
Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.
Capítulo Provincial. De 27-31 em Campos do Jordão, São Paulo.
Na missa de abertura do Capítulo Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias nesta segunda-feira 27, o Superior Geral da Ordem do Carmo, Frei Míceál O'Neill, O. Carm., disse que; “Um Capítulo Geral ou Provincial, é um momento de comunicação e celebração”. Ele ainda acrescentou que “Maria, através do silêncio no encontro com o Anjo, nos ensina a verdadeira comunicação”.
A primeira afirmação do nosso superior é bastante clara para todos nós que, seja através do Retiro Provincial, ou da Assembleia Anual da nossa Província, nos encontramos para celebrar e nos comunicar, afinal, somos de diferentes estados e regiões do Brasil e quando nos encontramos queremos falar as novidades, contar piadas e saber das últimas novidade da paroquia ou do convento.
Já a segunda afirmação, em um primeiro momento é difícil visualizar esta comunicação a partir do silêncio mariano. Digo em um primeiro momento porque a nossa espiritualidade presa pela contemplação e pelo silêncio e, quem vive tagarelando, fica difícil transmitir a verdadeira comunicação que liberta. A questão não é falar e falar, mas silenciar e silenciar para saber o que fala.
Portanto, é no silêncio comunicativo de Maria com Anjo que iremos aprender a nos comunicar verdadeiramente em um mundo contaminado pelas palavras- e palavras vazias- que destrói relações e comunidades. E tenho dito!




