Frei Carlos Mesters, O. Carm 

A variedade da maneira de chamar e de dar resposta à vocação

A Palavra que chama, às vezes, se impõe com força irresistível: fogo dentro dos ossos (Jer 20,9); martelo que rebenta as rochas (Jer 23,29). Outras vezes, deixa total liberdade. Outras vezes, deixa a pessoa na revolta e no sofrimento, outras vezes na alegria. Para uns, o chamado vem com muita clareza como palavra de Deus, para outros não há clareza nenhuma, nem percebem nada de Deus. Sentem apenas uma necessidade humana que não pode ficar sem resposta. E quando no julgamento final Deus o elogia, eles dizem: “Quando foi que vi o senhor com fome e sede, sem roupa e na prisão, doente? Não estou lembrado!” E Deus responde: “Foi quando você ajudou aquele pobre. Era eu!

A variedade é grande. Nenhuma vocação se repete. Nenhum rosto se repete, embora todos tem mais ou menos a mesma estrutura. Com uma grande variedade a vocação se faz presente na vida das pessoas. Vejamos de perto na Bíblia. Vamos percorrer as páginas da Bíblia, desde o tempo dos patriarcas e matriarcas, olhando de perto o chamado das pessoas mais conhecidas, dando uma breve chave de leitura. Veremos sucessivamente os períodos dos (1) Patriarcas e Matriarcas, (2) Êxodo, (3) Juízes, (4) Reis, (5) Profetas, (6) Exílio e pós exílio, (7) inter­testamento, (8) tempo da vida de Jesus, (9) época das Comunidades dos primeiros cristãos e (10), finalmente, de Jesus, ele mesmo. Damos apenas uma breve chave de leitura , para que a gente possa perceber esta variedade tanto no chamado como na resposta. Mais adiante, vamos olhar mais de perto algumas vocações especiais para poder confrontar melhor com as nossas vocações hoje. Algumas pessoas recebem muitas vocações. Não dá para ver tudo de todos. Vamos dar uma olhada rápida no grande álbum da Família ou do Povo de Deus.

Passando os olhos pelo álbum da Família de Deus

1-Época dos Patriarcas e Matriarcas

Abraão

Chamado para ser pai de um povo, não consegue acreditar na promessa de Deus. Inicialmente, só consegue nos projetos que ele mesmo propõe como alternativa. Mas após três tentativas frustradas consegue crer e se entrega (Gn 12,1-3;15,1-6;17,15-22;22,1-18)

Sara

Quando chamada, deu risada como seu marido Abraão. Risada de incredulidade. Não conseguiu crer no chamado. Pois não conseguiu crer em si mesma e em Abraão. Era difícil crer, pois já era de idade avançada e estéril. Como crer que poderia ser mãe! (Gn 18,9-15).

Agar

Chamada através de uma ordem de Sara, sua patroa, é por ela desprezada e excluída; mas Deus continua fiel e a sustenta. A fidelidade desprezada de Agar recebe uma recompensa: ela chega a ter uma experiência profunda do próprio Deus (Gn 16,1-16; 21,8-21).

Jacó

Chamado para ser Israel, lutou com o anjo (o próprio Deus) a noite toda, até que fosse abençoado (Gn 32,23-33). Passagem misteriosa que recebeu muitas interpretações ao longo dos século. É um verdadeiro arquétipo para significar as lutas que as pessoas travam com Deus em suas vidas. Oferece esperança de vitória.

2-Época do Êxodo

Moisés

Primeiro sentiu o chamado diante da opressão do seu povo e chegou a matar um egípcio. Teve medo e fugiu. Mais amadurecido, é chamado novamente para libertar o povo. Novamente tem medo e arruma várias desculpas, mas no fim a vocação é mais forte que a resistência medrosa e ele acaba aceitando (Ex 3,11.13; 4,1.10.13).

Miriam

Chamada pelo seu próprio talento e pela necessidade do momento, convoca as mulheres para celebrar a vitória depois da travessia do mar vermelho (Ex 15,20). O Cântico de Miriam é um dos textos mais antigos da Bíblia, ao redor do qual foi se juntando o resto como cera ao redor do pavio.

Aarão

Chamado por intermédio de Moisés, seu irmão, para ser porta-voz e sacerdote (Ex 4,14-15). É da tribo de Levi, tribo sacerdotal. O chamado se torna tão forte que o clã de Aarão se impõe às outras família da tribo de Levi. Ele consegue a função central no templo de Jerusalém e os outros clãs da tribo se tornam ajudantes.

