O MENINO, A CONCHA E SANTO AGOSTINHO.

Andando pela praia, após passar dias e dias tentado desvendar o mistério da Trindade, Santo Agostinho submergia vez em pensamentos profundos que se elevavam ao céu. Pensava ele; “Como é que pode haver três Pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo – em um mesmo e único Deus?”

Ele avistou, de repente, um menino com uma Conchinha que ia até a água do mar, enchia a sua Concha e voltava, despejando a água em um buraco na areia.

Santo Agostinho, observando atentamente o menino, lhe perguntou:

– O que estás fazendo menino?!

O menino, com grande simplicidade, olhou para Santo Agostinho e respondeu:

– Coloco neste buraco toda a água do mar!

Diante da inocência do menino, o santo lhe sorriu e disse:

– Isto é impossível, menino. Como podes querer colocar toda essa imensidão de água do mar neste pequeno buraco?

O menino, que na verdade era um anjo de Deus o olhou então profundamente e lhe disse com voz forte:

– Em verdade, te digo: é mais fácil colocar toda a água do oceano neste pequeno buraco na areia do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus!

MORAL DA HISTÓRIA:

1-O Mistério da Trindade Santa não é para se compreender, mas contempla e amar.

2- Os nossos olhos humanos enxergam números, cálculos e perguntas com respostas. Já Deus enxerga com o amor infinito que não tem respostas ou régua para medir o tamanho da sua bondade.

3º- Na Festa da Trindade não celebramos três pessoas ou três deuses, mas Um Único e Verdadeiro Deus.

MENSAGEM E ATUALIZAÇÃO PARA OS NOSSOS DIAS

Vivemos no “mundo” das mídias sociais onde a conversa-diálogo acontece do “outro” lado. Não, não!  Somos COMUNIDADE! Repito, COMUNIDADE! Deus nos fez comunidade e que habitar e ser em comunidade. Podemos até usar o WhatsApp para nos comunicar com os nossos filhos e amigos, mas nada, NADA substitui o olho no olho, a conversa em torno da mesa e o sorriso comunitário.

Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista/RJ. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Site: www.olharjornalistico.com.br Face: www.facebook.com/freipetros

Convento do Carmo de Salvador -BA. 11 de junho-2017. Festa da Santíssima Trindade.