Segundo estatística da Rio de Paz, vítimas tinham entre 0 e 14 anos

 

Ana Carolina Torres

RIO — O presidente da ONG  Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, comentou, nesta terça-feira, o caso do adolescente Ray Pinto Faria, de 14 anos, morto nesta segunda-feira durante uma operação da Polícia Militar em Campinho, na Zona Norte do Rio. A família acusa PMs de terem executado o jovem. De acordo com Antônio Carlos, entre 2007 e 2021 o estado teve 81 crianças — de 0 a 14 anos — mortas por bala perdida:

— Ou, permita-me dizer, bala achada. Sempre que um menino e uma menina morrem de forma tão banal e hedionda pensamos que tudo vai mudar, mas nada muda. O motivo deve-se ao fato de que esses pequeninos moram em comunidades cujos moradores são considerados pelo poder público e grande parte da sociedades matáveis.

Antônio Carlos citou os dois casos mais recentes, ocorridos este ano. O da menina Ana Clara Gomes Machado, morta aos 5 anos durante uma operação da PM em Niterói, em 2 de fevereiro — o cabo Bruno Dias Delaroli, do 12º BPM (Niterói), foi preso em flagrante por suspeita de ter feito o disparo que atingiu a criança. E o de Alice Pamplona da Silva de Souza, também de 5 anos. Ele morreu meia-noite do dia 1º de janeiro durante uma festa de revéillon no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte da capital.

— Perguntas nos são feitas sobre essas mortes. Respostas objetivas são dadas por nós, estudiosos do tema da segurança pública. Mas as medidas que salvariam vidas não são implementadas e os crimes continuam. Essas tragédias deixariam de acontecer se armas não chegassem nas mãos de criminosos, se parte da sociedade parasse de celebrar a guerra e as nossas polícias entendessem que numa operação policial, mais importante do que a prisão do bandido é a preservação da vida do morador de comunidade pobre. Agora ficam as seguintes perguntas: o que vai mudar? O que o poder público fez pela família da Ana Clara, morta no início do mês e fará pela família do menino Ray? — questionou Antônio Carlos.

Além de acusar os PMs de terem executado Ray, a família do adolescente ainda acusa os agentes de o terem levado, baleado, da comunidade de Campinho para outra favela e só então seguirem para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte, com outras duas pessoas que também haviam sido feridos e acabaram morrendo.

Em nota, a Polícia Militar informa que "três indivíduos foram atingidos e socorridos ao Hospital municipal Salgado Filho" e diz que "todas as circunstâncias das ações estão sendo apuradas pelo Comando de Operações Especiais (COE) e pelo 1° Comando de Policiamento de Área (CPA)":

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e o Comando de Operações Especiais (COE) atuaram na Zona Norte e parte da Zona Oeste da Cidade do Rio, na segunda-feira (22/02), para coibir a ação de grupos criminosos que disputam a Praça Seca. As equipes estiveram nas comunidades Caixa D' Água, Camarista Méier, Campinho, Fubá, Lemos Brito, Morro do Dezoito, Morro do Urubu e Saçu.Durante as ações, foram apreendidos três fuzis, três pistolas, duas granadas e entorpecentes. Três indivíduos foram atingidos e socorridos ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde não resistiram. Um quarto suspeito foi detido.Todas as circunstâncias das ações estão sendo apuradas pelo Comando de Operações Especiais (COE) e pelo 1° Comando de Policiamento de Área (CPA)As ocorrências foram apresentadas nas 24ª DP, 25ª DP e Delegacia de Homicídios da Capital.Ainda durante o dia, manifestantes depredaram um ônibus e agrediram seu motorista na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura. A mobilização foi contida por equipes policiais e 29 pessoas foram conduzidas à 28ª DP. Um coletivo foi incendiado na região na parte da noite.A Corporação reitera seu compromisso com a atuação técnica e idônea de seus policiais e reforça os canais da Corregedoria da Polícia Militar para denúncias, através do telefone (21) 2725-9098 e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O anonimato é garantido".

Armas de agentes apreendidas

As armas dos agentes que participaram da operação foram apreendidas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e passarão por perícial, informou a Polícia Civil em nota. De acordo com a corporação, parentes da vítima e PMs prestaram depoimento. A nota destaca ainda que "diligências estão sendo realizadas para identificar outras testemunhas que ajudem a esclarecer o homicídio". Fonte: https://oglobo.globo.com