O CARMELO E MARIA: Breve Apostólico de Sua Santíssima o Papa Pio XII.

            Aos Diletos Filhos Kiliano Lynch, Prior Geral da Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, e Silvério de Santa Teresa Prepósito Geral dos Irmãos Descalços da Bem-aventura Virgem Maria do Monte Carmelo.

Papa Pio XII.

Diletos Filhos,

            Saudação e Bênção Apostólica.

            Certamente ninguém ignora quanto o amor para com a Santíssima Virgem, Mãe de Deus, contribui para afervorar a fé católica e corrigir os costumes, principalmente sob aquelas formas de devoção, pelas quais, de modo especial, os espíritos se sentem animados a se ilustrar com doutrina celeste e os ânimos inflamados a cultivar a vida cristã. Entre estas formas em primeiro lugar deve-se citar a devoção do Santo Escapulário dos Carmelitas, a qual, acomodada na sua própria simplicidade à índole de todas as pessoas, goza de uma divulgação extraordinária entre os fiéis, tendo produzido abundantes frutos de salvação.

Por isso, com grande alegria soubemos que os religiosos Carmelitas, Calçados e Descalços, deliberaram dispender o máximo de seus esforços na celebração de solenidades em honra da Santíssima Virgem Maria, pelo transcurso do sétimo século da instituição deste Escapulário da Mãe de Deus do Carmelo. Sendo constante o nosso amor para com a augusta Mãe de Deus, e tendo sido admitido na Confraria do mesmo Escapulário quando menino, de mui boa vontade recomendamos esta piedosa iniciativa e sobre ela auguramos grande abundância de bênçãos divinas. É que não se trata de coisa de somenos importância, mas de conseguir a vida eterna por meio da tradicional promessa da Virgem Maria: a saber, trata-se do mais importante de todos os negócios e do modo de o conseguir seguramente.

Na verdade, o Santo Escapulário é como que o hábito mariano, sinal e penhor da proteção da Mãe de Deus; não pensem, porém, aqueles que vestem este hábito, que entregues à indolência e negligência espirituais, hão de conseguir a salvação eterna, pois o Apóstolo averte: Com temor e tremor, empenhai-vos na obra da vossa salvação (Fl II, 12). Todos os Carmelitas, pois, seja nos claustros das Ordens Primeira e Segunda, seja na Ordem Terceira Regular ou Secular, seja nas Confrarias, todos os Carmelitas que pertencem por especial vínculo de amor a uma só família da Mãe de Deus, encontrem no memorial da própria Virgem um espelho de humildade e castidade; na simples forma da veste encontrem um compêndio de modéstia e simplicidade; sobretudo nesta mesma veste, que dia e noite trazem, encontrem um símbolo eloqüente das preces com que imploram o divino auxílio; encontrem, finalmente, (nela) aquela consagração ao Sacratíssimo Coração da Virgem Imaculada, à qual consagração recentemente recomendamos com ardor.

E certamente a Mãe piedosíssima, conforme aquela tradição chamada de Privilégio Sabatino, não deixará de interceder junto de Deus por seus filhos, quando no Purgatório estiverem a expiar seus pecados, a fim de que alcancem quanto antes a pátria eterna.

Entrementes, como augúrio do auxílio e da proteção celeste, e como penhor de nossa particular afeição, com profundo amor no Senhor, vos concedemos a vós, Diletos Filhos, e a toda a Ordem dos Carmelitas, a Bênção Apostólica.

            Dado em Roma junto a São Pedro, aos 11 de fevereiro, data da Aparição da Virgem Maria Imaculada, no ano de 1950, no décimo primeiro ano de nosso pontificado. (Pius Papa XII.   (Livro 1941-1965, Capítulos Gerais, Provinciais e Atas, pág. 12