Queda teria sido por problemas técnicos e aconteceu logo após decolagem

 

DUBAI | REUTERS e AFP

Um Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines caiu logo após decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã, na madrugada desta quarta (8). De acordo com a TV estatal iraniana, todos os passageiros a bordo da aeronave foram mortos.

Informações iniciais apontavam que o avião levava 180 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Logo depois, o porta-voz da Organização de Aviação Civil do Irã, Reza Jafarzadeh, colocou o número total de pessoas a bordo em 170, enquanto as agências internacionais reforçaram um total de 176 passageiros.

Ainda na madrugada, o presidente ucraniano Volodimir Zelenski alertou contra a "especulação" sobre a tragédia. "Peço a todos que evitem especulações e versões não verificadas da catástrofe", escreveu em sua página no Facebook. Horas antes, a embaixada ucraniana descartou "a tese de um ataque terrorista" e que o acidente foi devido à "falha de um motor de avião".

O motivo do acidente será investigado pela companhia aérea, pela fabricante Boeing e autoridades da Ucrânia e do Irã. Especulações preliminares apontaram até agora, assim como ​Zelenski, um problema técnico.

A grande maioria dos passageiros do voo eram estrangeiros, informou o Conselho de Segurança Nacional em Kiev. Apenas onze pessoas, sendo nove tripulantes e dois passageiros, eram cidadãos ucranianos. Os outros passageiros identificados até agora eram de países como Irã (82), Canadá (63), Suíça (10),  Reino Unido (4) e Alemanha (3).

Equipes de resgate chegaram a ser enviadas para uma área próxima ao aeroporto, adicionou Jafarzadeh à emissora. 

"O avião está pegando fogo, mas nós enviamos equipes... e podemos salvar alguns passageiros", disse a princípio o chefe dos serviços de emergência do Irã, Pirhossein Koulivand. Mais tarde, ele acrescentou: "O fogo é tão forte que não podemos fazer nenhum resgate... temos 22 ambulâncias, quatro ônibus-ambulâncias e um helicóptero no local".

O serviço de rastreamento aéreo FlightRadar24, apontou que o avião que caiu caiu operava o voo PS 752. Consultada, a Boeing disse que a empresa está ciente dos relatos da mídia sobre um acidente de avião no Irã e coleta mais informações. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br