Eles escolheram um queniano como "o melhor professor do mundo": a história de Peter Tabichi

O professor de ciências e matemática ficou com o "Nobel da Educação" e receberá um milhão de dólares. 95% de seus alunos são pobres, mas alcançam resultados proeminentes. Martín Salvetti, o professor argentino, estava entre os dez finalistas

Maximiliano Fernandez

Enviado Especial - Dubai. O queniano Peter Tabichi ficou com o Global Teacher Prize, considerado o "Nobel da Educação". O prêmio, que dá um milhão de dólares ao vencedor, teve uma professora argentina - Martin Salvetti - entre os dez finalistas pela primeira vez.

Tabichi tem 36 anos e é professor de ciências e matemática. Ele leciona no Keriko Mixed Day em Pwani Village, localizado em uma parte remota e semi-árida do Vale do Rift, no Quênia. Lá a comunidade coexiste com fome e seca. 95% dos seus alunos vivem na pobreza e quase um terço são órfãos ou têm apenas um dos pais.

O queniano Peter Tabichi, com o Global Teacher Prize

As profundas adversidades não afetam seu trabalho como educador. Desde que assumiu o cargo em 2015, a matrícula se multiplicou: ele passou de 200 para 480. Uma das razões, dizem eles, é o clube de ciências que ele expandiu na escola. O professor ajuda as crianças a desenhar projetos de pesquisa de tal qualidade que 60% atualmente se qualificam para competições nacionais.

Tabichi graficou seu trabalho em uma história de sucesso. Um de seus alunos, Esther, apesar das deficiências de origem, alcançou o primeiro lugar na Feira de Ciências e Engenharia do Quênia. O prêmio veio como resultado de um dispositivo que o aluno inventou e permite que pessoas cegas e surdas possam medir e medir objetos. Agora Esther representará o Quênia em uma competição internacional nos Estados Unidos.

Tabichi é professor de ciências e matemática

Quando ele ouviu seu nome, a professora queniana não reprimiu as lágrimas. Ele pulou para abraçar Hugh Jackman, que anteriormente havia dedicado algumas palavras para cada professor. "Sua história é incrível, você é um exemplo para todos", ele havia dito a ele.

Como em cada edição do prêmio, houve uma surpresa, sempre extravagante. A figura principal desta vez foi Jackman, que não só serviu como apresentador, mas também atuou em três shows musicais com uma equipe de dançarinos.

Em seu discurso, Tabichi lembrou e até fez seu pai subir ao palco. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas 11 anos e foi seu pai quem alimentou e educou cada um dos sete irmãos. Uma família inteira ligada ao ensino. E toda uma família franciscana. De fato, o professor doa 80% de seu salário mensal, de cerca de 400 dólares, para ajudar as crianças lotadas.

"Todos os dias na África temos uma nova página e capítulo, hoje é outro dia, esse prêmio não me reconhece, reconhece os jovens deste grande continente, estou aqui apenas pelo que meus alunos conseguiram. Diz ao mundo que eles podem fazer o que quiserem ", disse ele no salão principal do Hotel Atlantis, duas torres enormes localizadas nas Ilhas Palm, em Dubai.

A história de Tabichi não termina aí. Juntamente com outros quatro colegas, eles dão aulas particulares fora do horário escolar, mesmo durante os finais de semana, para crianças de baixo desempenho. O professor visita as casas para ver em primeira mão a realidade que cada aluno passa. Tradução: Gloogle