*Fraternità Carmelitana  Pozzo di Gotto  -  1993.

             Para o Carmelo a experiência contemplativa é estilo de vida pessoal e comunitário ao mesmo tempo; itinerário para Deus - ou melhor, de Deus para nós - que pede para ser vivido no contexto de fraternidade, em companhia dos irmãos e não como busca individual e intimista.

Vejam como a Regra delineia a dimensão contemplativa da vida:

  1. a) A escuta comunitária da Palavra durante a mesa comum (c.4): é a relativização do pão do homem frente ao alimento espiritual do Pão da Palavra.
  2. b) A lectio divina (c.7), como momento pessoal de escuta da Palavra, a fim de se permanecer constantemente enraizados no Mistério de Cristo, e em vigília, aguardando a sua vinda.
  3. c) A celebração quotidiana da Liturgia do Louvor e da Eucaristia (c.8 e 10), onde a Palavra assimilada na lectio pessoal ressoa na comunidade, que celebra a oração dos Salmos

- Síntese orante de toda a Sagrada Escritura - e a fractio panis, memorial da Nova Aliança com Deus e com os irmãos no sinal do dom e do serviço.

  1. d) O cuidado pelos valores do Espírito, a fim de que, escolhendo a essencialidade (c.12 e 13), revestindo-nos do Cristo, Homem Novo (c.14), vivendo o trabalho como dom de si mesmo (c.15) e o silêncio como  pedagogia  sapiencial  em preparação de uma autêntica comunicação humana (c.16), chegue à idade adulta dentro de nós o nosso homem espiritual e transforme o próprio ambiente da fraternidade numa epifania da presença de Deus, num lugar de procura assídua do Seu Rosto na história dos homens.

*0 CARMELO A SERVIÇO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO: Carisma, Espiritualidade, Missão – apontamentos. Tradução por Frei Pedro Caxito O. Carm. In Memoriam (São Romão-MG. *31/12/1926. São Paulo. + 02 / 09/ 2009).