JOSÉ ANTONIO VARELA VIDAL DEPOIMENTOS

Zenith - 24 de julho de 2020). Havia um jornalista na Igreja que morreu assassinado no campo de concentração de Dachau, no meio da Segunda Guerra Mundial. Seu maior crime: opor-se a que os jornais holandeses fossem parametrizados durante a invasão do nazismo. E ele fez essa afirmação também na qualidade de frade carmelita, professor e educador de jovens. Nós nos referimos ao abençoado e mártir, Tito Brandsma.

Na ocasião de sua festa, em 27 de julho, para aprender mais sobre seu processo de canonização e as características exemplares de sua figura para os tempos atuais, Zenith conversou com o padre espanhol Fernando Millán Romeral, Carmelita, vice. Postulador da causa desde março passado.

 

zênite : Você acabou de assumir o posto de postulador pela causa da canonização do Beato Titus Brandsma. Quais são seus planos imediatos para tê-lo como santo?

Padre Millán: Assumi essa comissão alguns meses depois de terminar como prior geral da Ordem em setembro de 2019 e, portanto, quando o processo já estava bem avançado. Devemos continuar a espalhar seu testemunho e sua mensagem para o nosso tempo, porque esse é, em última análise, o presente dos santos para a Igreja. Nesse sentido, em coordenação com nossa Postulação Geral em Roma, incentivo e divulgo algumas iniciativas, promovo traduções e publicações e, além disso, estou preparando uma nova biografia em espanhol com um aparato crítico e com referências a autores clássicos do mundo da concentração.

 

zênite : O que você pode nos dizer sobre os supostos milagres atribuídos à sua intercessão?

 Padre Millán : Embora tenha havido vários casos, há um suposto milagre que está em fase de estudo pela congregação do Vaticano e este é um processo muito detalhado e preciso que requer tempo. Este é um carmelita dos Estados Unidos que teve câncer de pele muito avançado. Todos os paroquianos de sua paróquia foram confiados ao Beato Tito e, após mais de dez anos, ele continua muito bem. Esta é a última fase de um processo que já dura muitas décadas porque, de certa forma, foi pioneira, pois é o primeiro caso que foi abordado como um martírio do nacional-socialismo. Houve alguns casos anteriores de vítimas do nazismo (padre Kolbe), mas seu processo foi realizado como uma causa de virtudes heróicas.

 

zênite : Por que o mundo atual se beneficiaria da figura e da mensagem do Bem-aventurado Tito, se ele fosse definitivamente incorporado ao livro dos santos da Igreja?

Padre Millán: Bem, além do profundo aspecto espiritual, teológico (intercessão, comunhão dos santos, culto público universal etc.), penso que a figura de Tito Brandsma constitui um chamado à reconciliação, à solidariedade com os minorias (recusou-se a obedecer a certas normas contra crianças judias nas escolas carmelitas), um chamado a encontrar nesta sociedade muito dividida e crespa. Além disso, nestes tempos dolorosos em que estamos vivendo a pandemia, seu testemunho de esperança em uma situação terrível como a em que ele viveu é realmente inspirador. Não era apenas um otimismo psicológico (que ele também tinha), mas uma esperança, digamos teológica, uma total confiança em Deus, precisamente quando tudo parece nos contar sobre sua ausência.

 

zênite : A sociedade é dura e há muita divisão ...

Padre Millán: Acho que seu testemunho é muito atual em favor da reconciliação. Pense - para dar apenas um exemplo - que um de seus últimos escritos, já na prisão, sobre por que os holandeses se opunham ao nacional-socialismo termina com uma bênção da Holanda e da Alemanha, para que “esses dois povos andem novamente paz e liberdade ... ”.

 

zênite : Na família Carmelita, você estuda profundamente a vida do padre Brandsma. Você pode definir duas características que mais o impactaram em sua biografia?

Padre Millán: Além do que acabei de indicar, destacaria sua profunda espiritualidade, não apenas teórica (como professor, ele era especialista no misticismo da Renânia Flamenga, bem como na obra e doutrina de Santa Teresa de Jesus), mas vital e existencial. Embora ele fosse muito discreto em relação à sua vida pessoal interior, ele transcende nos momentos dramáticos dos campos de concentração pelos quais ele passou. Como João Paulo II indicou na homilia da beatificação: "esse heroísmo não é improvisado", é fruto de uma rica vida interior.

 

zênite : Isso ainda afeta hoje ... e a outra característica?

Padre Millán: Eu destacaria sua capacidade de diálogo, de compreensão. Ele era um homem ecumênico no sentido mais profundo e mais bonito da palavra e não apenas na teoria, mas nas altas e muito delicadas responsabilidades que exercia, como reitor da Universidade Católica de Nijmegen ou como delegado do episcopado holandês à imprensa. Não era fácil viver esse espírito de escuta e reconciliação naquela Europa febril e conturbada.

 

zênite : Em seu livro, você apresenta o mártir carmelita como uma "figura poliédrica". Como entender sua versatilidade?

Padre Millán: Tito Brandsma tinha uma enorme capacidade de trabalho, à qual se entregou com grande generosidade. Talvez essa seja a chave para entender a diversidade de tarefas às quais ele se dedicou: professor universitário, reitor, conferencista, tradutor e acadêmico, fundador de escolas, jornalista profissional e teórico do papel do jornalismo e muitas outras coisas além de uma intensa trabalho pastoral, muito pessoal, muito direto (nos moldes do Papa Francisco). Se fosse dada uma explicação, arriscaria dizer que a vida dele (apesar da aparente dispersão) tinha um significado integrador. De fato, às vezes me lembra Viktor Frankl, o famoso psicólogo que também passou por campos de concentração.

 

zênite : Poucos sabem que sua morte trouxe a conversão da enfermeira que o executou com uma injeção letal ...

Padre Millán: De fato, a enfermeira que lhe deu a injeção de ácido fênico, declarada sob o nome fictício de Tizia no processo de beatificação. Embora sua figura seja um tanto misteriosa e controversa (no meio daquele ambiente sórdido de depravação, de experimentos com humanos e da morte), seu testemunho é muito impressionante, pois mostra a estatura humana e espiritual do padre Tito, mesmo em seus últimos momentos.

 

Zenit : Como o padre Tito Brandsma, hoje os jornalistas sofrem censura, perseguição e morte. Com que atitude os abençoados assumiram isso e que lição ele deixou para o mundo da imprensa?

Padre Millán: Não se deve esquecer que Tito Brandsma era um jornalista profissional, que conseguiu publicar um jornal que hoje classificávamos como “generalista” ( De Stad Oss Niewsblad ) e que possuía o cartão internacional de jornalista. Além disso, em várias ocasiões, ele refletiu muito seriamente sobre o papel da imprensa católica na sociedade moderna. De fato, ele morreu defendendo a independência da mídia católica contra a manipulação e a barbárie nazistas: ele se opôs aos jornais católicos que publicavam propaganda nacional-socialista. Eu acho que é um testemunho maravilhoso e atual para nossas notícias falsas e tempos pós - verdade .

 

zenit : Percebe-se, então, que sua figura pode abrir espaço para si na vida dos jornalistas ...

Padre Millán: A Organização Inter Cristã da Mídia (ICOM), com sede em Genebra, concede a cada três anos um prêmio com o nome de “Titus Brandsma Award” a jornalistas ou instituições que se destacaram na defesa da ética jornalística, de direitos humanos ou liberdade de expressão. Um belo tributo ao bem-aventurado Tito de seus colegas. Fonte: https://es.zenit.org