O Capítulo Geral concentrou sua atenção no trabalho dos escritórios da Cúria Geral e das Comissões Internacionais na sexta-feira e no sábado. Isso inclui relatórios do Ecônomo Geral, do Procurador Geral, da Comissão Internacional para a Salvaguarda, da Comissão Internacional para a Justiça, Paz e Integridade da Criação, da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, da Secretaria Geral para os Leigos Carmelitas e da Comissão Internacional para a Juventude. Na tarde de sábado, foram apresentados relatórios do Escritório do Postulador Geral, do Escritório de Comunicações da Ordem, do Institutum Carmelitanum e da Comissão Internacional para as Comunicações.

O Capítulo então se dirigiu à capela para a Oração Vespertina, seguida de jantar. O domingo foi um dia livre. Foi oferecido um passeio opcional a várias partes de Malang à tarde e à noite. Será tema de uma atualização futura. Todos esses relatórios serão publicados em Analecta (2025) #2 da Edizioni Carmelitane.

 

Comissão Geral e Financeira

A sexta-feira começou com um relatório sobre a situação financeira da Ordem. O Ecônomo Geral, Christian Körner, descreveu o trabalho da Comissão Geral de Finanças, que se reúne anualmente, e explicou o trabalho do seu gabinete. Ele também falou sobre a reunião dos ecônomos em novembro de 2024, em Fátima, e as revisões do Diretório Econômico da Ordem. Foram abordadas questões relativas à antiga Domus e à CISA, ao Institutum e aos arquivos da Ordem. Também foram explicadas as doações da Cúria Geral para as áreas de missão da Ordem. A Sociedade da Pequena Flor (Reino Unido e Irlanda) não aceita mais doações e está em processo de fechamento completo. Em setembro de 2022, foi criado um fundo central para desenvolvimento e formação, utilizando apenas os juros auferidos pelo fundo. O fundo para as monjas, criado pelo Conselho Geral em 2008, permitiu à Ordem atender às solicitações de vários mosteiros ao redor do mundo. O Pe. Christian concluiu descrevendo alguns dos desafios nos próximos meses e anos. Os membros do Capítulo Geral tiveram então a oportunidade de reagir ao relatório ou levantar outras questões.

 

Procurador-Geral

A apresentação financeira foi seguida pela do Procurador-Geral, Michael Farrugia. A apresentação foi realizada em duas sessões. A primeira fez referência ao trabalho da Procuradoria-Geral em geral. Ele destacou que algumas mudanças foram feitas para adaptar o Direito Canônico aos novos desafios e situações que surgem na vida da Igreja. Consequentemente, as Constituições da Ordem também devem ser atualizadas para refletir essas mudanças.

Sua última área de atuação foi a dos textos litúrgicos e da aprovação do calendário da Ordem. No entanto, outros pedidos (como a elevação da celebração de São Tito Brandsma à categoria de festa) e textos litúrgicos permanecem em tramitação no dicastério competente. O procurador-geral também participou de vários Capítulos provinciais e gerais das irmãs carmelitas e ajudou a revisar os textos das Constituições.

 

Comissão Internacional de Salvaguarda

A sessão seguinte, também liderada pelo Procurador-Geral, foi dedicada ao trabalho da Comissão Internacional de Salvaguarda. Desde a sua criação, a Comissão trabalhou na preparação de um manual, posteriormente aprovado pelo Conselho Geral, que cada província deverá implementar. Os membros do Capítulo Geral expressaram gratidão pela finalização deste importante trabalho.

Nos últimos anos, a Ordem, a Cúria Geral e a Comissão Internacional para a Salvaguarda assumiram um compromisso eficaz e específico para garantir que todo abuso ou maus-tratos a menores ou pessoas vulneráveis ​​sejam processados ​​de acordo com a lei.

