Frei Jerry de Sousa Fonseca, O. Carm.

O Sermão da Montanha (Mt 5-7) evidencia a identidade de Jesus enquanto Mestre que, além de dar instruções, convoca seus discípulos e os convida a viver o modo de proceder do Reino e de quem está centrado em Deus. A proposta de Jesus, assumida pela fé, desafia os discípulos a serem coerentes com a justiça do Reino de Deus. O lugar de aprendizado é a própria vida, o mundo.

É no caminho do discipulado que se aprende a ser verdadeiro discípulo. A meta é, precisamente, o modo de agir de Deus, expresso na prática da vontade do Pai, por parte do discípulo. O objetivo principal deste trabalho consiste em explicitar os eixos fundamentais para o discipulado do Reino, no Sermão da Montanha (Mt 5-7): a vida centrada em Deus, a justiça dos discípulos, as opções a serem feitas no seguimento de Jesus e a prática que corrobora a fé cristã.

O objetivo específico, por sua vez, consiste em mostrar que as grandes linhas do discipulado cristão, expressas em Mt 5-7, permanecem inegociáveis e constituem o cerne da vocação cristã. Sobretudo, num contexto de distanciamento entre fé e vida, urge insistir no modo de agir do discípulo de Jesus.

A metodologia escolhida foi a de pesquisa bibliográfica. O resultado a que se chegou, de fato, confirma o que se pretendia: evidenciar os eixos irrenunciáveis do seguimento de Jesus, quais sejam: a vontade de Deus como imperativo para o discípulo, a justiça do Reino dos Céus que se deve buscar em primeiro lugar, o discernimento acerca das opções a serem feitas no caminho e a fidelidade ética que norteia a vida de quem se propõe a seguir os passos de Jesus, o Mestre por palavras e obras.

Palavras-chave: discípulo, seguimento de Jesus, Reino de Deus, justiça, vontade de Deus, fé.

*Monografia apresentada ao Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, como requisição parcial à obtenção do título de Bacharel em Teologia.  Orientador: Prof. Dr. Jaldemir Vitório, SJ. BELO HORIZONTE. FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. 2013.