(Com a Missa)

Frei Carlos Mesters, O. Carm

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

 

Tema: A Partilha da viúva

Comentário

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas nesta segunda noite do Tríduo de Santo Elias. Hoje, vamos olhar para a misericórdia de Elias- Pai e Guia do Carmelo- a partir do gesto de solidariedade na casa de uma pobre viúva.

A seca prolongada de mais de três anos provocou fome. O córrego Carit, onde Elias estava, secou. Ficou sem água. Deus mandou que Elias fosse para Sarepta na terra de Sidônia, onde uma viúva cuidaria da sua comida. Mas por causa da seca, na casa da viúva só tinha sobrado um pouco de farinha e de azeite. Nada mais! Ela disse a Elias que ia fazer uns pãezinhos para si mesma e o filho e depois esperar a morte chegar.

Mesmo sendo difícil, Elias insiste na partilha: "Faça primeiro um pão para mim, e depois você fará o pão para você e seu filho!" Ela obedeceu. Partilhou com Elias o pouco que tinha. A partilha garantiu a sobrevivência dela mesma, do filho e de Elias. Se houvesse partilha no Brasil, não haveria fome nem faminto, e sobraria comida para muita gente de outros países. O povo diz até hoje: "Pobre não deixa pobre morrer de fome!"

De pé, vamos receber o presidente da celebração (........ ), os ministros da eucaristia, os leitores e coroinhas louvando ao nosso Bom Deus que manifestou em Elias a favor da pobre viúva da sua época e em nosso dia-a-dia. Cantemos!  

 

Oração da coleta

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do

Espírito Santo.

 

Primeira leitura. (1Reis 17,7-16)

7Depois de certo tempo, a torrente secou, porque não chovia mais na terra. 8Então a palavra de Iahweh lhe foi dirigida nestes termos: 9"Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence à Sidônia, e lá habitarás. Eis que ordenei lá, a uma viúva, que te dê o sustento." 10Ele se levantou e foi para Sarepta. Chegando à porta da cidade, eis que estava lá uma viúva apanhando lenha; chamou-a e disse: "Por favor, traze-me num vaso um pouco d'água para eu beber!" 11Quando ela já estava indo para buscar água, ele gritou-lhe: "Traze-me também um pedaço de pão na tua mão!" 12Respondeu ela: "Pela vida de Iahweh, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos, vou preparar esse resto para mim e meu filho; nós o comeremos e depois esperaremos a morte." 13Mas Elias lhe respondeu: "Não temas; vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com o que tens um pãozinho e traze- mo; depois o prepararás para ti e para teu filho. 14Pois assim fala Iahweh, Deus de Israel: A vasilha de farinha não se esvaziará e a jarra de azeite não acabará, até o dia em que Iahweh enviar a chuva sobre a face da terra." 15Ela partiu e fez como Elias disse e fizeram uma refeição ele, ela e seu filho: 16A vasilha de farinha não se esvaziou e a jarra de azeite não acabou, conforme a predição que Iahweh fizera por intermédio de Elias. Palavra do Senhor

 

Salmo de meditação (Sl 119,29-32)

Imitar o profeta Elias que meditava dia e noite na lei do Senhor

 

Refrão. Quero meditar dia e noite na lei do Senhor

1-Afasta-me do caminho da mentira, e gratifica-me com tua lei. Eu escolhi o caminho da verdade, e me conformo às tuas normas.

2- Eu me apego aos teus testemunhos, Senhor, não me deixes envergonhado. Eu corro no caminho dos teus mandamentos, pois tu alargas o meu coração.

3-Indica-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos, eu quero guardá-lo como recompensa. Faze-me entender e guardar tua lei, para observá-la de todo o coração.

 

Leitura do Evangelho: Marcos 12,41-44

Jesus elogia a partilha da viúva no Templo

41E, sentado frente ao Tesouro do Templo, observava, como a multidão lançava pequenas moedas no Tesouro, e muitos ricos lançavam muitas moedas. 42Vindo uma pobre viúva, lançou duas moedinhas, isto é, um quadrante. 43E chamando a si os discípulos, disse-lhes: “Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. 44Pois todos os outros deram do que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver”.

