COMENTÁRIO

 

Boa noite!

Nesta Missa iremos entrar na espiritualidade profética a partir da história de Elias em defesa de Nabot.

Hoje, queremos rezar............. (Falar as intenções do dia ou da comunidade.

O rei Acab queria que Nabot lhe vendesse um terreno que ficava perto da propriedade do rei. Mas Nabot não quis. O rei ficou muito triste com a recusa de Nabot. Então, Jezabel apoiando-se nos assim chamados "direitos do rei" (cf. 1Sam 8,11-17), mandou matar Nabot e roubou dele o terreno para entregá-lo ao rei Acab. Quando Acab foi tomar posse do terreno de Nabot, Elias aparece para denunciar o Rei.

 Na história do povo de Deus os profetas eram homens escolhidos por Ele para serem canais da manifestação de sua vontade. Durante muito tempo, eles foram instrumentos de Deus a favor dos pobres. “Se eles se calarem, as pedras falarão”, disse Jesus sobre a missão dos discípulos.

De pé, vamos iniciar a Santa Missa cantando!

 

Primeira leitura. 1Reis 21,15-26.

 

Comentário.

Elias atua em defesa de Nabot, um agricultor, cujos direitos tinham sido desrespeitados pela rainha Jezabel e pelo rei Acab.

Ouçamos com atenção a palavra de Deus.

 

15Quando Jezabel ouviu que Nabot tinha sido apedrejado e que estava morto, disse a Acab: "Levanta-te e vai tomar posse da vinha de Nabot de Jezrael, que ele não quis te ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive: está morto." 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer à vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse. 17Então a palavra de Iahweh foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 18"Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que está em Samaria. Ele se encontra na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: Assim fala Iahweh: Mataste e ainda por cima roubas! Por isso, assim fala Iahweh: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, os cães lamberão também o teu."

20Acab disse a Elias: "Então me apanhaste, meu inimigo!" Elias respondeu: "Sim, apanhei-te. Porque te deixaste subornar para fazer o que é mau aos olhos de Iahweh, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua raça, exterminarei os varões da casa de Acab, ligados ou livres em Israel. 22Farei com tua casa como fiz com as de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar. 23(Também contra Jezabel Iahweh pronunciou uma sentença: 'Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael.')

24A pessoa da família de Acab que morrer na cidade será devorada pelos cães; e quem morrer no campo será comido pelas aves do céu." 25De fato, não houve ninguém que, como Acab, se tenha vendido para fazer o que desagrada a Iahweh, porque a isso o incitava sua mulher Jezabel. 26Agiu de um modo extremamente abominável, cultuando os ídolos, como fizeram os amorreus que Iahweh expulsara de diante dos filhos de Israel.

Palavra do Senhor

 

SALMO DE MEDITAÇÃO.

Salmo 128: O lar abençoado por Deus.

(Salmo de Romaria que o povo rezava no tempo de Elias)

 

Todos: Feliz todo aquele que teme o Senhor e anda em seus caminhos.

        

1-Do trabalho de tuas mãos comerás, tranquilo e feliz: tua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do teu lar; teus filhos, como rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa.

 

2-Assim será abençoado quem teme o Senhor. Que o Senhor te abençoe de Sião, que possas ver a prosperidade de Jerusalém.

 

3-Todos os dias de tua vida; que possas ver os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

 

EVANGELHO.

 

Comentário.

O programa de Jesus é programa de justiça em favor dos pobres e oprimidos. Ouçamos!

 

Leitura do Evangelho: Lucas 4,16-22

16Ele foi a Nazaré, onde fora criado, e, segundo seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito: 18O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos 19e para proclamar um ano de graça do Senhor. 20Enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga olhavam-no, atentos. 21Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura". 22Todos testemunha­vam a seu respeito, e admiravam-se das palavras cheias de graça que saíam de sua boca.

Palavra da Salvação.

 

PRECES

1-Para que, a exemplo de Santo Elias, Pai e Guia do Carmelo, possamos viver na presença de Deus e refazer a nossa história a partir da Boa Nova de Jesus Cristo, rezemos.

 

Senhor, atendei a nossa prece.

 

2-Para que, o exemplo de partilha da viúva de sarepta, nos inspire a vivermos uma fé solidária e comprometida com os menos favorecidos, rezemos.

 

3- Para que, as nossas ações sejam coerentes com a fé que professamos no Deus vivo e verdadeiro do Profeta Elias, rezemos.

 

4- Para que, em nossas noites escuras, não percamos de vista a presença amorosa do nosso Bom Deus, rezemos.

 

5- Para que, na agitação do dia a dia, tenhamos a coragem de silenciar para ouvir a voz de Deus, rezemos. 

 

6- Para que, inspirados em Santo Elias- O Profeta, não fechemos os olhos diante das injustiças sociais, rezemos ao Senhor.

 

Textos para ajudar na homilia/ Reflexão.

Frei Carlos Mesters, O. Carm.

1Reis 21,15-24: Lutar pela justiça e defender os pobres

1 Reis 21,17-29

Elias atua em defesa de Nabot, um agricultor, cujos direitos tinham sido desrespeitados pela rainha Jezabel e pelo rei Acab. Acab queria que Nabot lhe vendesse um terreno que ficava perto da propriedade do rei. Mas Nabot não quis. O rei ficou muito triste com a recusa de Nabot. Então, Jezabel apoiando-se nos assim chamados "direitos do rei" (cf. 1Sam 8,11-17), mandou matar Nabot e roubou dele o terreno para entregá-lo ao rei Acab. Quando Acab foi tomar posse do terreno de Nabot, Elias aparece e fulmina a sentença de Deus: " Você matou, e ainda por cima está roubando? Por isso, assim diz Javé: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o seu". Elias não tem medo de denunciar o rei, como transparece neste diálogo. Acab disse a Elias: "Então, meu inimigo, você me surpreendeu?" Elias deu o troco na hora e respondeu: "Sim, eu surpreendi você. Pois você se deixou subornar para fazer o que Javé reprova. Por isso, farei cair sobre você a desgraça. Vou deixá-lo sem descendência, vou exterminar todo israelita da sua família. Javé também pronunciou uma sentença contra Jezabel: Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael". Elias não é um profeta da corte como Natã e outros antes dele. Ele age em plena liberdade a partir da experiência que ele mesmo tem de Deus. A mesma liberdade transparece na carta de Elias para o rei Jorão (2Crôn 21,12-15). Qual a raiz da liberdade que existe em nós carmelitas? Será que é aquela mesma liberdade que nasce da experiência de Deus vivo?

 

EVANGELHO:  Lucas 4,16-21 O programa de Jesus é programa de justiça