Festa na OC Memória na OCD

COMENTÁRIO

Nasceu em Trápani (Sicília) no séc. XIII. Distinguiu-se no seu tempo pelo seu amor à pregação evangélica e pela fama dos seus milagres. No ano 1296 governava a província carmelitana da Sicília como Provincial. Célebre pelo seu apaixonado amor à pureza e à oração, morreu em Messina, provavelmente em 1307.

ANTÍFONA DE ENTRADA (Sl 36, 30-31)

A boca do justo profere a sabedoria, a sua língua proclama a justiça; a lei de Deus está no seu coração.

ORAÇÃO COLETA

Senhor, que fizestes de Santo Alberto um modelo de pureza e oração e um servidor fiel de Maria, concedei que, revestidos das mesmas virtudes, sejamos dignos do eterno banquete na vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

(Onde se celebra como Festa, diz o Glória).

LITURGIA

1ª LEITURA

Is 58, 6-12 «Reparte o teu pão com o faminto» Leitura do Livro de Isaías Eis o que diz o Senhor Deus: «Não será este porventura o jejum que Me agrada: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos? Não será repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante? Então a tua luz despontará como a aurora e as tuas feridas não tardarão a sarar. Preceder-te-á tua justiça e seguir-te-á a glória do Senhor. Então, se chamares, o Senhor responderá; se O invocares, dir-te-á: ‘Estou aqui’. Se tirares do meio de ti toda a opressão, os gestos de ameaça e as palavras ofensivas, se deres do teu pão ao faminto e matares a fome ao indigente, brilhará na escuridão a tua luz e a tua noite será como o meio-dia. O Senhor será sempre o teu guia e saciará a tua alma nos lugares desertos. Dará vigor aos teus ossos e tu serás como o jardim bem regado, como nascente cujas águas nunca secam. Reconstruirás as ruínas antigas e levantarás os alicerces seculares; e serás chamado ‘reparador de brechas’, ‘restaurador de casas em ruínas’». Palavra do Senhor.

Ou:

1ª LEITURA

2 Cor 4, 1-6 «Deus fez brilhar a luz em nossos corações, para que se conheça em todo o seu esplendor a glória de Deus» Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Irmãos: Não desanimamos neste ministério que nos foi confiado pela misericórdia de Deus; antes, pusemos de parte as dissimulações do acanhamento, não procedendo com astúcia nem adulterando a palavra de Deus; mas é pela manifestação da verdade que nos recomendamos a toda a consciência humana diante de Deus. Se o nosso Evangelho permanece ainda velado, é para os que se perdem, para os incrédulos, a quem o deus deste mundo cegou o entendimento, para que eles não possam contemplar o esplendor do Evangelho da glória de Cristo, que é imagem de Deus. Nós não nos pregamos a nós próprios, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Somos vossos servos, por causa de Jesus. De facto, o Deus que disse: «Das trevas brilhará a luz», fez brilhar a luz em nossos corações, para que se conheça em todo o seu esplendor a glória de Deus, que se reflete no rosto de Cristo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 1, 1-2.3.4 e 6 (R. Salmo 91, 13a.14b)

Refrão: O justo florescerá como a palmeira nos átrios do nosso Deus.

1-Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos maldizentes, mas antes se compraz na Lei do Senhor e nela medita dia e noite.

2-É como árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo quanto fizer será bem sucedido.

3-Bem diferente é a sorte dos ímpios: são como palha que o vento leva. O Senhor vela pelo caminho dos justos, mas o caminho dos pecadores leva à perdição.

ALELUIA (Mt 5, 8)

Refrão: Aleluia Repete-se Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

EVANGELHO (Mc 10, 17-30)

«Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: Vem e segue-Me» ✠  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível». Pedro começou a dizer-Lhe: «Vê como nós deixamos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna». Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Subam à vossa presença, Senhor, as nossas orações e as nossas ofertas, e concedei que, a exemplo de Santo Alberto, nos dediquemos à contemplação dos divinos mistérios e à ajuda aos irmãos necessitados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Mt 19, 27-29)

Vós que deixastes tudo e me seguistes, diz o Senhor, recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Senhor, que nos alimentastes com o pão do Céu, fazei que, seguindo os exemplos de Santo Alberto, nos unamos mais intimamente a Cristo e sirvamos a sua Mãe com dedicado amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

BÊNÇÃO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Alberto de Trápani, vos abençoe e proteja e vos confirme na sua paz. R. Amém.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirável em Santo Alberto a força e a imagem do mistério pascal, faça de vós testemunhas fiéis do seu Evangelho. R. Amém.

O Espírito Santo, que em Santo Alberto nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de fé e amor. R. Amém.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

*Do Missal Carmelita da Ordem do Carm