*Frei Emanuele Boaga, O.Carm e irmã Augusta de Castro Cotta, Cdp

Ao Carmelita vocacionado por Deus para viver neste novo século é lançado um desafio: a atualização da verdadeira identidade do Carmelo, revitalizando o seu carisma e sua espiritualidade. É um desafio urgente.  A incapacidade ou negligência no oferecimento de uma resposta adequada e autêntica traria consigo, inevitavelmente a perda do rico patrimônio espiritual do Carmelo, privando desta  bela herança os irmãos, a Igreja e o mundo. Faz-se necessária a releitura do carisma com abertura ao futuro e na fidelidade dinâmica aos valores das origens que permitiram, ao longo de tantas gerações, criar sãs e frutuosas tradições.

A este desafio pode-se responder com atitudes composta pelos trinômios:

conhecer - conservar -transmitir ou conhecer - viver - desenvolver

Urna releitura vitalizadora e atualizada do carisma, obviamente exclui a primeira destas atitudes que é própria à conservação material de um acervo em arquivo morto. É na segunda postura, que se realiza na fidelidade dinâmica às origens e Patrimônio do Carmelo, que podemos encontrar resposta satisfatória.

Tal tipo de releitura efetua-se em três níveis profundamente permeados entre si:

Nível Cultural

- Identificação na experiência histórica passada da Ordem dos valores vivos, inspirativos e permanentes; purificando-os de pressupostos ou preconceitos teológicos, espirituais,  psicológicos, condicionantes. Libertar os mesmos das superestruturas culturais nas quais se encarnaram e se expressaram, no decurso do tempo. Ao mesmo tempo, evitar nesta busca, a projeção da problemática atual, dos esquemas e exigências completamente desconhecidas pela mentalidade e época distintas da nossa.

- Confrontar tais valores com as categorias culturais de nossos tempos para descobrir como podem ser encarnados nelas a fim de se tornarem significativos e inspirantes.

-Tomar consciência das conquistas atuais que possam enriquecer e tornar viva a identidade do Carmelo, em seu carisma e espiritualidade.

Nível Experiencial

A teoria vale pouco, se não for traduzida concretamente na vida de cada um e nas comunidades. Na caminhada faz-se indispensável evitar a incoerência entre a palavra e a vida.

Nível Missionário

Ao qual o Carmelita é chamado na Igreja e  deve responder com o serviço generoso do seu carisma, dom de Deus para a Igreja e para os Irmãos, a fim de criar a comunhão.

É possível desenvolver este tipo de releitura? Certamente, pois as tendências apontadas oferecem ampla possibilidade. Mas a resposta definitiva e positiva só se encontra na profundidade e sinceridade da conversão de cada vocacionado ao Carmelo, como indivíduo e como comunidade, deixando-se guiar pelo profeta Elias, dando a Deus todo os espaço que lhe compete na própria  existência, e dizendo com Maria o humilde e generoso SIM para, sob seu doce e materno olhar, viver em obséquio de Jesus Cristo, como propõe a Regra Carmelitana e viveram tantos irmãos, purificando-se dos ídolos existentes na Igreja e no mundo.

*Do Livro; Como Pedras Vivas.