Festa de N. Sra. do Carmo em Mogi. (1950)

            Dia 7 de julho. Comemorou-se o dia da entrega do Sto. Escapulário e festa de N. Sra. do Carmo com um brilho extraordinário, jamais visto nesta cidade. O Revmo. P. Prior Frei Henrique Tolsma (5.49)  teve a feliz idéia de celebrar todas as solenidades fora da igreja num palanque, em frente da Igreja  da V.O.T. As fachadas e torres das duas igrejas foram iluminadas como também parte do Largo. As rezas da Novena afluiu muito povo, apesar do frio que reinava, as vezes da noite.

Pregou durante a Novena o Revmo. P. Gallicho (Irmão terceiro) que empolgou o povo com sua belíssima oratória. No dia 7 foi trazida em procissão a imagem de N. Sra. do Carmo, que desde o mês de maio estava visitando as casas na Vila Industrial e Vila Santista, da casa do Prior da Ordem Sr. Pedro Fernandes de Souza.

O povo recebeu a Nossa Senhora com salvas de palmas, cantando o hino do Sto. Escapulário; ato continuo seguiu-se o início da Novena. Após a reza era levada a imagem para a nossa igreja. Na véspera da festa, sábado, 15 de julho, deram sua entrada na cidade, precedido por Frei Marcelo Juurlink (5.53), acompanhado da banda de música e 15 motociclistas, os cavaleiros, provindos a cavalo dos bairros, desfilando perante a imagem de N. Sra. Chegou neste momento sua Excia. Revma. D. Luiz Gonzaga Peluso, Bispo de Lorena, que deu a bênção a todos os presentes. Atendeu-se às confissões até  11 horas   da noite. (Annaes do Convento do Carmo de Mogi, pág. 40)

*CRÔNICA DA PROVÍNCIA CARMELITANA FLUMINENSE, POR FREI CARMELO COX.