relacionada a água: disenterias e cólera principalmente. No mundo 80% das enfermidades são contraídas por causa de água poluída ou estancada, (ver o caso da dengue, zika e chikungunha). Outro grave problema é a carência de água para mais de 1.700.000.000 pessoas que moram em áreas de seca permanente, número que poderia dobrar até o ano 2025. 

2- Mais de 4 milhões de aves e cerca de 140 mil macacos foram mortos ou tiveram que se deslocar por causa do desmatamento em unidades de conservação na Amazônia. Os dados são da organização Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

O estudo divulgado pela instituição mostra que entre 2012 e 2015, de todo o desmatamento na Amazônia, o percentual das ocorrências em unidades de conservação é de 12%. Um dado alarmante, visto que deveriam ser as áreas mais protegidas para conservação de animais e plantas.

PRECES OU ORAÇÕES.

(A Partir do tema da Campanha da Fraternidade, da história do Frei Leandro e da geografia do Monte Carmelo, fazer preces ou orações levando em conta a sustentabilidade e a defesa da natureza. É sempre bom lembrar a realidade local).

CANTO FINAL. (Lado 1 e Lado 2)

Cântico- Louvor das criaturas ao Senhor.

1- Obras do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Céus do Senhor, bendizei o Senhor! Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

2-Águas do alto céu, bendizei o Senhor! Potências do Senhor, bendizei O Senhor!  Lua e sol, bendizei o Senhor! Astros e estrelas, bendizei o Senhor!

1-Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! Brisas e ventos, bendizei o Senhor! Fogo e calor, bendizei o Senhor! Frio e ardor, bendizei o Senhor!

2- Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! Geada e frio, bendizei o Senhor! Gelos e neves, bendizei o Senhor! Noites e dias, bendizei o Senhor!

1- Luzes e trevas, bendizei o Senhor! Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
Ilhas e terra, bendizei ao Senhor! Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

2- Montes e colinas, bendizei o Senhor! Plantas da terra, bendizei o Senhor! Mares e rios, bendizei o Senhor! Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!

1- Baleias e peixes, bendizei o Senhor! Pássaros do céu, bendizei o Senhor! Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! Filhos dos homens, bendizei o Senhor!

2- Filhos de Israel, bendizei o Senhor! Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

1- Almas dos justos, bendizei o Senhor! Santos e humildes, bendizei o Senhor! Jovens Misael, Ananias e Azarias, louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

TODOS. Ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! Sois digno de louvor e de glória eternamente!

4- ORAÇÃO FINAL.

(Lembrar dos mártires que foram assassinados no Brasil em defesa da natureza, a exemplo do seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, e a irmã Dorothy, morta em 2005 e vários homens e mulheres anônimos e anônimas que tombaram e continuam tombando por terra ) (Pai nosso, Ave Maria)