Nascido aos 12-08-1917 em Musselkanaal (Holanda).

Fez o ginásio em Zenderen de setembro de 1931 a julho de 1934. Chegou ao Brasil aos 5 de fevereiro de 1935, indo para Itu, onde terminou o seminário em 1936. Entrou no noviciado em Mogi das Cruzes onde fez a profissão simples no dia 20 de janeiro de 1938.  Fez a filosofia em São Paulo nos anos de 1938 e 1939 e também a teologia de 1940 - 1943 (inclusive).

Foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro de 1942. A sua primeira missão sacerdotal foi em Itú, sendo professor do Seminário. No Capítulo de 1950 foi transferido para Belo Horizonte, sendo Vig. Cooperador.

No Capítulo de 1954 foi transferido para Santos, sendo professor no Colégio. Em 1959 o Colégio mudou para a Ponta da Praia. No Capítulo de 1960 foi nomeado Vice-Diretor e no Capítulo de 1963 Diretor.

Jubileu da Prata de profissão religiosa, 20 de janeiro de 1963.

Frei Osvaldo iniciou suas atividades sacerdotais como professor de Seminário de Itu. Foi, em seguida, nomeado vigário-cooperador da paróquia do Carmo, em Belo Horizonte e, mais tarde, vice-diretor do nosso colégio em Santos, do qual é, atualmente, diretor. Com a construção do novo prédio na Ponta da Praia, tornou-se este colégio um dos mais importantes educandários santistas, com curso de química industrial, ginásio, escola técnica de comércio e curso primário, com perto de l.000 alunos. Sempre dedicado, de corpo e alma, à formação da juventude e da mocidade, Frei Osvaldo tem dirigido o instituto com eficiência e segurança.

(Mensageiro do Carmelo, Ano 51, Janeiro/ Fevereiro 1963).

Declaração do P. Provincial datada de 14-11-1968

O abaixo assinado, Superior Provincial dos Padres Carmelitas no Brasil, declara que: o Pe. Osvaldo (Eudard Jozeph) Hedeman, foi durante muitos anos Diretor do nosso Colégio em Santos-SP, compreendendo este Colégio e a Escola Primária, Ginásio e Escola de Comercio.

Antes disto foi um excelente professor no nosso Seminário na cidade de Itú-SP. Com muita dedicação e eficiência trabalhou para o desenvolvimento e melhoramento técnico do nosso Colégio em Santos, tornando-se o Colégio sob a sua direção, um dos melhores da cidade.

Que apesar disto, solicitou-se ao mesmo que renunciasse ao cargo de Diretor do Colégio, tem por único motivo, que nas atuais circunstâncias é mais conveniente que o cargo de Diretor seja exercido por brasileiros natos.

São Paulo, 14 de novembro de 1968.

Ass.: Pe. Angelino Wissink, O.Carm. Provincial.

Em 1969, foi Frei Osvaldo para Holanda, em férias, e não voltou mais. Pediu   transferência para a Província Holandesa.

De 1971 a 1974 foi Vigário da cidade de Zuidlaren e Diretor do Conselho Missionário Diocesano. A sua saúde estava piorando, foi obrigado a renunciar aos cargos que exercia. Desde 1976 a arteriosclerose estava atacando de tal modo que não tinha mais muita noção das coisas.

Visita a Frei Osvaldo Hedeman.

"No Convento muito hospitaleiro de Almelo dos padres Carmelitas, disseram‑me que seria bom fazer uma visita a Frei Osvaldo que, durante muitos anos, foi diretor do Colégio do Carmo de Santos.

Há anos ele está psiquicamente doente: dificilmente reconhece as pessoas, à primeira vista parece desmemoriado. Fisicamente está de bom aspecto: até melhor do que na época em que vivi com ele. A irmã dele lamentou as poucas visitas a ele feitas também de nossa parte, membros da Província brasileira. Passei mais ou menos uma hora e meia com ele. Ao lembrar o passado, época de estudante, os freis daquele tempo ou estudantes‑seminaristas, a quem ele dava aula, o escoteirismo etc.,a memória parecia voltar, começava a falar português. Lamento por não ter tido mais tempo de visitá‑lo de novo. Seria bom que os confrades conhecidos dele fizessem uma visitinha. Quem sabe o estado dele ate melhore. Endereço: Verzorgingstehuis Veltman Stichting ‑ Ir. Biewengaweg 42 ‑ 7765 BG‑Weiteveen (embaixo de Emmen, provincie Drente, mais ou menos 25 km). PS. Frei Osvaldo gosta de fumar um charutinho bom". (Geraldo A. Veekens).

(Boletim 93, Outubro de 1982, pág. 3).

Falecimento de Frei Osvaldo aos 25 de setembro de 1985.

Pe. Eduardo Hedeman

Faleceu aos 25 de setembro de 1985 na clínica São José em Deventer. Nasceu na cidade de Musselkanaal em 12 de Agosto de 1917 e sentia vocação de servir a Cristo e à sua Igreja como missionário.

Dirigiu‑se por isso aos Padres. Carmelitas, sabendo que estes mandavam os candidatos a missionário para o Brasil, ainda jovens. Depois de ter estudado alguns anos em Zenderen, já em 1935 partiu para o Brasil, onde aos 20 de janeiro de 1938 ligou‑se à Ordem do Carmo pelos votos religiosos.

Em 8 de Dezembro de 1942 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Todos os seus esforços e trabalhos tinham por objetivo principal, a formação de sacerdotes brasileiros. Procurava este ideal por meio de escolas de ensino médio. Trabalhou muito e até fundou uma escola cuja direção ficou nas suas mãos.

Em julho de 1968 voltou para a Holanda. Os 35 anos de trabalhos árduos para a Igreja no Brasil, tinham abalado a sua saúde. Mesmo assim ainda exerceu várias funções na Holanda. De 1971 a 1974 foi vigário da cidade de Zuidlaren e Diretor do Conselho Missionário Diocesano. Piorando, porém, muito o seu estado de saúde, foi obrigado a renunciar aos cargos que exercia. Uma doença crônica, grave, foi a sua cruz, carregada com paciência até o fim, ajudado pela amizade de seus confrades e parentes.

Durante 8 anos esteve internado na clínica de Weiteveen e no último ano na cidade de Deventer, onde chegou a falecer na idade de 68 anos, com 47 de profissão e 43 anos de sacerdote. Foi enterrado como confrade no cemitério do Convento de Zenderen. (Necrologium Holandês, 25 de setembro).

Do Necrologium da Província Holandesa:

Faleceu no (25-09) ano de 1985 na clínica São José em Deventer. Nasceu na cidade de Musselkanaal em 12 de agosto de 1917 e sentia vocação de servir a Cristo e a sua Igreja como missionário.

* Dos apontamentos históricos da Província Carmelitana Fluminense, de Frei Carmelo Cox, O. Carm