Frei Jorge Van Kampen, Carmelita. In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)

 

Geralmente suspeitamos, que existem coisas maiores e mais satisfatórias que podemos imaginar. Às vezes pensamos em verdadeira amizade, em perdão cordial, ou algo que recompensa a nosso esforço. Tudo isso é, de alguma maneira, o Reino de Deus. Em todo caso não devemos esquecer a experiência que tivemos. Não é pesado para alguém, que deixou tudo para encontrar a luz da caminhada da vida. Cristo compara isto como uma pérola preciosa.

Para alguns é isto o ministério da Igreja; para outros a vida religiosa, mas o mais importante é encontrar Cristo; Ele é a perola preciosa, porque dá o sentido à nossa vida, um prêmio sobre os nossos sacrifícios.

Às vezes se ouve dizer: Cristo sim, a Igreja não! Mas Jesus ao instituir a Igreja não pensou em conseguir um grupo de pessoas perfeitas, ou isoladas, como por exemplo, os fariseus. A Sua Igreja ia acolher bons e maus elementos, que através da sua conversão podem pertencer à Igreja.

Por isso diz a presente comparação, que no dia do Juízo haverá seleção entre os chamados.

 

Introdução às Leituras.

Salomão recebe de Deus o dom da Sabedoria. O distintivo do cristão é ser portador de Cristo. Por isso, devemos saber valorizar a vida.

 

Reflexão.

Senhor, dai-nos o Vosso Espírito para tornar-nos homens sábios.

Dai-nos olhos novos para não julgar pelas aparências.

Dai-nos um coração sensível para quebrar a nossa frieza.

Dai-nos um ouvido atento para escutar os sinais da Vossa bondade.

Senhor, formai-nos discípulos de Jesus, para que com tudo o que temos e com tudo o que somos, saibamos trabalhar para o Vosso Plano: de realizar o Vosso Reino de Amor, de Paz e de Justiça.

Seja na Vossa Sabedoria o Inspirador em nós e em torno de nós. Amém.

 

Resposta à Palavra de Deus.

Frente ao desafio da paciência de Deus e da nossa impaciência, da nossa falta de tempo, nós cristãos temos a grande missão de humanizar e cristianizar o mundo!