Frei Carlos Mesters, O. Carm. 

(Meditação pessoal ou comunitária, por Frei Petrônio de Miranda, O. Carm) 

 

Como irmãos e irmãs da mesma família somos todos iguais, e formamos juntos a Família Carmelitana: homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e idosos, frades e freiras, religiosos e religiosas, monges e monjas, sacerdotes e leigos.

A própria Regra de Santo Alberto nos inclui todos e todas, quando diz no prólogo “Muitas vezes e de muitas maneiras os Santos Padres estabeleceram como cada um, qualquer que seja o estado de vida a que pertença ou qualquer que seja o modo de vida religiosa que tenha escolhido, deve viver em obséquio de Jesus Cristo e servi-lo fielmente com coração puro e consciência serena”  Todos temos em comum a mesma vontade de viver a fraternidade em obséquio de Jesus Cristo e “servi-lo fielmente com coração puro e consciência serena”.

 

O Símbolo do Escudo que nos define

O Escudo do Carmo simboliza nossa pertença à Família Carmelitana. É a nossa carteira de identidade espiritual, o distintivo visível que carregamos na roupa. O Escudo traz as três estrelas-guia do Carmelo: Elias, Maria e Eliseu.

As palavras ao redor expressam nossa maneira carmelitana de viver “a fraternidade em obséquio de Jesus Cristo”: oração, fraternidade, missão profética. Quando oração e fraternidade se unem, nasce a ternura. Quando fraternidade e missão profética se unem, elas geram a solidariedade. Quando missão profética e oração se unem, a pessoa lutará pela justiça. Na origem de tudo: a contemplação, a mística.

 

A estrela do Profeta Elias:

“Vivo é o Senhor, em cuja presença estou!” (1Rs 17,1). A frase de Elias: “O zelo por Javé dos Exércitos me consome”, indica o ardor com que ele se engajava pela causa de Deus.

A estrela de Maria, a Mãe de Jesus:

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38). As doze estrelas que envolvem a mulher do Apocalipse (Apoc 12,1), trazem à memória tudo que Maria fez para encarnar a Palavra de Deus em sua vida.

 

A estrela do profeta Eliseu:

“Eliseu levantou-se, seguiu Elias, e se colocou a seu serviço” (2Reis 19,21). O seu pedido para ter uma dupla porção do espírito de Elias revela a consciência que tinha de ser o sucessor do profeta (2Rs 2,9). As três estrelas indicam como devemos viver a fraternidade em obséquio de Jesus Cristo. Que é o tema deste nosso Congresso da Ordem Terceira do Carmo.

 

Para Meditação pessoal ou comunitária.

1-Na Ordem Terceira do Carmo- E na Espiritualidade Carmelitana- a Fraternidade não é apenas uma oração, um rito ou uma leitura espiritual, mas o nosso objetivo de vida. O que fazemos para colocar em prática este ideal?

2-O Escudo da Ordem do Carmo- Nossa Senhora, Elias e Eliseu- simbolizam a riqueza espiritual fraterna da nossa caminhada. O que podemos destacar destas três personagens bíblicas?

3-Fraternidade é diálogo, respeito, ajuda mútua, correção fraterna, amor, perdão e festa. O nosso sodalício preza por estes valores?