INSTRUMENTUM LABORIS

“Vós sois minhas testemunhas” (Is 43,10); de geração em geração: chamados a ser fiéis ao nosso carisma carmelita

 

INTRODUÇÃO:

Em uma ocasião, uma freira trapista foi questionada sobre sua comunidade, e ela respondeu: “Eu não teria escolhido viver com essas mulheres, mas Deus as escolheu para morar comigo”. Nos oitocentos anos da nossa existência carmelitana, Deus escolheu muitas pessoas santas, e às vezes não tão santas, para viver “no dom de Jesus Cristo”. Nós somos parte dessa longa história, que continua.

A escolha vem, em primeiro lugar de Deus. “Eu vos escolhi.” Neste momento da história, na contínua saga da nossa existência como Ordem religiosa, paramos mais uma vez no tempo do capítulo para refletir, avaliar, discernir, contextualizar e situar a nós mesmos e a nossa missão neste século XXI do Senhor.

Muitas vezes, refletindo sobre o nosso modo de vida, é feita referência à comunidade primitiva de Jerusalém (Hb 2, 44-47). Constantemente, ao recordarmos este texto fundacional da vida comunitária cristã, somos convidados a retornar às fontes de nosso estilo de vida em comunidade e aos “poços” que usamos para satisfazer os desejos mais profundos que temos dentro de nós mesmos. Em 1971, o escritor espiritual Thomas Spidlik, S.J., escreveu maravilhosamente sobre essa comunidade primitiva:

“Desde o começo, eles estavam conscientes de serem os novos profetas de Deus, chamados a povoar a terra e liderar a raça humana em direção aos ‘últimos tempos’. Seu estilo de vida era escandaloso. O individualismo foi proibido; sua vida era comunitária; a propriedade privada, em muitos casos, desapareceu; proclamavam a Boa Nova da Salvação com um testemunho jubiloso e simples, regozijando-se nas perseguições que sofriam por causa de Jesus e perdoando seus inimigos... Esse grupo vivia de acordo com a doutrina do amor. Tudo estava subordinado ao amor entre os cristãos e ao seu amor a todos. Ouvindo a Palavra, o uso do dinheiro, a fração do pão, a criação de ministros, as visitas entre os cristãos e suas saídas missionárias, tudo, qualquer decisão, tinham o amor como paradigma. Foi assim que os cristãos começaram a criar a face da Igreja. ‘Feitos’ pela Igreja, ‘fizeram’ a Igreja” [1].

O fato de unir os membros foi e é um ato de amor ao Deus Vivo, e assim, nosso capítulo é muito mais do que um ato jurídico, pois trata-se de nos abrir ao Espírito daquele amor que se aproxima sobre a assembleia da nossa realidade presente. O documento oficial sobre formação na Ordem (RIVC) começa precisamente com este tema do amor:

“Deus «amou-nos primeiro» e chamou-nos a participar na comunhão trinitária. Fazendo a experiência do seu amor, reconhecemos o seu chamamento. Movidos pelo Espírito, escutamos a Palavra de Cristo, que é o Caminho que nos conduz à Vida. Seguindo as suas pegadas, pomo-nos a caminho, confiantes no amor misericordioso de Deus, em direção ao cume do Monte Carmelo, lugar do encontro com Deus e da transformação n’Ele” [2].

Nossas Constituições nos dizem que um Capítulo Geral é “o principal sinal de unidade da Ordem na sua diversidade. É o encontro fraterno, no qual refletimos comunitariamente para nos mantermos fiéis ao Evangelho e ao nosso carisma e sensíveis às necessidades dos tempos e dos lugares. Através do Capítulo geral, toda a Ordem, deixando-se guiar pelo Espírito do Senhor, procura conhecer, num determinado momento da história, a vontade de Deus para um melhor serviço à Igreja” [3].

O tema escolhido para o Capítulo Geral de 2019 é: “Vocês são minhas testemunhas (Is 43, 10); de geração em geração: chamados a sermos fiéis ao nosso carisma carmelita.” Este tema fornece uma continuidade com o último Capítulo Geral e com a Congregação Geral de Fátima, de 2016. Sua essência é retirada do artigo 21 das Constituições de 1995. Relaciona-se com o nosso serviço entre as pessoas e enfatiza três ideias principais para que o Capítulo leve em conta sobre os desafios que nos esperam nos próximos anos: a fidelidade ao nosso carisma carmelita; continuidade com as gerações passadas que ouviram o mesmo chamado; e o desafio de dar testemunho às gerações presentes e futuras. Como indicado no número 21 das Constituições, deve haver uma abertura e um desejo de ouvir o mundo, “dispostos a acolher os desafios da história e a dar respostas autênticas de vida evangélica com base no próprio carisma”. O profeta Isaías (43, 10) diz: “Vocês são minhas testemunhas”, meus servos escolhidos, compreendendo e sabendo que “Eu sou o Senhor” [4].

Este tema destaca três pontos específicos a serem abordados: nossa TRADIÇÃO, o TESTEMUNHO que nossa vida dá ao mundo e o DESAFIO que temos diante de nós, agora que estamos nos movendo para os próximos seis anos. Abaixo estão alguns pensamentos para suscitar o diálogo, individualmente, nas comunidades e nas Províncias.

Talvez seja a hora, neste ano do Senhor 2019, de nos reunirmos para celebrar as fontes de nossa inspiração; para ouvir mais uma vez o que o Senhor Deus nos diz, como fez com Elias: “Por que você está aqui?” Nosso chamado para o Carmelo é a escolha de Deus, mas também é nossa, pois escolhemos responder! Haverá algumas opções a serem tomadas durante o Capítulo, especialmente no que diz respeito às modificações das Constituições de 1995, que devem partir das respostas fundamentais e iniciais dadas à nossa vocação religiosa. As opções atuais são baseadas em uma sucessão de escolhas feitas por nós e por gerações anteriores ao longo da história do Carmelo.

Temos de reservar tempo nas nossas comunidades para discutir as implicações do tema do nosso Capítulo, para que os delegados estejam conscientes desses pensamentos e sentimentos em todo o mundo. Tendo pelo menos três reuniões com a comunidade, enriquecidas pela oração e reflexão pessoal, podemos avançar para encontrar um modelo de como podemos viver hoje o nosso modo de vida carmelita - que seja genuinamente fiel à nossa tradição -, de modo que o dom que é o Carmelo possa dar testemunho ao mundo em que vivemos que somos verdadeiramente "uma fraternidade contemplativa no meio do povo"?

 

Nossa oração

Senhor, Vós nos escolhestes e chamastes cada um de nós à terra do Carmelo para sermos testemunhas do seu amor de geração em geração. Em Vós colocamos a nossa confiança, sabendo que, com o profeta Elias, podemos proclamar que o Senhor é o Deus verdadeiro, buscando a face deste Deus vivo no coração do mundo.

Que o vosso Espírito de amor nos guie ao Vosso futuro, para que, como nos velhos tempos junto à fonte do Monte Carmelo, os irmãos e irmãs da Ordem, mais uma vez, sejam renovados para uma vida verdadeira e para sua missão.

Em solidariedade com a família Carmelita, pedimos que o nosso próximo Capítulo Geral, sob a proteção da Mãe de Deus, seja abençoado pela fidelidade ao Vosso Evangelho, dando uma verdadeira resposta evangélica ao nosso chamado em meio do nosso povo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém