Frei Jorge Van Kampen, Carmelita. In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)

                                 

Pertencer à Igreja é uma grande graça. Santa Teresa de Jesus repetia, muitas vezes, no seu leito da morte: “Graças a Deus pertenci até o fim à Igreja, sou filha da Igreja”. Depois de ter trabalhado tanto para Deus e pelo bem do próximo, ela considerava este o único título da salvação, ao lado do título de ser filha de Deus. São Cipriano nos diz: “Não pode ter Deus como Pai, quem não tem a Igreja como mãe”. Não é verdadeiro católico, quem não sente a alegria de ser filho de Deus.

A festa de São Pedro e de São Paulo deve despertar em nós o sentimento de adesão à Igreja. Colocamos em primeiro lugar São Pedro, mas, como disse o Papa João XXIII: “O Papa é o sucessor de Pedro e de Paulo”. São os dois, que com as suas fadigas e o seu sangue plantaram no solo da terra a Igreja Católica.

Hoje é também o dia do Papa, sucessor de Pedro. Renovemos a nossa adesão à Igreja.

 

Introdução às Leituras.

A Igreja é atuante e se fundamenta na oração e união. Por isso, o verdadeiro apóstolo anuncia a Palavra de Deus com coragem, porque confia em Deus com coragem. Neste dia do Papa nos recordamos, que somos o novo Povo de Deus.

 

Reflexão.

Jesus constituiu Pedro como fundamento da Igreja, com estas palavras: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. É uma homenagem ao primeiro dos apóstolos, mas ao mesmo tempo é para nós um toque de atenção. Cada cristão deve ser uma pedra firme e segura, da qual Jesus pode servir-se para continuar a sua Igreja na face da terra. Evidentemente a pedra viva, a pedra angular, por Excelência, é Cristo. Mas junto com Ele colocou o seu representante o Papa. Logo depois, segue todos os fiéis, desde os bispos até o último batizado.

São Pedro, na sua primeira carta (2,5), nos lembra que somos pedras vivas, colocadas sobre Cristo para formar uma casa espiritual, um sacerdócio santo.

Assim, pois, também você, quem quer seja, é chamado para sustentar a Igreja. Não são só os grandes blocos de granito, mas até os mais humildes ladrilhos contribuem para a beleza de um edifício. Assim é a Igreja: todos são importantes na Igreja. Numa pessoa sincera não pode faltar este profundo sentido apostólico, que o faz responsável pela boa marcha da Igreja.

Se você quiser ser verdadeiro filho da Igreja, não pode ser indiferente às necessidades da Igreja, e aos sofrimentos da Igreja. Hoje a Igreja sofre por causa da falta da justiça, de amor fraterno e falta de bem-estar no povo. Deixemos de lado os nossos pequenos interesses pessoais e trabalhemos e oremos para que todos tenham a vida em abundância.

 

Resposta à Palavra de Deus.

O Papa João XXIII disse uma vez: “O Papa não é somente o sucessor de Pedro, mas também de Paulo. Como sucessor de Pedro, ele é o pastor do rebanho de Cristo. Como sucessor de Paulo, ele é missionário para todos os povos. Somos convocados para compartilhar desta missão. Sejamos dignos filhos da Igreja para dar conta da nossa missão apostólica.