A reforma dos Dicastérios pelo Papa Francisco em 2022 simplificou as estruturas de governo, mas está em constante evolução. Michael então revisou os documentos da Santa Sé de outubro de 2019 a setembro de 2025, que estão intimamente relacionados à vida e à missão da Ordem. Ele também revisou os novos cânones do CIC de 1983 relativos à vida dos membros da Ordem e aos tópicos tratados dentro da Ordem.

 

Comissão Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação

O sábado também foi um dia inteiro de apresentações para os membros do Capítulo. A manhã começou com um relatório sobre a Comissão Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação, por Conrad Mutizamhepo, Conselheiro Geral para a África, que preside a comissão.

Os objetivos gerais para o período de seis anos incluíam: promover o encontro pessoal e comunitário e o relacionamento com o Senhor; promover a formação, o desenvolvimento e a animação das estruturas carmelitas da JPIC; planejar uma Conferência Internacional da Família Carmelita da JPIC para compartilhar experiências sobre o trabalho nos ministérios da JPIC, bem como explorar maneiras de implementar o documento " Da Contemplação à Ação" . Esperava-se que o acesso ao documento ajudasse a aprofundar a reflexão e a discussão sobre as questões da JPIC nas congregações, províncias e regiões afiliadas.

A Comissão não conseguiu concretizar uma maior colaboração com a ONG carmelita e a criação de um blog da JPIC sobre questões atuais, como esperava. Dificuldades técnicas impediram a realização de uma pesquisa online com carmelitas que trabalham no ministério da JPIC em províncias, comissariados e institutos afiliados à Ordem. A Conferência da JPIC, programada para julho de 2024 em Fátima, teve que ser cancelada porque o número de inscrições ficou aquém do necessário para a viabilidade do evento.

No entanto, a Comissão conseguiu oferecer apresentações em webinars sobre quatro tópicos bem pesquisados, com tempo para perguntas e discussões.

Uma fraqueza é que os ministérios da JPIC em regiões geográficas geralmente não estão interligados ou bem coordenados. As atividades ministeriais da JPIC são frequentemente associadas erroneamente ao ativismo partidário. Conrad concluiu: "A bola está do nosso lado, como Ordem, para reviver esta dimensão profética (de Elias) da nossa identidade carismática, incorporando a justiça, a paz e a integridade da criação, de acordo com as tradições eclesiásticas e carmelitas, no programa de formação."

O relatório da Comissão termina com quatro recomendações e a afirmação de que o ministério da JPIC não é um ministério periférico para os carmelitas. Os valores da JPIC são valores constitutivos do Reino de Deus, bem como parte integrante da herança profética e carismática carmelita.

O tempo após o relatório foi curto, mas uma série de observações foram feitas pelos membros sobre o trabalho do JPIC em toda a Ordem.

 

Comissão Internacional de Liturgia e Oração

Seguiu-se o relatório da Comissão Internacional de Liturgia e Oração, apresentado por seu presidente, Richard Byrne. O Conselho Geral aprovou a continuidade da atualização dos ritos litúrgicos e dos livros da Ordem. O Conselho também aprovou a preparação de materiais adicionais de autores carmelitas para o Ofício Carmelita de Leituras da BVM aos sábados e outros dias com particular devoção a Nossa Senhora do Monte Carmelo. Também haveria um projeto de colaboração com a Comissão de Formação para a preparação litúrgica dos estudantes em formação, os estudos litúrgicos como parte da formação contínua e a promoção da boa pregação. Seriam promovidas formas de celebrar a liturgia a partir de uma perspectiva carmelita, a promoção dos santuários da Ordem em nível de Ordem, e a organização de congressos e encontros que fomentassem a vida litúrgica e de oração dos membros da Família Carmelita.

Observando o baixo número de jovens carmelitas estudando liturgia, decidiu-se selecionar um acadêmico de cada uma das quatro áreas geográficas para obter o doutorado em liturgia. Liturgia é agora uma das quatro áreas de estudo de pós-graduação que a Cúria financiará.

Foi elaborado um documento sobre o ministério dos santuários carmelitas. O documento ofereceu algumas ideias como forma de orientar a renovação dos santuários dentro da Ordem.

Em maio de 2025, foi realizada uma conferência litúrgica com ênfase na dimensão pastoral e vivencial de nossas vidas litúrgicas e de oração. O tema geral foi: Encontro com o Senhor Ressuscitado: Liturgia e Oração no Carmelo Hoje . Oitenta pessoas participaram do Congresso.

Richard então revisou o status dos vários textos litúrgicos, incluindo o Rito da Profissão, o Ritual da Ordem Terceira, o Ofício das Leituras/Memória de Sábado de Nossa Senhora, os textos para os mártires espanhóis, os Beatos Angelus e Lucas, e a celebração de São Tito Brandsma, que será elevada à categoria de Memorial para toda a Ordem. Será uma festa nas províncias onde Tito é o padroeiro. Continuam a existir dificuldades para a conclusão do Proprium Missarum e da Liturgia Horarum .

 

Secretariado Internacional para Leigos Carmelitas

Após um intervalo, Luis Maza, membro do Conselho Geral, apresentou o trabalho do Secretariado Geral para os Leigos Carmelitas. No início do sexênio, foi criado um Secretariado Internacional para os Leigos. Todas as reuniões foram realizadas online. Duas reuniões de treinamento foram organizadas via Zoom, em espanhol e português, para os líderes do COT.

A Secretaria preparou o 4º Congresso Internacional dos Leigos Carmelitas em setembro de 2024. O Congresso foi baseado em quatro eixos fundamentais: formação, serviço, fraternidade e oração. Esses temas foram desenvolvidos em palestras e workshops que incentivaram a reflexão e o diálogo. Participaram 200 carmelitas de 30 países.

Uma Assembleia Geral dos Carmelitas Terciários foi realizada em Fátima de 25 de fevereiro a 2 de março de 2025. A assembleia teve como objetivo fortalecer a identidade e a unidade da Família Carmelita por meio de melhores comunicações, colaboração e formação. A Assembleia reconheceu o papel vital do testemunho leigo como inspirador da transformação da sociedade secular.

Devido às referências na regra do Código de Processo Penal a partes das Constituições que não existem mais, a regra precisa ser revisada. Entre as áreas sugeridas para regulamentação adicional estão os padres terciários, o uso do hábito tradicional ou escapulário, a formação, a admissão, o tempo de discernimento e a profissão.

Um resultado importante da Assembleia foi a criação de um Conselho Internacional provisório (Força-Tarefa) (2025-2027) encarregado de elaborar regras de procedimentos para governança do TOC e preparar futuras assembleias.

Estatísticas parciais indicam que há 16.482 Terciários Solenes; 3.003 Terciários Temporários; 1.463 em formação; e 542 comunidades.

 

Comissão Internacional para a Juventude

O Conselheiro Geral Robert Puthussery revisou o trabalho da Juventude Carmelita durante o último sexênio. Reconhecendo a importância do engajamento juvenil, o Capítulo Geral de 2019 determinou a criação de uma Comissão Internacional para a Juventude, com o objetivo de explorar novos métodos e abordagens contemporâneas para o envolvimento dos jovens na vida da Igreja e da Ordem. A Comissão identificou sete áreas-chave de ação a serem trabalhadas: um estudo aprofundado sobre Christus vivat ; assistência na organização de eventos carmelitas na Jornada Mundial da Juventude; fortalecimento da pastoral juvenil em áreas geográficas por meio de comissões regionais; desenvolvimento e disponibilização de conteúdo de formação online; organização de Jornadas da Juventude Carmelita em áreas geográficas; promoção da comunicação entre comissões regionais da juventude; e estabelecimento e apoio a uma rede de escolas carmelitas.

Em seguida, Robert relatou as atividades da Comissão da Juventude Ásia-Austrália-Oceania. Posteriormente, apresentou um panorama geral da pastoral juvenil em toda a Ordem. Ele também falou sobre o Dia do Carmelo durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa. Concluiu com algumas reflexões sobre os desafios da comissão, incluindo pessoal, integração estrutural, finanças e a transição de uma pastoral ocasional para uma pastoral integrada.

 

Postulador Geral

Após o almoço e uma pausa, a Postuladora Geral, Giovanna Brizi, apresentou atualizações sobre as diversas causas atuais e futuras que seu escritório está enfrentando, bem como outras atividades das quais participou nos últimos seis anos. Ela fez seu relato via Zoom, de Roma.

Ela iniciou o processo de 70 anos que culminou em 15 de maio de 2022, com a canonização de São Tito Brandsma pelo Papa Francisco. Atualmente, há sete causas para a canonização de beatos individuais, bem como de grupos de mártires da Guerra Civil Espanhola. Quatro causas, todas de mulheres, estão na fase de Veneráveis. Quinze casos estão na fase de Servos de Deus. O postulador então relatou oito casos na fase diocesana. Há três casos a serem abertos em breve e oito casos em estudo. Três casos foram suspensos.

 

Gabinete de Comunicações da Ordem

Em seguida, veio um relatório de William J. Harry, diretor do Escritório de Comunicações da Ordem. Ele fez um apelo para que a Ordem assumisse seriamente sua responsabilidade de criar o programa de comunicação mais eficaz em toda a Ordem, a fim de tornar o carisma carmelita, sua espiritualidade e história acessíveis não apenas à Família Carmelita, mas também a outros que buscam caminhos de santidade. Ele lembrou aos membros do Capítulo que a Ordem fez contribuições significativas para a vida da Igreja nos últimos 800 anos, por meio de escritos, obras de arte e dos modelos de vida que muitos dos membros vivem.

Seu relatório incluiu uma revisão do trabalho da Força-Tarefa, que criou um escritório único de comunicações e reformulou o website. Ele destacou a popularidade da Lectio divina e da reflexão semanal sobre a leitura do Evangelho dominical, originárias da província da Austrália-Timor-Leste. Ambas são enviadas por e-mail para mais de 20.000 endereços de e-mail. Os e-mails online do CITOC recebem em média 186 mensagens por ano, embora as atualizações online do CITOC incluam de 3 a 5 notícias por envio. O Twitter e o Facebook também são utilizados para mensagens do CITOC.

Uma porcentagem considerável do trabalho em Comunicação é, na verdade, dedicada ao trabalho com os autores e editoras na publicação de novos livros. Devido ao modelo de negócios da Edizioni Carmelitane , estabelecido em um Capítulo anterior, tempo e dinheiro consideráveis ​​são gastos no envio dos livros às comunidades. O valor de investir esse tempo e dinheiro é que todos os membros da Ordem terão esses recursos disponíveis em suas próprias comunidades. Diversas propostas para aprimorar esse modelo serão propostas a este Capítulo pela Comissão Internacional de Comunicação.

Desde a mudança do antigo site da Edizioni Carmelitane para uma loja Shopify, as vendas de livros aumentaram significativamente. Entre 1º de julho de 2024 e janeiro de 2025, houve um aumento de 183% no número de clientes. Em 1º de julho de 2025, os clientes aumentaram para 594, um aumento de 225%. Nenhuma outra empresa além da Edizioni recebe mais 50% do lucro. Todo o lucro vai diretamente para a Edizioni . Além disso, agora sabemos quem são nossos clientes e seus padrões de compra. Podemos direcioná-los ao marketing. Em 2015, a Edizioni vendeu € 12.799,90 em livros para comunidades não carmelitas. No ano de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, as vendas brutas foram de € 50.848,63.

William descreveu uma série de outras iniciativas que foram empreendidas nos últimos seis anos para melhorar o reconhecimento e a presença da Edizioni em diversos mercados. Algumas foram bem-sucedidas. Outras, não.

O diretor também relatou a reunião de três partes realizada em janeiro de 2025 com diretores de comunicação de toda a Ordem. A reunião incluiu um componente de desenvolvimento profissional de três dias na Universidade Santa Croce, em Roma, uma celebração do jornalismo como parte do Jubileu de 2025 e uma chamada via Zoom com pessoas de todo o mundo que não puderam estar presentes em Roma para discutir as medidas que a Ordem como um todo deveria tomar para tornar seu programa de comunicação mais eficaz. Uma reunião online de acompanhamento foi realizada a pedido dos participantes.

 

Reforma do Institutum Carmelitanum

Em 2019, o Capítulo Geral votou pela reforma do Institutum Carmelitanum . Uma comissão foi nomeada e, dois anos depois, o texto das Normas revisadas foi apresentado ao Conselho Geral para revisão e aprovação. Como resultado, a Biblioteca Carmelita e a Biblioteca Geral da CISA foram fundidas para formar a Biblioteca Geral Carmelita. A reforma explicita o tipo de pesquisa interdisciplinar, a colaboração com outros órgãos de pesquisa e acadêmicos, a ligação entre pesquisa e atividade pastoral e entre pesquisa e formação. Uma dúzia de áreas foram enfatizadas.

Durante a apresentação, foram apresentados a nova liderança do Institutum Carmelitanum , os arquivos e a biblioteca, embora um deles não seja membro do Capítulo e estivesse ausente.

 

Comissão Internacional de Comunicações

O relatório da Comissão Internacional de Comunicações foi apresentado por seu presidente, Richard Byrne. Ele afirmou que o objetivo do programa de comunicações da Ordem é comunicar a Palavra de Cristo por meio do nosso carisma carmelita. Isso é feito tanto por meio de aspectos internos quanto externos. O Conselho Geral estabeleceu inicialmente uma Força-Tarefa de Comunicações, que funcionou de 2019 a 2022. Vinte e cinco reuniões foram realizadas online.

A Força-Tarefa propôs um escritório único de comunicação (que foi aceito), que a presença online se estenderia além das notícias da Cúria Geral e que o site seria reconfigurado para permitir que as pessoas aprendessem sobre a espiritualidade e a tradição carmelita, bem como sobre a Ordem. Um único diretor foi nomeado e um leigo, Marco Pellitero, foi contratado como Assistente de Comunicação. A assistência técnica para o site é terceirizada. A contabilidade da Edizioni faz parte do escritório do Tesoureiro Geral.

Uma Comissão de Comunicação foi nomeada e está em funcionamento até hoje. Ela se reuniu 11 vezes, sendo 7 delas online. O principal trabalho foi o desenvolvimento de um plano de comunicação com a contribuição profissional de José Maria La Porte, do Departamento de Comunicação da Universidade Santa Croce. Durante a reunião final da Comissão, houve uma reunião com o Dicastério para a Comunicação do Vaticano, incluindo o prefeito, Dr. Paolo Ruffini, e a Dra. Nataša Govekar, diretora do Departamento Teológico-Pastoral.

Por fim, a Comissão fez algumas recomendações para alterar o atual modelo de negócios das Edições Carmelitas . Esse modelo, aprovado por um capítulo anterior, prevê que cada casa receba um exemplar de cada uma de suas publicações. Isso torna os recursos disponíveis para todos os membros da Ordem onde residem e ajuda a pagar as despesas do Escritório de Comunicação. Quatro modelos diferentes de distribuição e quatro modelos de financiamento foram propostos para consideração do Capítulo.

O relatório concluiu que, embora muito trabalho tenha sido feito nos seis anos anteriores, ainda existem desafios. Os membros do Capítulo Geral foram lembrados de que possuímos um tesouro precioso que deve ser transmitido, um tesouro que traz luz e esperança .

Os membros do capítulo então celebraram as Vésperas na capela, seguidas de jantar.

Na segunda-feira, o Capítulo terminou de ouvir os relatórios dos vários escritórios e comissões. Fonte: https://ocarm.org