FREI EMANUELE BOAGA O.Carm. e AUGUSTA DE CASTRO COTTA C.D.P.

Jesus deu-me certa manhã, em minha ação de graças, um meio simples de cumprir minha missão. Fez-me compreender a palavra dos Cantares: "Atrai-me, correremos ao odor de vossos perfumes" . Jesus, nem sequer se torna necessária uma explicação: "Quando me atrairdes, atraí também as almas que amo!" Basta a simples palavra: "Atraí-me!" Compreendo, Senhor, que ao deixar-se a alma prender pelo inebriante odor de vossos perfumes, não conseguiria correr sozinha. Todas as almas que ela ama, são empuxadas a segui-la. Isto acontece sem coação, sem esforço. É conseqüência natural de sua atração para vós. Como a torrente, lançando-se com ímpeto no oceano, arrasta após si tudo quanto encontra de passagem, assim também, ó meu Jesus, a alma que imerge no ilimitado oceano de vosso amor, arrebata consigo todos os tesouros que possui... Senhor, vós o sabeis, não tenho outros tesouros senão as almas que vos aprouve unir à minha.[...].

Noto que quanto mais o fogo do amor me abrasar o coração, tanto mais exclamarei: Atraí-me! - tanto mais, também, as almas que se achegarem de mim (pobre e minúsculo argueiro de ferro inútil, se me arredar do divino braseiro), correrão lépidas ao odor dos perfumes de seu Bem-Amado, pois a alma abrasada de amor não consegue permanecer inativa. Como Santa Madalena, conserva-se indubitavelmente aos pés de Jesus, a escutar-lhe a palavra doce e ardente. Parecendo não dar nada, dá muito mais do que Marta, a qual se atormentava com muitas cousas, e queria que a irmã a imitasse.

Não são as ocupações de Marta que Jesus censura. A tais ocupações, sua divina Mãe humilde se sujeitou toda a sua vida, pois tinha que preparar as refeições para a Sagrada Família. Queria apenas morigerar o açodamento de sua ardorosa hospedeira. [...]

Não foi na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos, e tantos outros ilustres amigos de Deus hauriram a ciência divina, que arrebata os maiores gênios? Disse um Sábio: "Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio, que levantarei o mundo de seus eixos". O que Arquimedes não pôde alcançar, porque sua solicitação não se dirigia a Deus e se colocava num ponto de vista material, obtiveram-nos os Santos em toda a sua plenitude. Como ponto de apoio, deu-lhes o Todo-poderoso a SI MESMO, E SÓ A SI MESMO; como alavanca: a oração, que incandesce com o fogo do amor, e foi desta maneira que soergueram o mundo. Assim é que os Santos ainda militantes o soerguem, e os Santos vindouros o soerguerão, e até o fim do mundo.

TEXTOS BÍBLICOS

A verdadeira pregação - 1Cor 1,10-31.

O Corpo Místico - Ef 4,15-16; 1Cor 12,12-29.

Igreja vinha do Senhor - Jo 15,1-8.

AUTO-AVALIAÇÃO

1-Como a Igreja (local e além fronteiras) está presente em seu projeto de vida? De que forma acompanha suas lutas?

2-O que faz para que a Igreja se beneficie do carisma carmeli­tano?

3-“O amor abrange todas as vocações, o amor é tudo, alcança todos os tempos e todos os lugares” (ST). Examinar-se: seu amor é assim? O que falta nele? Tem alguém fora dele?

MOMENTO DE DECISÃO

3-Procure falar a Deus, espontaneamente como ST o fazia, colocando em seu coração de Pai, suas reflexões, temores, anseios, expectativas, enfim sua vida.