Os Setenta

Diante da impossibilidade de assumir sozinho a coordenação da vida do povo, aconselhado pelo bom senso do seu sogro Jetro, Moisés descentraliza o poder e chama setenta pessoas para participar na coordenação. O chamdo nasce das necessidades concretas da coordenação do povo. São chamados de acordo com certos critérios para poder servir ao povo (Ex 18,21-22; Núm 11,16).

Josué

Foi o que mais ajudava Moisés. Foi fiel nos momentos difíceis e nas crises. É desta sua condição de companheiro fiel que nasce o chamado para suceder a Moisés. Moisés mesmo o apr4esenta ao povo como seus sucessor e dá a ele, várias vezes, a ordem: "Sê forte e corajoso!" (Jos 1,6-9).

3-Época dos Juízes

Debora

O chamado mesmo foi um tal de Baraq, que não se sentiu em condições para realizar a libertação do povo e chamou Débora para libertar o povo num momento difícil da sua história. Débora, por sua vez, chama outras pessoas para ajudá-la na tarefa (Jz 4,1-10).

Gedeão

Um lavrador bem simples, oprimido pela dominação, sente o chamado, mas não consegue acreditar no chamado que recebe e pede uma dupla confirmação. SE não fosse a simplicidade de Gedeão, parece até uma provocação a Deus. (Jz 6,11-40).

Ana

Uma senhora casada que não pode ter nenê, pois é estéril. Recebe o chamado para ser mãe do profeta no momento em que derrama sua alma na presença do Senhor. Responde ao chamado criando o menino e dedicando-o à missão da vida dele (1 S 1,9-18).

Samuel

Chamado, não se dá canto. Não percebe o chamado; precisa da ajuda de de uma pessoa mais velha para orientá-lo. O velho Eli o orienta e o ajuda a percebê-lo:"Fala, Senhor, teu servo escuta!" Esta ajuda mútua fez nascer uma vocação muito importante (1 Sm 3,1-18).

4-Época dos Reis e Profetas

Saul

Mesmo chamado por aclamação (1S 11,12-15), por unção (1S 10, 1-8) e por sorteio (1S 10,17-24), não soube manter-se na fidelidade.

Davi

Chamado por unção (1S 16,1-13) e a convite do povo para ser rei de Judá (2S 2,1-4) e de Israel (2S 5,1-5). É exaltado na Bíblia como rei fiel. Na realidade, dentro dos nossos conceitos não parece ter sido tão fiel. O poder do rei era absoluto e naquele tempo não percebiam os limites deste poder.

Salomão

Indicado para ser rei por ser filho de Davi e por conspiração palaciana (1R 1,28-53).

Jeú

Chamado por Elias e Eliseu para enfrentar os abusos do rei foi mais abusado que os rei

Ezequias

A conjuntura política favorável levou Ezequias a promover uma reforma profunda para evitar o desastre sofrida pelo Estado de Israel

Josias

É chamado a servir o povo como rei através de circunstâncias políticas (2 R 21,23-24; 22,1).

5-Época dos Profetas e dos Reis

Elias

Obedece a um chamado da Palavra de Deus e do povo (1R 21, 17ss) e é conhecido como o homem sempre disponível para a ação do Espírito (1R 18,12).

Eliseu

Recebe o chamado de Elias, pede licença para se despedir dos pais e vai atrás de Elias, largando tudo (1R 19,19-21).

Amós

Percebe o chamado como algo irresistível, que sobe da situação de opressão e exploração do povo (Am 3,3-8; 7,15).

Oséias

Um drama familiar e uma experiência forte de amor levaram-no à descoberta da sua missão no meio do povo (Os 1,1-3,5).

Isaías

Tem uma profunda experiência de Deus, descobre a sua incapacidade, mas se oferece: "Eis-me aqui!" (Is 6,1-13).

Jeremias

Na hora de perceber o chamado, fica meio gago e se desculpa: "Sou apenas uma criança!" (Jer 1,4-10).

Ezequiel

Quando recebe o chamado de ser a sentinela do povo, fica mudo por vários dias (Ez 3,25-27).

Jonas

É a imagem do profeta que não tem coragem de assumir o chamado, e foge (Jon 1,3).

6-Época do do pós exílio

Neemias

O chamado vem através das exigências da situação do povo e de um convite do rei da Pérsia (Ne 2,1-8).

