Reunião da Família Carmelita, Ordem do Capítulo Geral de Carmen, 24 de setembro de 2019

 

Em 24 de setembro, o Capítulo Geral recebeu a Família Carmelita. A Eucaristia presidiu a Preposição Geral dos Carmelitas Descalços, Pe. Saverio Cannistrà, OCD e dirigiu a reflexão intitulada: "A transmissão do carisma". Foi apresentado pelo Pe. Fernando Millán, O.Carm., Sublinhando a excelente colaboração que se desenvolveu entre as duas Cúrias Gerais nos últimos anos.

O padre Saverio lembrou-nos que o diálogo entre o professor e o discípulo é o método de transmissão do carisma. Um a um. A vida religiosa, desde os tempos antigos, expressa sua vitalidade na relação professor e discípulo. As palavras dos pais e mães do deserto sempre começam com uma pergunta do discípulo. E a palavra oferecida é uma palavra vivida, experiente e, portanto, provocativa. O professor é o 'coração' que guarda a 'memória'. Sem diálogo e encontro, a nova geração recebe palavras infecciosas. A paternidade espiritual consiste na transmissão da vida. O velho transmite não o que sabe, mas o que é. A força da transmissão está na qualidade do seu ser. O que irradia é algo novo, não apenas teórico. A transmissão de conhecimento é importante apenas em um primeiro nível, porque 'você não ama o que não sabe'. O segundo nível iria além da informação: transmitir vida. Um terceiro nível seria articular, através da internalização, uma série de exercícios (incluídos em nossa Regra e Constituições), que moldam um estilo de vida. O discípulo perguntou a Antônio, o Grande: - “Por que agora os monges não têm palavras para oferecer? - O professor responde: "Porque as crianças não sabem mais ouvir." No entanto, levantou uma questão adicional à Família Carmelita para reflexão: "Podemos descarregar a culpa apenas nas crianças ou talvez os pais também não possam falar?" uma série de exercícios (incluídos em nossa Regra e Constituições), que moldam um estilo de vida. O discípulo perguntou a Antônio, o Grande: - “Por que agora os monges não têm palavras para oferecer? - O professor responde: "Porque as crianças não sabem mais ouvir." No entanto, levantou uma questão adicional à Família Carmelita para reflexão: "Podemos descarregar a culpa apenas nas crianças ou talvez os pais também não possam falar?" uma série de exercícios (incluídos em nossa Regra e Constituições), que moldam um estilo de vida. O discípulo perguntou a Antônio, o Grande: - “Por que agora os monges não têm palavras para oferecer? - O professor responde: "Porque as crianças não sabem mais ouvir." No entanto, levantou uma questão adicional à Família Carmelita para reflexão: "Podemos descarregar a culpa apenas nas crianças ou talvez os pais também não possam falar?"

Em seguida, a irmã tomou a palavra. Elena Font, freira de fechamento contemplativa, Sr. Celia, religiosa carmelita brasileira das Irmãs Missionárias Carmelitas de Santa Teresa do Menino Jesus e Francisco Javier Berna e Sra. Sabrina Rubio, casamento dos leigos carmelitas. Cada um apresentou sua experiência pessoal de seu estado sobre o tema do Capítulo Geral.

À tarde, foi plantada uma oliveira, um memorial deste Capítulo Geral 2019, como foi feito em 2001. Pe. Mario Alfarano, O.Carm., Delegado para as freiras, comunidades e institutos de 'eremita' afiliados a a Ordem, expôs a situação global da Ordem. Ele ressaltou que a Família Carmelita tem um exército de testemunhas que podem transmitir, de acordo com seu estilo de vida, o carisma carmelita em todo o mundo. Em seguida, o prior geral, P. Míceál O'Neill, O.Carm., Apresentou o status atual dos leigos carmelitas e convidou todos os membros da Família Carmelita a participar do trabalho dos grupos e discutir quatro perguntas:

1- Qual a sua experiência com a Família Carmelita?

2- O que você espera da Família Carmelita?

3- Que dificuldades temos que superar para cumprir a missão da Família Carmelita?
4- O que você gostaria de dizer aos outros membros da Família Carmelita?

Pe. Santos e Félix de Venezuela, tiveram um espaço durante o Capítulo, antes de orar vésperas, para poder dirigir algumas palavras aos capitulares e explicar a situação, a corrente e a crise pela qual a Venezuela está passando e como isso afeta para a vida das comunidades carmelitas.

O dia terminou, depois do jantar, com um momento de recreação comunitária, onde cada grupo linguístico participou com músicas e danças. O grupo espanhol (frades, freiras e leigos) encantou o resto da família carmelita cantando uma adaptação carmelita da Salve Rociera. Fonte: https://www.carmelitas.es