Rito de Admissão ao Noviciado

(Após a oração da coleta- Antes da Liturgia da Palavra)

 

Flávio:

A Ordem Terceira do Carmo ou Ordem Carmelita Secular, junto a outros grupos ou comunidades que se inspiram na Regra do Carmo, na sua tradição e valores expressos na espiritualidade do Carmelo, constitui na Igreja a Família Carmelita.

Como Maria, a senhora do Carmo, primeira entre os humildes e pobres do Senhor, os leigos Carmelitas veem-se chamados a glorificar as maravilhas realizadas pelo Senhor na sua vida.

Os leigos Carmelitas partilham, além disso, da paixão do profeta Elias pelo Senhor e pela defesa de seus direitos. Com o profeta, aprendem a abandonar tudo, para se refugiarem no deserto e serem purificados, tornando-se prontos para o encontro com o Senhor e para acolher sua Palavra.

Com a admissão ao noviciado, os Postulantes carmelitas iniciam hoje o ano de formação e a experiência na Ordem Terceira do Carmo.

(A Priora faz a chamada dos Postulantes para que se apresentem ao Noviciado).

Celebrante: Irmãos e irmãs, o que pedis à Ordem do Carmo

Postulantes: Pedimos a graça de poder perseverar na formação evangélica e da espiritualidade carmelita, no noviciado do Sodalício da Ordem Terceira do Carmo de Passa Quatro

Celebrante- Flávio: Estes irmãos e irmãs estão aptos para ingressarem no Noviciado?

Flávio: Sim, estes irmãos e irmãs, após uma longa caminhada na Fraternidade do Escapulário, optaram por seguir a caminhada Carmelitana na Ordem  Terceira do Carmo desta cidade.

Comentarista.

O hábito é o nome que se dá à determinadas vestes de ordens monásticas-Carmelitas, Dominicanos, Franciscanos, Beneditinos... que variam de acordo com a Ordem. As ordens religiosas são a forma mais comuns da vida consagrada na Igreja. Com o passar dos anos, também os leigos passaram a usar tais vestes nas chamadas Ordens Terceiras agregas a tais espiritualidades. É interessante lembrar que a Padroeira da América Latina era uma leiga da terceira Dominicana, Santa Rosa de Lima.

O hábito Carmelita- de cor marrom encimado pelo Escapulário de Nossa Senhora e por uma capa branca por cima- é uma das vestes mais antigas da história das Ordens Religiosas remontando a aparição de Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho de 1251 na Inglaterra. Segundo a tradição, foi nesse dia que Nossa Senhora aparece ao superior Geral do Carmo, São Simão Stock, entregando-lhe o Escapulário.

De pé, vamos receber os padrinhos e madrinhas destes noviços e noviças que trazem o santo hábito carmelitano.

(Procissão – Canto) 

 

ORAÇÃO QUE SE RECITA AO VESTIR O HÁBITO CARMELITA

 

TÚNICA (Um Postulante ler). Revesti-me, meu Deus, dos Santos hábitos, a fim de que apareça diante de vós, tal qual como meu hábito e profissão o pedem.

 

CORREA (Um Postulante ler).  Uni -me a Vós, ó meu Deus, com uma união muito   íntima e prendei-me a Vossa bondade, compaixão e misericórdia pelos laços da caridade, cujo  nó   jamais  se rompa.

 

ESCAPULÁRIO (Um Postulante ler).  Senhor, dai-me a graça de confiar na tua mãe, a Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo- a exemplo de São Simão Stock- para que eu, revestido com o Santo Escapulário, me coloque a serviço do Reino. 

 

TERÇO (Um Postulante ler).  Seja o meu noviciado pautado pela simplicidade de Nossa Senhora do Carmo e o silêncio de Santo Elias. Que na reza diária do terço e do santo Rosário, possa eu encontrar os valores evangélicos que me leve ao topo do Monte Carmelo- Jesus Cristo. 

 

VÉU (Um Postulante ler). Meu Senhor, este véu me ensina que devo morrer para os valores do mundo; A mentira, o ódio, a violência, o consumismo, a arrogância- e para mim mesmo, para só viver para vós: Caminho, verdade e vida. Fazei-me, pois, a graça ó meu Deus, de vos seguir sob o manto da proteção da Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo e do nosso pai, Santo Elias. AMÉM.

 

Celebrante: Que o Senhor abençoe os bons propósitos formulados por estes irmãos e irmãs, agora noviços e noviças da Ordem Terceira do Carmo. Que Deus os ajude na caminhada sob as bençãos de Nossa Senhora do Carmo e de Santo Elias-Profeta, nosso Pai e Guia.

 

Todos: Amém!

(Segue a Missa com a liturgia da Palavra)