Esdras

Vê um chamado de Deus na missão que ele recebe do rei da Pérsia de organizar o povo (Esd 7,11-26).

Matatias

Percebe e assume o chamado no momento de ser confrontado com a opressão e a perseguição do povo (1M2,1-28).

Judas Macabeu

É chamado para liderar as batalhas por ser o filho mais corajoso de Matatias (1Mac 2,66).

Rute

Percebe e assume o chamado através da sua solidariedade com Noemi que ficou viúva sem futuro (Rute 1,15-18).

Descobre o chamado na contradição provocada pelo catecismo da época que dizia: Todo sofrimento é castigo pelo pecado. A consciência dele dizia: não pequei para merecer esta condenação. Lutou e foi fiel à vocação criticando uma idéia falsa de Deus até morrer.

Ester

Era uma criança órfã, adotada pelo tio mardoqueu. Por um destino não previsto acabou sendo rainha. Chamada a ser libertadora do seu povo com risco da própria vida. rainha por causa da sua beleza (Est 2,15-17);  com risco da própria vida liberta o seu povo (Est 4,12-17).

Judite

Chamada para libertar o povo num momento de extrema angústia (Jt 8,1-36), confia no Deus que É o "Deus dos humildes, socorro dos oprimidos, protetor dos fracos, abrigo dos abandonados, salvador dos desesperados" (Jt 9,11).

 7-Época do intertestamento

Zacarias

Não foi capaz de crer no chamado e ficou mudo (Lc 1,11-22).

Isabel

Acreditou no chamado, concebeu e tornou-se capaz de reconhecer a presença de Deus em Maria (Lc 1,23-25.41-45).

João Batista

Chamado desde o seio materno (Lc 1,11-17), assume a missão com coragem (Mc 6,17-29). É o primeiro profeta depois de muitos séculos de silêncio (Lc 1,59-66; Mt 11,7-15).

José

Chamado a ser o esposo de Maria, rompe com as normas do machismo da época e não manda Maria embora (Mt 1,18-25).

Maria

Acostumada a ruminar os fatos (Lc 2,19.51), percebe e acolhe a Palavra, trazida pelo anjo Gabriel, a ponto de encarná-la em sua própria vida (Lc 1,26-38).

8-Época do tempo da Vida de Jesus

Pedro

Chamado durante uma pescaria (Mt 4,18-20), teve várias recaídas (Mc 8,31-33; Mt 14,28-31; 26,30-35) até firmar-se de verdade (Jo 21,17).

João

Na hora do chamado abandonou tudo para seguir a Jesus (Mc 1,20). Tornou-se o discípulo amado (Jo 13,23). Lembrava até a hora do chamado de Jesus: quatro da tarde (Jo 1,39).

Mateus

Publicano desprezado, chamado a ser apóstolo para seguir Jesus (Mt 9,9).

Judas

Chamado a ser apóstolo (Mc 3,19), não soube crer no perdão (Mt 27,3-10)

Madalena

Chamada por Jesus a ser a primeira testemunha da ressurreição (Mc 16,1.9; João 20,11-18).

Samaritana

Teve dificuldade em perceber o chamado (Jo 4,7-30), mas tornou-se uma grande apóstola no meio do seu povo (Jo 4,39-42)

 9-Época das comunidades dos Primeiros Cristãos

Matias

Chamado a ser apóstolo por sorteio, após uma reunião dos outros onze apóstolos (At 1,15-26).

Apóstolos

Foram chamados para estar com Jesus, para anunciar a palavra e para combater o poder do mal (Mc 3,13-19)

Barnabé

O primeiro a partilhar os seus bens (At 4,36s), É chamado a enfrentar missões difíceis (At 9,26-27; 11,22.25; 13,2).

Paulo

O chamado o derruba na estrada (At 9,4); ele fica cego (At 9,3). Foi chamado num momento em que tudo indicava o contrário, pois era perseguidor (At 9,1-19).

Lídia

Sente o chamado ao ouvir a pregação de Paulo; torna-se a primeira coordenadora das Comunidades na Europa (At16,14s).

Febe

Chamada a ser diaconisa, torna-se "irmã" de Paulo e presta seu serviço a muita gente (Rom 16,1-2)

Timóteo

Preparado pela formação recebida em casa (2Tim 1,5; 3,14), é chamado a ser companheiro de Paulo (At 16,1-3).

