Profundamente comovido, comunico que nosso querido Frei Claudio Van Balen, da Igreja do Carmo, no Carmo Sion, em Belo Horizonte, MG, há mais de 50 anos, partiu para a vida em plenitude (faleceu), aos 88 anos, hoje, dia 20/11/2021, às 14h58, no Hospital Vera Cruz, em BH, onde estava internado desde anteontem, dia 18/11, por causa de uma “forte gripe e problemas respiratórios decorrentes”, e, após teste específico, “constatou-se que ele estava com Covid-19”, segundo frei Evaldo. O médico explicou que a doença evoluiu rapidamente e o coração não resistiu.

Frei Cláudio van Balem estava com Alzheimer e ultimamente não reconhecia mais ninguém.

Sem palavras e tomado por forte emoção, digo: Frei Cláudio van Balen, querido irmão de caminhada e de luta, gratidão por ter me acolhido na Igreja do Carmo, em BH, e por termos morado juntos durante dez anos e compartilhado a missão de seguir Jesus Cristo testemunhando seu Evangelho, com Opção pelos Pobres, juntos. Aprendi a admirá-lo e a respeitá-lo muito. Durante dez anos (de junho/2000 a 2011), eu vinha correndo da Vila Acaba Mundo, onde eu celebrava missa, para chegar a tempo de ouvir sua homilia na missa das 11h, na Igreja do Carmo. Aprendi muito com você, querido irmão.

Perdemos apenas sua presença física. Você, Frei Cláudio van Balen, nos deixou um legado imenso. Cuidaremos do seu legado. Frei Cláudio combateu o bom combate e fortaleceu muitos na fé cristã e na luta pela libertação. Que o Deus da vida, mistério de infinito amor, console todos/as que sentem já sua falta física. Gratidão eterna a você, Frei Cláudio.

Frei Evaldo Xavier me disse agora que, devido à causa morte ser covid-19, não poderá acontecer velório.

Abraço terno.

Frei Gilvander Moreira