Tema: A devoção ao Escapulário.

-Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro-

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

Convento do Carmo, 4 de julho-2019

1º Dia

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao primeiro dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A Partir de hoje, vamos percorrer os nove dias com Maria- a Mãe dos Carmelitas e nossa.

Neste ano, vamos refletir sobre a devoção ao Escapulário. Espiritualidade esta que tem no prior geral da Ordem do Carmo, São Simão Stock, toda espiritualidade mariana.

Ele nasceu na Inglaterra, no Condado de Kent, em 1165. Logo que aprendeu a falar encontravam-no rezando diante das imagens da Virgem Maria. Aos 12 anos, desejou a vida consagrada a Deus, mas seus pais não lhe permitiram. Consolado e animado pelas palavras da Virgem Mãe de Deus, partiu para a solidão, escolhendo por habitação a concavidade do tronco de uma árvore: e deste fato lhe veio o sobrenome de “Stock” que significa “tronco”. Mais tarde, abandonou a solidão e completando seus estudos foi ordenado sacerdote.

Em 1245, foi eleito Geral da Ordem. Alcançou de Sua Santidade, o papa Inocêncio IV, três Breves honoríficos para a Ordem. Como nessa época desejassem anular o título de Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria, estando em oração na noite de 15 para 16 de julho, pediu a Santíssima Virgem que concedesse à sua Ordem um sinal que a distinguisse e defendesse.

A Santíssima Virgem apareceu-lhe tendo nas mãos o hábito da Ordem e lhe disse: “Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer com ele não padecerá o fogo eterno”. Ele Faleceu em 16 de maio de 1265, tendo passado toda sua vida no serviço da Santíssima Virgem Maria.

É com esta bonita devoção carmelitana, que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

2º Dia

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao segundo dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

O Escapulário do Carmo é um Sacramental muito simples e a nossa vida religiosa deve ser também muito simples como simples foi a vida de Nossa Senhora, venerada através do Escapulário! Deus não nos chama para coisas maravilhosas! Jesus quer que nós sejamos humildes; “aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” disse Jesus! A simplicidade e a humildade de nossa vida devem caracterizar-se pelo cumprimento fiel de nossos deveres cotidianos e fazer tudo com amor; tudo quanto fazemos com amor é grande perante Deus!

Com o Escapulário em frente, no peito, olhando para o futuro, para o nosso destino eterno, devemos animar-nos e não cruzar os nossos braços e descansar; pelo contrário, como Jesus nos ensinou, devemos amar a Deus e manifestar este amor fazendo o bem aos nossos semelhantes, exatamente porque somos uma imagem de Deus!

E com o Escapulário nas costas, devemos também olhar para trás, isto é, para o nosso passado! É bom meditar sobre a História da Salvação e ver a Misericórdia de Deus sobre o seu povo no Antigo Testamento e bem interpretar a vida de Cristo e a vida da Igreja! Meditar também na minha própria vida, na minha história para ver o que sou e o que poderia ter sido se tivesse cooperado com a Graça de Deus!

É com este compromisso a partir do Escapulário, que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

3º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao terceiro dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

O Profeta Elias, que veneramos como o Inspirador de nossa Ordem do Carmo, antes de ser arrebatado ao céu entregou o seu manto a seu discípulo o Profeta Eliseu, que devia ser o seu sucessor; lá está na Bíblia: “O espírito de Elias repousou sobre Eliseu” (2 Reis, 14)!

Assim recebendo o Escapulário do Carmo, recebemos também algo do espírito de Maria: “Eis a serva do Senhor”! O Escapulário do Carmo é uma veste igual para todos, é um símbolo que significa: perante Deus e nossa Mãe Maria Santíssima, somos todos iguais; somos todos irmãos e irmãs; ninguém se julgue superior aos outros!

E sob o olhar de Nossa Senhora, a mulher do Proto – Evangelho, do Gênesis, devemos nos empenhar na luta pelo restabelecimento do Reino de Deus e fazer todo o possível para que haja entre nós uma verdadeira Fraternidade – A Fraternidade Carmelitana!

O Escapulário, sinal – símbolo da minha Confraternidade; esta é a piedosa tradição das palavras de Maria na visão de São Simão Stock a 16 de julho de 1251!

É com esta missão mariana a partir do Escapulário, que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

4º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao quarto dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A Devoção do Escapulário coloca a gente na caminhada de Maria de Nazaré. Isto significa:  dar grande importância à vida do pobre.

Você, talvez, fique desconfiado quando ouve alguém falar de pobreza. É assunto que está na boca da maioria das pessoas.

Você já percebeu que os países são divididos entre ricos e pobres? O Brasil é um país pobre: a maioria dos seus habitantes não tem nada, e a riqueza é privilégio de alguns. Os países ricos são uns poucos.

Por ocasião do Concílio Vaticano II, a Igreja tomou o partido dos pobres de maneira bem clara. Esta atitude refletiu-se no encontro dos bispos latino-americanos, em Medellin. E uma posição mais definida ainda em favor dos pobres foi tomada dez anos mais tarde, quando os bispos da América Latina novamente se reuniram em Puebla. Basta isto para notar que a pobreza é um dos problemas centrais da humanidade nos dias de hoje.

Pois bem, a Devoção do Escapulário motiva a tomar a sério a pobreza, a vida do pobre. Isto porque ela compromete o devoto a viver do jeito de Maria. Maria experimentou a dureza da vida dos pobres. Sempre aparece nos evangelhos como uma pessoa desprovida de posses. Na sua simplicidade, o Escapulário do Carmo nos coloca na estrada de Maria, a mãe dos carmelitas.

Certos de assumirmos a nossa missão de cristãos na cidade do Rio de Janeiro- a exemplo de Maria- vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

5º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao quinto dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A devoção ao Escapulário do Carmo remonta à Idade Média, quando os religiosos carmelitas passaram a ver no simples avental que usavam um sinal de sua prática evangélica e de sua consagração a Maria.

Os Frades consideravam a Mãe de Jesus a mais simples de todos os servidores e chegaram à conclusão, pelo testemunho de Jesus, de que, fazendo as coisas mais de cada dia, prolongavam de alguma forma a encarnação de Deus neste mundo. De fato, o sentido mais profundo da vida cristã é deixar Deus nascer no próprio coração ajudando-o para que não seja levianamente banido do coração das pessoas.

A Senhora do Carmo, farol da “nova evangelização”, encontra especial agrado nos devotos do Escapulário enquanto a seguem mostrando uma postura de ouvinte sempre atento à palavra de Deus -e sua vontade- a ressoar nos fatos, esforçando-se por avaliar sua vida pessoal na perspectiva da fé e, unidos a Jesus, o procuram seguir em silêncio, até debaixo da cruz.

É com a mesma confiança dos primeiros carmelitas- filhos da Senhora do Monte Carmelo- que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

6º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao sexto dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A devoção do Escapulário do Carmo, a mais singela das devoções marianas, representa o que há de mais promissor na Mensagem de Jesus: Deus nos ama com um amor incondicional na condição de “herdeiros do Reino”, muito mais que simples pecadores; e tudo o que fazemos em nossas tarefas cotidianas, sobretudo em serviços de libertação e promoção, prestados aos irmãos, nos une a Cristo confirmando-nos no amor de Deus.

Viver uma devoção carmelitana a Nossa Senhora é viver no exemplo e na imitação da Virgem do Carmo. É também viver como o Filho de Maria, Jesus Cristo, e ter os seus sentimentos para com sua Mãe e seus irmãos, os outros filhos de Maria nascidos ao pé da Cruz, que é a Igreja.

O Escapulário do Carmo nada tem a ver com um amuleto ou uma mágica, à disposição dos que fogem de si, da vida e de Deus buscando soluções milagrosas. Antes, é o sinal de Maria que caminha ao encontro de sua gente e com ela se compromete na transparente bondade de Deus, cujo amor merece nossa entusiasta confiança com renovadora adesão.

É com este amor a Jesus através do uso diário do Santo Escapulário, que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

7º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao sétimo dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A nossa consagração total à Virgem Mãe como filhos seus, simbolizada pelo Escapulário, é certamente a forma ideal da piedade mariana. Não é, pois, sem razão que O Papa Pio XII concede à devoção do Escapulário uma certa primazia. Isto justifica-se mais ainda porque a devoção do Escapulário tem o dom de intensificar e facilitar a nossa vida mariana.

Uma das mais antigas pinturas da Ordem do Carmo retrata Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, e este lhe faz um carinho. Estudiosos contam que esta pintura – chamada “LA BRUNA” – representa a forma mais terna de devoção a Maria: o Carmelita se põe ao colo de Nossa Senhora, como um filho à procura de proteção. Ali, ele sabe que estará protegido e não irá cair. Pois, a mãe o ama e protege! O filho acaricia o rosto da mãe; assim, o Carmelita tem sentimentos de carinho e de ternura para com Maria, querendo viver à imitação do seu Filho bendito.

Quando Santa Teresa de Jesus, ainda menina, perdeu sua mãe, ficou bastante aturdida, sem saber como seria sua vida sem sua mãe. Imediatamente, a menina Teresa correu a uma ermida de Nossa Senhora e pediu-lhe em fervorosa oração que a Virgem, dali por diante, substituísse sua mãe, e a tomasse sob sua proteção. Anos mais tarde, já mulher madura e freira Carmelita, empenhada na fundação de mosteiros reformados, Santa Teresa de Jesus testemunhou que foi atendida em sua prece adolescente e que jamais lhe faltaram o apoio e a proteção de tão bondosa mãe.

A exemplo dos santos e santos carmelitas que foram revestidos pelo Santo Escapulário, vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

8º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao sétimo dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

Tal como a Ordem do Carmo, é o hábito carmelitano todo mariano. Por sua própria natureza o Escapulário se tornou o símbolo e meio de devoção a Nossa Senhora. E dizendo DEVOÇÃO, não nos referimos a UMA DEVOÇÃO QUALQUER, mas queremos entender aquela verdadeira e perfeita devoção devida a Maria, a mais possivelmente unida à que se deve a Deus.

Da mesma maneira que a vida da Ordem é toda consagrada ao serviço de Nossa Senhora, aquele que por imposição do Santo Escapulário se associou à Ordem, deve ter a intenção de consagrar-se totalmente a Maria e por intermédio d’Ela a Deus.

A exemplo dos santos e santos carmelitas que foram revestidos pelo Santo Escapulário, vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.

 

9º Dia.

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao último dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

Nesta noite, vamos conhecer um pouco da história do chamado “Privilégio Sabatino” da devoção à Nossa Senhora do Carmo.

Uma tradição antiga dos Carmelitas informa que em 1322, o Papa João XXII teve uma visão em que Nossa Senhora lhe apareceu mostrando o Escapulário do Carmo e dizendo:

Quem morrer revestido com este escapulário será libertado das penas do purgatório no sábado após a sua morte.

Esta promessa de Nossa Senhora ao Papa João XXII foi chamada de Privilégio Sabatino. Ao longo dos séculos, ela contribuiu muito para a divulgação da devoção ao Escapulário do Carmo e teve uma repercussão enorme na devoção popular através das pinturas e obras de arte de muitas formas e cores.

Na realidade, não se trata de nenhum privilégio. Trata-se simplesmente da fé comum e universal da igreja, a saber: quem vive a sua vida com coerência e confiança não precisa ter medo da morte nem do purgatório. Ele vai direto para o céu e será acolhido por Deus no seu amor.

Os primeiros Carmelitas do século XIII viveram esta convicção. Quando vestiam o escapulário, tinham a certeza: Este manto de Maria, a Mãe de Jesus, é um sinal de que Deus nos protege e nos acolhe no seu amor. Ele não nos deixará na morte, mas nos levará consigo junto dele na vida para sempre.

É com a mesma fé e confiança dos primeiros devotos de Nossa Senhora- Os Carmelitas- que vamos ficar de pé, para acolher o presidente da celebração, a ministra da eucaristia e os coroinhas. Cantemos louvores ao nosso bom Deus através da Virgem do Santo Escapulário. 

 

Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho

- Comentário das Missas -

 

Comentarista

Bom dia! Sejam todos bem-vindos e bem-vindas na casa da nossa mãe, Nossa Senhora do Carmo, para celebrar a sua festividade.

Quando falamos em Maria, pensamos logo na Mãe de Jesus. Sua figura está ligada a diversos títulos e lugares. Maria é conhecida como Penha, de Lourdes, de Fátima, do Socorro, da Boa Morte... Entre tantos títulos, os brasileiros têm especial predileção pelo de “Aparecida”. Outro também muito apreciado é o do “Carmo” celebrado hoje.

É costume antigo celebrar a Festa de Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho. Com tal festividade, os devotos querem externar, cada ano, sua fidelidade a Maria, sob este título.

O amor do povo para com Nossa Senhora do Carmo é fruto do trabalho dos carmelitas que, chegados ao Brasil em 1580, levaram a todas as regiões por onde passaram a devoção para com a Mãe de Jesus, simbolizada de modo todo especial pelo Escapulário, tema do novenário deste ano nesta igreja.

De pé, vamos receber o presidente da celebração, os ministros da eucaristia e coroinhas. Cantemos a Mãe dos Carmelitas e nossa Mães no seu dia.