Prisca e Aquila,

Casal amigo de Paulo. Os dois respondem ao chamado combinando as exigências das comunidades com as possibilidades da sua profissão (At 18,2-3; Rm 16,3-5)

10-Época de Jesus, ele mesmo

JESUS

Aprofunda a sua vocação convivendo com o povo pobre durante trinta anos em Nazaré. Assim, o Filho de Deus, descobre que o Pai o chama a realizar a missão de Messias de acordo com profecia do Servo de Javé (cf Lc 4,18-19 e Is 61,1-2).

A variedade das vocações dentro do mesmo Projeto de Deus

Esta série de "fotografias" do álbum da Família de Deus mostra a variedade com que Deus chama as pessoas para manifestar-lhes a sua vontade. Umas são chamadas para libertar o povo; outras, para organizá-lo, para presidir suas assembléias, organizar o culto, cantar, profetizar, denunciar, animar, anunciar, guiar, reprimir, governar, aconselhar. Missões grandes e pequenas, importantes e menos importantes, ligadas ao povo todo e ligadas a um pequeno grupo. Missões que valem para sempre ou para muitas gerações, outras que valem para pouco tempo ou só para a pessoa que a recebe.

Para chamar as pessoas, Deus usa os mais variados meios de comunicação: sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior, aparição de anjo, sonhos, chamado de um companheiro,....  Nenhuma vocação se repete!

O chamado de Deus não tira a liberdade das pessoas, pois elas reagem: "Quem sou eu?" Cada um reage do seu jeito diante da missão que recebe. Cada um trava duas lutas: a grande luta da transformação do mundo e a pequena luta dentro de si mesmo da conversão pessoal. As duas são igualmente importantes.

Experiência do Deus do povo

A experiência de Deus traz consigo a sua própria evidência. Nela está a fonte da liberdade dos profetas frente aos poderosos. Não existe um livrinho ao qual o profeta teria que obedecer, para que os outros pudessem verificar: "Este profeta é verdadeiro. Ele vem de Deus!" Deus é livre e não obedece aos nossos critérios.

É uma experiência do Deus dos pais. Por isso mesmo ela traz consigo tudo o que Deus fez no passado. O profeta torna-se, assim, de certo modo, a memória crítica do povo. Lembra coisas incómodas que muitos gostariam de esquecer.

É a experiência do mesmo Deus que tirou o povo do Egito: Deus libertador, Deus da aliança, chamado Javé. O profeta torna-se assim o homem que encarna as exigências da aliança e da lei de Deus.

Experiência do povo de Deus

A experiência da santidade de Deus e das suas exigências é, ao mesmo tempo, a experiência do pecado, da quebra da aliança, das falhas que existem no povo; experiência daquilo que o povo deveria ser e não é(Is 6,5).

Onde aparece caco de vidro no chão, a gente pára e diz: "Alguma janela foi quebrada!" Onde aparece o pobre no meio do povo, o profeta pára, capta a mensagem e diz: "A aliança foi quebrada!" Alguns se acostumam com os cacos e os ignoram. O profeta, po­rém, faz o contrário. Confronta o povo com os pobres que sobraram do desastre da quebra e exige mudança em nome de Deus e em nome da origem do próprio povo.

Os "cacos" que no Antigo Testamento revelavam a quebra da aliança, eram os "empobrecidos", os "orfãos", as "viúvas", os "estrangeiros". A presença destes grupos margi­na­li­za­dos dentro da comunidade revelava que algo estava errado. O povo estava ferido, uma chaga viva(Is 1,6; Jer 30,12-15; 14,17-18; 15,18).

Uma sugestão para aprofundar a vocação na Bíblia

Você pode completar a longa lista de chamados que ocorrem na Bíblia, pois no álbum da Família de Deus tem muito mais fotografias. Em seguida, vale a pena aprofundar o assunto através das seguintes perguntas:

  1. Qual o objetivo último, que a vocação quer atingir em todos estes chamados?
  2. Qual a missão de cada um? Como ela contribui para a realização do Projeto de Deus?
  3. Quais os critérios de escolha? O que há de comum nos vários critérios?
  4. Quais os recursos para realizar a missão?
  5. Quais os problemas que a pessoa chamada encontra, dentro e fora de si mesma, na execução da missão, e como os enfrenta?
  6. Vocação e situação do povo: como os dois estão relacionados entre si nestes cha­ma­dos?
  7. Quais os traços do rosto de Deus que transparecem nestes chamados?