 

Pensamentos para a Homilia

2º Dia: 1Reis 17,7-16: Insistir na partilha e estar com os pobres

 

1 Reis 17,7-16.  A partilha da viúva

Por causa da seca demorada de mais de três anos, na casa daquela viúva só sobrou um pouco de farinha e de azeite. Nada mais! Era para ela fazer uns pãezinhos para si mesma e para o filho e depois morrer. Ela disse a Elias: "Vamos comer e ficar esperando a morte". Mesmo sendo difícil, Elias exige que ela faça a partilha do pouco de pão de ela dispunha para sobreviver. Ele diz com uma certa dureza: "Faça primeiro um pão para mim, e depois você fará o pão para você e seu filho!" Isto significa que devemos reaprender a partilha como um dos fundamentos indispensáveis da vida em comunidade. É a falta de partilha que até hoje gera a injustiça no mundo. A partilha garantiu a sobrevivência para a viúva e o filho naquela época de seca e de penúria. A partilha é a raiz da vida em comunidade. Se houvesse partilha no Brasil, não haveria fome nem faminto e sobraria comida para muita gente de outros países. O povo diz até hoje: "Pobre não deixa pobre morrer de fome!" Jesus elogiou a outra viúva que depositou duas pequenas moedas no cofre: Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos os outros que depositaram moedas no Tesouro. Porque todos depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva na sua pobreza depositou tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver (Mc 12,43-44).

 

LADAINHA DE SANTO ELIAS.

Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 17 de julho-2019.

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Tende piedade de nós.

Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!

São José Patrono do Carmelo. Rogai por nós!

Santo Elias Pai e guia do Carmelo. Rogai por nós!

Que foste nutrido por um corvo no deserto. Intercedei por nós!

Santo Elias Pai dos eremitas. Rogai por nós!

Que perseverante na contemplação da lei do Senhor. Rogai por nós!

Santo Elias modelo de justiça. Rogai por nós.

Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor. Intercedei por nós!

Santo Elias propagador da verdade. Rogai por nós!

Que pela vossa oração abristes o céu e conseguistes a chuva. Rogai por nós!

Santo Elias protetor das viúvas. Rogai por nós!

Que fostes apaixonado pelo zelo do Senhor Deus. Intercedei por nós!

Santo Elias precursor de Cristo. Rogai por nós!

Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor. Rogai por nós!

Que caminhastes pelo deserto até a montanha de Deus. Rogai por nós!

Santo Elias zeloso defensor do culto do Deus único. Intercedei por nós!

Que vos compadecestes da viúva de Sarepta. Rogai por nós!

Que defendestes Nabot um homem temente a Deus, Rogai por  

Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração. Rogai por nós!

Santo Elias defensor dos pobres e perseguidos. Intercedei por nós!

Santo Elias mestre dos profetas. Rogai por nós!

Santo Elias defensor do verdadeiro Deus no Monte Carmelo. Rogai por nós

Santo Elias perseguido por causa da justiça. Rogai por nós

Santo Elias inspiração da Igreja em saída. Intercedei por nós

Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra. Rogai por nós!

Que pelo Senhor Deus fostes consolado na noite escura. Rogai por nós!

Santo Elias arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo. Rogai por nós!

Santo Elias intercede a Deus Pai pelos desempregados. Intercedei por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Perdoai-nos Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Tende piedade de nós!

Padre: Rogai por nós, santo Elias, nosso Pai e Guia do Carmelo.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém

 

Oração.

Deus eterno e onipotente, que concedestes a Santo Elias, vosso profeta e nosso pai espiritual, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória. Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

Oração sobre as ofertas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

PREFÁCIO

O Profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus.

Demos graças ao Senhor nosso Deus.

É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vós suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glória, manifestasse a vossa omnipotência e a vossa misericórdia. Ele caminhou sempre na vossa presença e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfiguração, para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz:

Santo, Santo, Santo.

 

Depois da Comunhão: Invocação Eliana-Mariana

 

Padre: Falou Elias para o seu servo:

Todos: Sobe a montanha, olha para o mar!

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Cobriu-se o céu de densas nuvens...

Todos: Foi muita chuva a desabar

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: E a terra deu o mais novo fruto

Todos: Nasce de uma Virgem, Aquele que vem salvar!

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Rogai por nós Virgem Bendita!

Todos: Ó Padroeira dos Carmelitas! 

 

OREMOS

Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Antífona da comunhão (1Rs 19, 8)

Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.

 

Depois da Comunhão (Final)

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém