Frei Joseph Chalmers O. Carm. Ex-Prior Geral da Ordem do Carmo.
Invocação
Ó Senhor, salvai-nos dos perigos da vida. Ajudai-nos quando pensamos que nossos problemas são maiores do que podemos suportar e não queremos continuar. Dai-nos o pão da vida para que possamos continuar nossa jornada rumo a ti.
Texto
Leia o texto atentamente pela primeira vez para compreender o sentido geral e para conhecer a história em detalhes.
1Rs 19, 1 Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias e como passara a fio de espada todos os profetas.
2 Então Jezabel mandou a Elias um mensageiro para lhe dizer: “Que os deuses me façam este mal e acrescentem este outro, se amanhã a esta hora eu não tiver feito de tua vida o que fizeste da vida deles!”
3 Elias teve medo; levantou-se e partiu para salvar a vida. Chegou a Bersabéia, que pertence a Judá, e deixou lá seu servo.
4 Quanto a ele, fez pelo deserto a caminhada de um dia e foi sentar-se debaixo de um junípero. Pediu a morte, dizendo: “Agora basta, Iahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais.”
5 Deitou-se e dormiu debaixo do junípero. Mas eis que um Anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e come.”
6 Abriu os olhos e eis que, à sua cabeceira, havia um pão cozido sobre pedras quentes e um jarro de água. Comeu, bebeu e depois tornou a deitar-se.
7 Mas o Anjo de Iahweh veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come, pois do contrário o caminho te será longo demais.”
8 Levantou-se, comeu e bebeu e, depois, sustentado por aquela comida, caminhou por quarenta dias e quarenta noites até à montanha de Deus, o Horeb.
Ler
Após a tremenda vitória no Monte Carmelo, Elias tem que fugir da ira de Jezabel que quer matá-lo (vv. 1-3). Elias foi sozinho para o deserto e desejou a morte (v. 4). Sentiu-se completamente só. Não tinha mais forças para continuar a luta contra o culto ao ídolo. Contudo, Deus não o deixa ter autopiedade. Elias tem mais trabalho a fazer e Deus envia um anjo para encorajar o profeta. Ele deve comer e beber para ter força suficiente para a jornada até o Monte Horeb (vv. 5-8).
A jornada de Elias ao Horeb e a manifestação de Deus na montanha estão intimamente ligados com a tradição de Moisés no Monte Sinai. Horeb e Sinai são dois nomes para o mesmo lugar. Elias segue a mesma estrada que Moisés percorreu para receber a palavra de confirmação para sua atividade. Moisés e Elias aparecem juntos na montanha da Transfiguração. Devido à coragem e aos numerosos sofrimentos que tiveram que suportar para realizar a missão profética, eles mereciam estar ao lado de Jesus e conversar com ele sobre o sofrimento que ele tinha que passar em Jerusalém (cf. Lc 9,31).
As palavras “pedras quentes” onde o pão foi cozido (v. 6) são muito raras na Bíblia. De fato, elas ocorrem uma outra vez em Isaías 6,6, quando o Serafim tira as brasas do altar no Templo e toca os lábios do profeta Isaías como uma resposta a sua expressão de ser indigno de aceitar a tarefa do Senhor. O anjo do Senhor aparece duas vezes a Elias. A primeira vez, a figura misteriosa é chamada simplesmente de “anjo”, que significa mensageiro. A mesma palavra é usada para descrever a pessoa enviada por Jezabel para contar a Elias que ela pretendia matá-lo. Os ouvintes dessa história não saberiam se esse mensageiro levaria a morte que Elias pediu ou a salvação. Quando o mensageiro é mencionado pela segunda vez, a situação se torna clara: é o mensageiro do Senhor. Então, Elias se levanta e caminha quarenta dias e quarenta noites em direção ao Horeb, que é um outro nome para Sinai, o lugar sagrado onde Deus deu os mandamentos a Moisés. Não é necessário acreditar que Elias caminhou exatamente quarenta dias porque este número é simbólico e tem um significado especial na Bíblia. Ele nos recorda dos quarenta anos que o povo escolhido passou no deserto antes de entrar na Terra Prometida.
Refletir
Releia o texto para ouvir o que Deus quer lhe dizer com essa história.
Para ajudá-lo a entrar no texto e receber alguns frutos dele, sugiro algumas perguntas para ajudá-lo a pensar:
- O que deixa você com medo?
- O que você faz quando alguém ou alguma coisa interrompe seus planos?
- O que a fé pode dizer a alguém deprimido?
- Você já encontrou um mensageiro de Deus?
- Em que altura de sua jornada para Deus você está?
Responder
Abra seu coração para Deus e diga o que está dentro dele. Talvez você queira falar de seus medos ou esperanças quanto ao futuro. Reze pela coragem de aceitar a vontade de Deus mesmo quando ela é contrária ao que você quer. Talvez você queira pedir força para viver fielmente a mensagem de Cristo. Talvez você deseje apenas estar em silêncio com seu Deus. O Apêndice I possui um método para ajudá-lo.
“Até quando me esquecerás, Iahweh? Para sempre? Até quando esconderás de mim a tua face?
3 Até quando terei sofrimento dentro de mim e tristeza no coração, dia e noite? Até quando vai triunfar meu inimigo?
4 Atenta, Iahweh meu Deus! Responde-me! Ilumina meus olhos, para que eu não adormeça na morte.
5 Que meu inimigo não diga: “Venci-o!”, e meus opressores não exultem com meu fracasso.
6 Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulte com a tua salvação. Vou cantar a Iahweh pelo bem que me fez, vou tocar ao nome de Iahweh, o Altíssimo!” (Sl 13,1-6).
Repousar
Muitas vezes não nos damos conta da presença de Deus, mesmo se nossa fé nos dá a certeza de que Deus não está realmente ausente. Devemos caminhar na escuridão e, de vez em quando, sentimos um pouco mais de força. Nessas horas, Deus nos envia um anjo para nos dar o necessário para continuarmos nossa jornada rumo ao Reino de Deus. Contudo, nem sempre é fácil reconhecer um anjo quando não podemos ver suas asas! Os anjos que nos são enviados são aquelas pessoas que encontramos durante o dia. Estamos muito ocupados e preocupados, por isso muitas vezes não percebemos o que Deus está nos dizendo através de algum mensageiro humilde. Existe muito barulho dentro e fora de nós. O objetivo da contemplação é trazer silêncio para todo esse barulho e, assim permitir que vejamos o mundo como Deus vê e o amemos com um amor divino.
A vida não é fácil e, às vezes, é difícil discernir a presença de Deus. Vivemos no meio de tanto barulho e não percebemos a voz de Deus. Precisamos de um pouco de silêncio em nossas vidas para percebermos Deus em meio a tantas outras vozes.
O silêncio não é fácil para nós, pois estamos rodeados por um barulho constante e estamos repletos de comentários sobre nós mesmos e sobre os outros. Para encontrar algum silêncio em nossas vidas, é bom descobrir um método que possa nos ajudar a permanecer em silêncio. A oração em segredo sugerida o Apêndice I pode ser útil. Não julgue sua oração. Espere por Deus no silêncio e quando perceber que está pensando em outra coisa, volte sempre gentilmente para o Senhor através da palavra sagrada que você escolheu, a palavra que representa tudo que você quer dizer a Deus. A palavra sagrada é o símbolo de seu consentimento com a presença e ação purificadora e transformadora de Deus em sua vida.
Agir
Para ajudá-lo a permanecer na presença de Deus durante o dia, sugiro algumas palavras ou frases que você pode levar em seu coração ao realizar seu trabalho. Elas foram tiradas do próprio texto:
“ele teve medo”;
“partiu para salvar a vida”;
“ele foi para o deserto”;
“ele pediu a morte”;
“basta”;
“retira-me a vida”;
“um Anjo o tocou”;
“levanta-te e come”;
“pedras quentes”;
“o Anjo de Iahweh voltou”;
“sustentado pela comida”;
“a montanha de Deus”.
De acordo com o texto bíblico que vimos, a cena da fuga de Elias para o deserto vem quase imediatamente após seu grande triunfo no Monte Carmelo. Diante da primeira ameaça da rainha Jezabel, o profeta Elias vai para o deserto e sua confiança em Deus quase desaparece. Ele deseja a morte e apenas a intervenção do anjo lhe dá força para continuar sua jornada rumo ao Monte Horeb, a montanha de Deus.
Tente estar atento a tudo que lhe acontecer e às pessoas que você encontrar hoje. Deus está se comunicando com você em algum pequeno evento de seu dia ou através de uma pessoa? O veículo para a mensagem de Deus possivelmente será algo que acontece todos os dias ou uma pessoa que você conhece bem, ou apenas alguém que passe por você na rua. Mantenha os olhos e ouvidos abertos hoje!
*Do Livro- O Som do Silêncio (Esgotado)




