Em 23 de setembro, após o intervalo de domingo, no qual os capitulares visitaram o Castel Gandolfo, local emblemático de aposentadoria dos papas e antiga residência do imperador Domiciano, os trabalhos capitulares foram retomados.

A manhã foi moderada pelo padre Desiderio García, O.Carm., Iniciando o trabalho com a proclamação do Evangelho do dia e com o convite para viver como filhos da luz. Começamos a votar nas últimas propostas sobre as Constituições e iniciamos o estudo e votação das relacionadas a questões governamentais, comissões internacionais, propostas sobre as realidades da Europa, coordenação de novas fundações, treinamento, cultura, identidade carmelita, justiça e justiça. paz e proteção da criação, liturgia e economia carmelitas.

De manhã, membros da Família Carmelita começaram a chegar. O Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom José Rodríguez Carballo, OFM. Ele parabenizou o prior geral, as guildas capitulares e os membros da família carmelita. Agradeceu a estreita colaboração que a Congregação desenvolveu durante esses últimos anos com a nossa Ordem.

Durante sua homilia, ele se concentrou na figura do profeta Elias como uma figura muito atual e inspiradora de nosso carisma e espiritualidade, destacando três verbos que moldam a vida do profeta: levante-se, coma e ande.

1- " Levante-se". Como um antídoto para a demissão, que ele descreveu como um verdadeiro veneno da vida religiosa.

2- "Coma". Voltando às fontes, vivendo fielmente nossa tradição, como o Papa Francisco nos lembrou em sua mensagem, a fim de nos abrirmos para o futuro.

3- Andar. Com um coração indiviso, juntos, evitando as insidias que criam divisão e quebram a comunhão no essencial.

Mons. Carballo, mais tarde, parabenizou e agradeceu às freiras contemplativas que estavam participando da celebração. Enviou, através deles, uma cordial saudação de todos os CIVCSVA a todos os mosteiros das freiras carmelitas, sublinhando o interesse e o amor que a Congregação manifesta pela vida monástica feminina. Eles participaram conosco da Eucaristia e da comida, Sabrina e Berna, leigos carmelitas que trabalham com os grupos JUCAR. À tarde, o capítulo continuou. Fonte: https://www.carmelitas.es