Frei Tadeu passos Camargo, O. Carm. (*20/04/1930 + 08/08/2020).

Frei Felisberto, O. Carm, do Carmo de Palmas/TO.

 

 Frei Tadeu é da cidade de Perdões, São Paulo, entrou para o seminário menor de Itu, ainda jovem, conviveu bem com todos os seminaristas menores, conquistou, através da sua alegria, simpatia e casos e piadas, a todos. Fez o noviciado em Mogi das Cruzes onde professou, depois estudou Filosofia em São Paulo, e lá fez os votos solenes, fez Teologia no Instituto carmelitano do convento do Carmo de São Paulo, mas ao chegar às vésperas da ordenação, 3 meses antes , em preparação, fez avaliação pessoal e percebeu que o sacerdócio seria para ele muito pesado e que  talvez não pudesse corresponder à toda  responsabilidade que assumiria diante  da Igreja e da Ordem , por isto , no momento de crise , preferiu desistir da caminhada , mas com muita oração e aconselhamento espiritual , principalmente de Dom Raimundo Lui e do seu amigo fez Celestino Lui, assumiu com as pernas bambas o sacerdócio.

A ordenação do Frei Tadeu foi na Basílica do Carmo, naquele tempo não havia o clamour que existe hoje para as ordenações, era com mais simplicidade.

Empreendeu com seu grande amigo dom Raimundo o trabalho pioneiro na cidade de Santa Bárbara do Oeste, SP, para onde seria levado o filosofado carmelitano.

Lá eles assumiram a paróquia Nossa Senhora Aparecida, depois de um certo tempo, ficou resolvido que o filosofado não iria mais para lá, mas as raízes carmelitanas foram plantadas na cidade ao criar a Irmandade Carmelitana do Escapulário.

Frei Tadeu trabalhou muitos anos em Paracatu ao lado de Dom Raimundo, ficando depois revezando suas mudanças entre o convento de Itu,  a Igreja de Santa Teresa no Itaim Bibi e o convento de São Paulo, onde passou seus últimos dias e granjeou muitas   amizades, especialmente como capelão auxiliar do Hospital Sírio Libanês, trabalho pelo qual se apaixonou.

Frei Tadeu apresentou enfraquecimento há anos, colocou marca passo e melhorou temporariamente.  Sem sofrer muito mas bem assistido pelos confrades, este carmelita partiu querido por todos. Brincava com o futuro.  Quando Interrogado sobre sua saúde dizia: É, quase que fui, mas não foi ainda a minha vez. Agora foi, num sábado, dia dedicado a Nossa Senhora, não haveria dia melhor para um devoto carmelita chegar na Casa  da Mãe para habitar no Coração amoroso do Pai ?

Se frei Tadeu não chegar logo lá, nós vamos demorar muito mais, porque ele é um justo.

Descanse em Paz , Tadeu amigo, porque a Paz é a morada dos mansos e humildes de coração.

Frei Felisberto, seu amigo de muitos anos.