9 DE AGOSTO. SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN), VIRGEM E MÁRTIR, CO-PADROEIRA DA EUROPA.

Festa na O. Carm e OCD

Festa

Comentário

Edith Stein nasceu em Breslau no dia 12 de outubro de 1891, no seio duma família judaica. Tendo procurado apaixonadamente a verdade através de profundos estudos filosóficos, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922 recebeu o batismo na Igreja católica e em 1933 entrou no Carmelo de Colônia. Morreu mártir da fé cristã nos fornos crematórios dos campos de concentração de Auschwitz no dia 9 de agosto de 1942, durante a perseguição nazi, oferecendo o seu holocausto pelo povo de Israel. Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou numerosos escritos de elevada doutrina e de profunda espiritualidade. Foi canonizada por João Paulo II no dia 11 de outubro de 1998.

ANTÍFONA DE ENTRADA (Gal 6, 14)

Toda a minha glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Diz-se o Glória).

ORAÇÃO COLETA

Senhor, Deus dos nossos pais, que conduzistes a mártir Teresa Benedita ao conhecimento do vosso Filho crucificado e à sua imitação até à morte, concedei, pela sua intercessão, que todos os homens conheçam o Salvador, Jesus Cristo, e por Ele cheguem à perpétua visão do vosso rosto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

1ª LEITURA (Os 2, 16b.17b.21-22)

Leitura da Profecia de Oseias

Eis o que diz o Senhor: «Hei-de conduzir Israel ao deserto e falar-lhe ao coração. Ali corresponderá como nos dias da sua juventude, quando saiu da terra do Egito. Naquele dia, diz o Senhor, farei de ti minha esposa para sempre, desposar-te-ei segundo a justiça e o direito, com amor e misericórdia. Desposar-te-ei com fidelidade e tu conhecerás o Senhor». Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 44 (45), 11-12.14-15.16-17 (R. cf. 11a ou Mt 25, 6)

Refrão: Ide ao encontro de Cristo Senhor.    

1-Ouve, filha, vê e presta atenção, esquece o teu povo e a casa de teu pai. De tua beleza se enamora o Rei, Ele é o teu Senhor, presta-Lhe homenagem.

2-A filha do Rei avança cheia de esplendor: de brocados de ouro são os seus vestidos. Com um manto multicor é apresentada ao Rei, seguem-na as donzelas, suas companheiras.

3-Cheias de alegria e entusiasmo, entram no palácio do Rei. Em lugar de teus pais, terás muitos filhos; estabelecê-los-ás príncipes sobre toda a terra.

ALELUIA Refrão: Aleluia. Repete-se

Vem, esposa de Cristo, recebe a coroa de glória, que o Senhor te preparou para sempre.

EVANGELHO (Mt 25, 1-13)

«Aí vem o Esposo: ide ao seu encontro»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: ‘Aí vem o esposo; ide ao seu encontro’. Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas.

As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se’. Mas as prudentes responderam: ‘Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores’. Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo: as que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta’. Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço’. Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora». Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERTAS

Recebei e santificai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar, na festa de Santa Teresa Benedita, vossa mártir, Vós que levastes à perfeição todos os sacrifícios da antiga aliança no único sacrifício que Jesus Cristo, vosso Filho, Vos ofereceu com o seu sangue. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Salmo 22, 4-5)

Ainda que tenha de passar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Concedei, Deus clementíssimo, que, celebrando a festa de Santa Teresa Benedita, recebamos em nossos corações os frutos celestes da árvore da cruz, de modo que, seguindo fielmente a Cristo na terra, mereçamos comer da árvore da vida no reino celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

BÊNÇÃO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, vos abençoe e proteja e vos confirme na sua paz. R. Amém.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirável em Santa Teresa Benedita a força e a imagem do mistério pascal, faça de vós testemunhas fiéis do seu Evangelho. R. Amém.

O Espírito Santo, que em Santa Teresa Benedita nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de fé e amor. R. Amém.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

*Do Missa da Ordem do Carmo.